CYNOMEL

Atualizado em 28/03/2008
OBS: Todos os medicamentos do Laboratório Enila tiveram sua produção suspensa segundo Resolução - RE nº 892, de 29 de maio de 2003 da Anvisa.
 

cynomel    

Comprimidos

- Composição

Cada comprimido de CYNOMEL contém 25 mcg e 50 mcg de liotironina (T 3) sob a forma de sal sódico.

- Indicações

CYNOMEL é indicado na reposição ou suplementação1 da tireóide em pacientes com produção endógena inadequada.

- Contra-indicações

Doença de Addison, insuficiência renal2.

- Efeitos secundários

Um quadro de superdosagem irá produzir sinais3 e sintomas4 de hipertireoidismo5, tais como nervosismo, arritmias6 cardíacas, angina7 pectoris e irregularidades menstruais. CYNOMEL deve ser interrompido até que os sintomas4 desapareçam, e tão logo isto ocorra deve ser iniciado nas doses mais baixas. A terapia normal pode, geralmente, ser reassumida após um ou dois dias. Em raros casos, reações alérgicas foram observadas.

- Posologia

A dosagem ótima, geralmente, é determinada pela resposta clínica do paciente. Recomenda-se o uso de uma dose, uma vez ao dia. Embora seção de CYNOMEL seja de rápida duração, seus efeitos metabólicos persistem, por alguns dias, após a suspensão de terapia.

- Apresentações

CYNOMEL 25 mcg e 50 mcg. Caixas contendo 50 comprimidos.

Laboratório ENILA.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
2 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
3 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Hipertireoidismo: Doença caracterizada por um aumento anormal da atividade dos hormônios tireoidianos. Pode ser produzido pela administração externa de hormônios tireoidianos (hipertireoidismo iatrogênico) ou pelo aumento de uma produção destes nas glândulas tireóideas. Seus sintomas, entre outros, são taquicardia, tremores finos, perda de peso, hiperatividade, exoftalmia.
6 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
7 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).

Tem alguma dúvida sobre CYNOMEL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.