Preço de Dolotrat em Fairfield/SP: R$ 68,61

Dolotrat

BIONATUS LABORATÓRIO BOTÂNICO LTDA

Atualizado em 06/05/2022

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Dolotrat
Carbonato de Cálcio e Vitamina1 D

APRESENTAÇÃO:

Cálcio 600mg + vitamina1 D 400UI:
Comprimidos com 1.500mg de Carbonato de Cálcio (equivalente a 600mg de cálcio elementar) e 400UI de Vitamina1 D. Cartucho com 60 comprimidos.
Display com 33 blisteres com 15 comprimidos cada.

USO ORAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada comprimido de Cálcio 600mg + vitamina1 D 400UI contém:

Carbonato de Cálcio
(Equivalente a 600mg de cálcio elementar)
1.500mg
Vitamina1 D3 (colecalciferol) 400UI
Excipientes q.s.p. 1 comprimido

Excipientes: croscarmelose sódica, estearato de magnésio..

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Este medicamento é um suplemento mineral e vitamínico de cálcio e vitamina1 D indicado na prevenção ou no tratamento auxiliar na desmineralização óssea pré e pós menopausal (perda ou diminuição de minerais dos ossos antes ou após o período da última menstruação2).

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Este medicamento é um suplemento mineral e vitamínico que se destina à reposição de cálcio e vitamina1 D nos ossos em casos de deficiência dos mesmos. A vitamina1 D atua aumentando a absorção de cálcio, desta maneira aumenta a mineralização óssea.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento é contraindicado para pacientes3 que apresentem alergia4 aos componentes da formulação, pacientes com hipercalcemia (aumento de cálcio no sangue5), problemas renais graves, sarcoidose6 (doença inflamatória sistêmica que se caracteriza pela aparição de granulomas7 nos órgãos) e hipercalciúria8 (aumento de cálcio na urina9) grave.
De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento apresenta categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista. Informe ao seu médico se ocorrer gravidez10 ou se iniciar amamentação11 durante o uso deste medicamento.
Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos de idade.
Não existem contraindicações ou precauções especiais específicas para pacientes3 idosos.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

A administração concomitante com medicamentos que contenham ferro, etidronato, fenitoína e tetraciclinas deve ser evitada.
O risco de arritmias12 cardíacas pode ser aumentado com altas doses de cálcio durante o uso de medicamentos digitálicos.
Os barbitúricos e anticonvulsivantes podem reduzir a eficácia da vitamina1 D por promoverem aceleração de seu metabolismo13.
O uso de álcool, cafeína e tabaco deve ser evitado, pois se utilizados em excesso podem reduzir a quantidade de cálcio absorvida.
Recomenda-se não associar a outros medicamentos, salvo sob orientação médica.
A ingestão de alimentos como espinafre, ruibarbo, farelo de trigo e outros cereais pode reduzir a absorção do cálcio no intestino.
Deve-se evitar a ingestão de quantidades excessivas de suplementos de cálcio e leite por tempo prolongado.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Conservar o medicamento em sua embalagem original, em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) protegendo da umidade.
Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Guarde-o em sua embalagem original. DOLOTRAT é constituído de comprimidos de coloração branca.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

USO ORAL/ USO INTERNO
Cálcio 600mg + vitamina1 D 400UI:
Ingerir 2 comprimidos ao dia (1 comprimido a cada 12 horas). Não ingerir mais que 2 comprimidos ao dia.
Este medicamento é um suplemento mineral e vitamínico de cálcio e vitamina1 D indicado na prevenção ou no tratamento auxiliar na desmineralização óssea pré e pós menopausal (perda ou diminuição de minerais dos ossos antes ou após o período da última menstruação2), portanto deve ser usado de forma contínua.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas14 procure orientação de seu médico ou cirurgião dentista.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação15.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

As reações mais frequentes são distúrbios gastrintestinais leves. Pessoas idosas utilizando cálcio por tempo prolongado podem apresentar constipação16 intestinal. Pacientes com predisposição podem ser estimulados à formação de cálculos renais.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

"Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa, disponível em https://www.gov.br/anvisa/pt- br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/vigimed ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal".

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUEA INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Os sintomas14 causados por uma ingestão maior do que a indicada são: reações gastrintestinais (somente em pacientes que recebem altas doses de vitamina1 D), sinais17 e sintomas14 da elevação de cálcio no sangue5, ou seja, diminuição do apetite, enjoo, vômito18, prisão de ventre, dor abdominal, fraqueza muscular, aumento na frequência de micções19, sede , sonolência e confusão; em casos severos, coma20 ou alterações do rítimo cardíaco. Caso você utilize uma quantidade maior do que a recomendada interrompa o tratamento. E caso haja aumento severo dos níveis de cálcio no sangue5, instituir infusão de solução de cloreto de sódio, forçar a micção21 e administrar fosfato oral.
Em caso de superdosagem, suspender o uso e procurar orientação médica de imediato.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS:

 

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas14, procure orientação médica.

 

M.S.: 1.2009.0029.002-1
Responsável técnica: Dra. Juliana Borges - CRF SP: 25.266

BIONATUS LABORATÓRIO BOTÂNICO LTDA.
Av. Domingos Falavina, 1041 – Jardim Mugnaini
São José do Rio Preto - SP
CEP: 15045-395
CNPJ: 68.032.192/0001-51

 

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
3 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
4 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
5 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
6 Sarcoidose: Sarcoidose ou Doença de Besnier-Boeck é caracterizada pelo aparecimento de pequenos nódulos inflamatórios (granulomas) em vários órgãos. A doença pode afetar qualquer orgão do corpo, mas os mais atingidos são os pulmões , os gânglios linfáticos (ínguas ), o fígado, o baço e a pele.
7 Granulomas: Formação composta por tecido de granulação que se encontra em processos infecciosos e outras doenças. É, na maioria das vezes, reacional a algum tipo de agressão (corpo estranho, ferimentos, parasitas, etc.).
8 Hipercalciúria: Eliminação de quantidade anormalmente grande de cálcio na urina.
9 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
10 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
11 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
12 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
13 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
14 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
15 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
16 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
17 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
18 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
19 Micções: Emissão natural de urina por esvaziamento da bexiga.
20 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“
21 Micção: Emissão natural de urina por esvaziamento da bexiga.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.