

ESCLEROVITAN PLUS
MERCK
Esclerovitan® Plus
Palmitato de retinol, Cloridrato de piridoxina, Acetato de tocoferol
Forma Farmacêutica e Apresentação de Esclerovitan Plus
Cápsulas.Embalagem contendo 30 cápsulas.
Composição de Esclerovitan Plus
Cada cápsula contém:
Vitamina1 A (palmitato de retinol) 5.000Ul
Vitamina1 B6 (cloridrato de piridoxina) 100mg
Vitamina1 E (acetato de tocoferol) 300mg e excipientes (cera alba, lecitina e óleo vegetal)
Indicações de Esclerovitan Plus
Restabelecimento da integridade estrutural do epitélio2 glandular e do estroma3 conjuntivo das mamas4.Promoção do amadurecimento e diferenciação das células5 epiteliais.
Proteção da integridade das membranas celulares contra agentes oxidantes.
Prevenção e tratamento das manifestações visuais, cutâneas6, neurológicas, hematológicas, metabólicas e vasculares7 decorrentes da carência das vitaminas A, B6 e E.
Contra-Indicações de Esclerovitan Plus
O produto está contra-indicado na gravidez8, pois existem relatos de teratogenicidade e embriotoxicidade quando do uso de vitamina1 A, em doses superiores a 10.000UI/dia, durante a gestação.
Está também contra-indicado na hipervitaminose A e na hipersensibilidade a qualquer um dos excipientes.
Precauções de Esclerovitan Plus
Se durante o tratamento de mulheres na fase fértil da vida a menstruação9 não surgir, o uso de ESCLEROVITAN® PLUS deverá ser imediatamente descontinuado.Usar com cuidado em pacientes com insuficiência renal10 crônica.
Interações Medicamentosas de Esclerovitan Plus
Produtos à base de levodopa isolada têm sua eficácia terapêutica11 reduzida pela vitamina1 B6, o mesmo não ocorrendo com aqueles produtos em que a levodopa está associada a um inibidor da descarboxilase.
Os anticoncepcionais orais podem determinar níveis sangüíneos de vitamina1 A mais elevados. Doses elevadas de hidróxido de alumínio diminuem a absorção de vitamina1 A. O uso concomitante com colestiramina, óleo mineral, neomicina oral, aumenta a necessidade de vitamina1 A.
Reações Adversas de Esclerovitan Plus
O uso de doses de vitamina1 A iguais ou superiores a 1.000.000Ul/dia, por três ou mais dias, pode provocar hipervitaminose aguda e a utilização de doses iguais ou superiores a 50.000UI, por 12 ou mais meses, hipervitaminose crônica. A intoxicação pela vitamina1 A manifesta-se por alterações cutâneo12-mucosas13, perda de cabelo14, cefaléia15, perturbações neurológicas (insônia, irritabilidade, diplopia16), náuseas17, vômitos18, anorexia19, fenômenos hemorrágicos20, hipo ou hipermenorréia21, crises convulsivas, aumento da fotossensibilidade, dores articulares.
Posologia e Modo de Usar de Esclerovitan Plus
De uma a duas cápsulas ao dia, ingeridas com um pouco de água, durante ou após as refeições. O tempo de tratamento é de dois a três meses.
Conduta na Superdosagem e Nas Reações Adversas de Esclerovitan Plus
As reações adversas dependem fundamentalmente de superdosagem da vitamina1 A. Nesse caso suspender imediatamente a ingestão do medicamento. Como não existe tratamento específico, utilizar medidas sintomáticas. Alguns sinais22 e sintomas23 desaparecem em uma semana, outros podem persistir durante várias semanas ou meses.
ESCLEROVITAN PLUS - Laboratório
MERCK
Estrada dos Bandeirantes, 1099
Rio de Janeiro/RJ
- CEP: 22170-571
Tel: 55 (021) 445-1661
Fax: 55 (021) 444-2124
Site: http://www.merck.com.br/
Ver outros medicamentos do laboratório "MERCK"
