Preço de Starfor C em Fairfield/SP: R$ 0,00

Bula do paciente Bula do profissional

Starfor C
(Bula do profissional de saúde)

NATULAB LABORATÓRIO S.A

Atualizado em 11/04/2022

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Starfor C
aspartato de arginina + ácido ascórbico
Efervescente 1 g + 1 g

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Comprimido efervescente
Tubo plástico com 10 e com 16 comprimidos efervescentes

USO ORAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada comprimido de Starfor C contém:

aspartato de arginina (equivalente a 567 mg de arginina base) 1 g
ácido ascórbico (vitamina C) 1 g
excipiente q.s.p. 1 comprimido efervescente

Excipientes: ácido cítrico, bicarbonato de sódio, aspartame pó, corante amarelo tartrazina, aroma laranja, benzoato de sódio.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

INDICAÇÕES

O STARFOR C atua com antioxidante, auxiliar do sistema imunológico. Auxiliar na recuperação durante o período pós-cirúrgico.

Indicado na suplementação em casos de carência de vitamina C.

RESULTADOS DE EFICÁCIA

Estudos publicados indicam que, em pacientes diabéticos, os danos causados pelo stress oxidativo podem ser fatores que aceleram o envelhecimento e interferem no aparecimento da microangiopatia. Por este motivo, foi conduzido um estudo que envolveu, durante três meses, a administração oral de duas doses diárias de 1 g de arginina a pacientes diabéticos. O nível de malondialdeído, frequentemente utilizado como marcador da oxidação lipídica, mostrou-se reduzidos nos pacientes que receberam L-arginina o que, novamente, demonstra a ação antioxidante da administração oral deste aminoácido.

Em 2006, um estudo clínico avaliou o efeito do ácido ascórbico na eliminação de radicais livres em pacientes que tiveram infarto do miocárdio. Nestes casos, observou-se que os radicais livres aumentam a taxa de mortalidade, além de comprometerem nervos cardíacos. Após a administração de 2 g de ácido ascórbico aos participantes do estudo, observou-se que após a realização de atividades físicas, a taxa de batimento cardíaco mostrou-se aumentada e houve uma melhor resposta à norepinefrina, resultando em um incremento na capacidade de realização de exercícios físicos. Este resultado indica que o ácido ascórbico atua na recuperação da disfunção simpática causada por lesões provenientes do stress oxidativo, melhorando a resposta dos nervos cardíacos, outrora comprometidos pela alta concentração de substâncias oxidantes.

CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS

O medicamento STARFOR C possui, como ingredientes ativos, o aspartato de arginina e o ácido ascórbico (também conhecido como vitamina C). Em relação à farmacocinética destas duas moléculas, sabe-se que o ácido ascórbico possui alta biodisponibilidade e é bem absorvido no intestino, enquanto que, devido à alta atividade da enzima arginase presente na mucosa intestinal, 40% da arginina é degradada durante a absorção; o restante segue para a circulação porta hepática.

O ácido ascórbico é dotado de propriedades antioxidantes, atuando na manutenção geral da saúde através do combate a radicais superóxidos e espécies oxigenadas reativas em geral. Em relação ao sistema imunológico, ácido ascórbico melhora a resposta imunológica através do estímulo à proliferação de células T, regulação da atividade dos leucócitos, incremento da resposta quimiotática de monócitos e neutrófilos, além da atividade bactericida.

O aspartato de arginina é obtido através da hibridização molecular dos aminoácidos arginina e ácido aspártico. Foram atribuídas diversas propriedades à arginina, muito em função da atuação óxido nítrico, da qual é precursora. Muito se estuda sobre as atividades antioxidante, através da inibição a peroxidação de lipoproteínas; cicatrizante, por servir de substrato para a síntese de proteínas e deposição de colágeno e imunoestimulante, por induzir a proliferação de linfócitos T e, por conseqüência, melhorar a resposta do sistema imunológico a infecções. O conjunto das ações da arginina e do acido ascórbico torna ainda mais interessante a suplementação destas moléculas no período de recuperação pós-cirúrgica.

CONTRAINDICAÇÕES

STARFOR C é contraindicado para pacientes que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Este medicamento é contraindicado para crianças.

Este produto contém o corante amarelo de tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES

Em casos de hipersensibilidade aos componentes da formulação, recomenda-se suspender o uso do produto e buscar orientação médica.

STARFOR C deve ser usado com cautela por pessoas com litíase oxálica e úrica e, de preferência, sob orientação médica.

A arginina não é recomendada para pacientes que sofreram ataque cardíaco.

Pacientes em tratamentos com medicamentos citados no item INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS devem ter cuidado na administração de medicamentos que contenham ácido ascórbico em sua composição.

Gravidez e Lactação

O medicamento STARFOR C é classificado como um medicamento de categoria B, de acordo com a tabela que trata das categorias de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Informações importantes sobre um dos componentes do medicamento

Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

O uso concomitante do ácido ascórbico com barbitúricos tetraciclina e salicilatos pode aumentar sua excreção pela urina. Foi observado, ainda, que o ácido ascórbico aumenta os níveis sanguíneos de etinilestradiol. A administração de contraceptivos orais reduziu os níveis leucocitários e plasmáticos de ácido ascórbico em mulheres saudáveis.

Quanto ao aspartato de arginina, até o momento não são conhecidas as possíveis interações com outros medicamentos.

CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO DO MEDICAMENTO

Cuidados de conservação

Conservar o produto em sua embalagem original, à temperatura ambiente (15–30°C). Proteger da luz e da umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.

Informações importantes sobre um dos componentes do medicamento

O medicamento STARFOR C é apresentado na forma comprimido efervescente de cor laranja.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

POSOLOGIA E MODO DE USAR

Posologia

Ingerir 1 comprimido uma vez ao dia. (dose diária de 1 g de aspartato de arginina e 1 g de ácido ascórbico).

Não ultrapassar a dose recomendada (1 comprimido efervescente ao dia).

Como usar

Dissolver o comprimido efervescente em um copo com água e beber imediatamente após o término da diluição, de preferência durante as refeições.

Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

REAÇÕES ADVERSAS

Raramente, ocorrem reações adversas. Nestes casos, acabam sendo de pequena intensidade. Como reações adversas, foi observada a ocorrência de diarréia, náusea e vômito.

Há relatos de que a administração de ácido ascórbico aumenta os níveis de oxalato e ácido úrico. No entanto, este aumento não foi associado com a ocorrência de litíase renal.

SUPERDOSE

Ocasionalmente, doses maiores do que 3 g de ácido ascórbico (equivalente ao conteúdo de 03 comprimidos efervescentes de STARFOR C) podem causar leves efeitos gastrintestinais. Neste caso, deve-se suspender o uso e procurar orientação médica.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
 

MS: 1.3841. 0041
Farm. Responsável: Tales de Vasconcelos Cortes - CRF/BA nº 3745

NATULAB LABORATÓRIO SA
Rua H, nº2, Galpão 03 - Urbis II
Santo Antonio de Jesus - Bahia – CEP 44.574-150
CNPJ 02.456.955/0001-83
Indústria brasileira


SAC 0800 730 7370

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

Tem alguma dúvida sobre Starfor C?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.