ILOBAN Capsulas

MERCK

Atualizado em 08/12/2014

Iloban® Cápsulas

Cianocobalamina, Fumarato ferroso,
Ácido ascórbico, Ácido fólico

Forma Farmacêutica e Apresentação de Iloban Capsulas

Embalagem com 20 cápsulas com microgrânulos de liberação lenta.                                                                                                                            

Composição de Iloban Capsulas

Cada cápsula contém:
Cianocobalamina.....1000mcg
Fumarato ferroso.....330mg
Ácido ascórbico......100mg
Ácido fólico.............7,5mg
e excipientes (amido, cera alba, goma laca, indigotina, monoestearato de glicerila, polividona, sacarose, talco e tartrazina)

Uso oral - adulto.

Indicações de Iloban Capsulas

ILOBAN® CÁPSULAS está indicado para corrigir alterações na hematopoese conseqüentes à carência de ácido fólico, ferro e cianocobalamina.

Contra-Indicações de Iloban Capsulas

Hemocromatose1, hemossiderose2, hipersensibilidade ao ácido fólico ou a qualquer outro componente do produto.

Precauções de Iloban Capsulas

As causas e a natureza de uma anemia3 devem ser sempre investigadas.O ácido fólico pode ser responsável pela remissão do quadro hematológico da anemia perniciosa4 sem, no entanto, atuar nas manifestações neurológicas da doença que continua em progresso. Nesse caso a administração oral de B12 pode ser insuficiente, tornando-se necessária a utilização concomitantemente desta vitamina5 por via intramuscular.

Interações Medicamentosas de Iloban Capsulas

A absorção de ferro é aumentada por substâncias como os ácidos ascórbico e succínico e o sorbitol6. Outras, tais como os fitalatos, os fosfatos e preparações antiácidas com trissilicato de magnésio e carbonatos, a inibem.
O ferro pode reduzir a absorção de tetraciclinas.
É provável que compostos anticonvulsivantes como a difenilhidantoína sódica, a primidona e os barbitúricos agem como antagonistas débeis do ácido fólico, podendo levar a
estados carenciais.
Os agentes antifólicos (aminopterina e metotrexato) e o antimalárico pirimetamina inibem a redução enzimática do ácido fólico. É provável que os contraceptivos orais interajam com o ácido fólico, levando a uma deficiência deste.

Reações Adversas de Iloban Capsulas

Pacientes mais sensíveis, quando submetidos à terapia com sais de ferro, podem, ocasionalmente, apresentar distúrbios gastrintestinais, tais como: náuseas7, vômitos8, diarréia9, dor epigástrica, cólicas10 intestinais e constipação11. Nesses pacientes a redução da dose diária ou a administração das cápsulas imediatamente após as refeições minimizam esses possíveis efeitos.Reações alérgicas têm sido raramente reportadas após o uso oral ou parenteral do ácido fólico.

Posologia de Iloban Capsulas

Uma a duas cápsulas ao dia, preferentemente, entre as refeições. A posologia pode ser modificada a critério médico.
Pacientes idosos
Não existem advertências ou recomendações especiais sobre uso do produto.

- Conduta na superdosagem e nas reações adversas

Com as doses recomendadas as reações adversas digestivas são comumente pouco intensas. Podem ser minimizadas pela redução da posologia ou administrando-se o produto imediatamente após as refeições.
No caso de ocorrerem reações alérgicas ao ácido fólico, tratar com anti-histamínicos ou corticosteróides e suspender o uso do medicamento.
A superdosagem de ferro elementar provoca fenômenos de intoxicação que podem surgir dentro de 10 - 60 minutos ou demorar horas. Há comprometimento do trato gastrintestinal, com dor epigástrica, náuseas7, vômitos8, diarréia9, melena12, hematêmese13 e, associadamente, tonteira, palidez, cianose14 e choque15, nos casos graves.
O tratamento é feito com lavagem gástrica16 e utilização de agentes quelantes, mantendo-se desobstruídas as vias aéreas, e combatendo a desidratação17, a acidose18 e o choque15

ILOBAN Capsulas - Laboratório

MERCK
Estrada dos Bandeirantes, 1099
Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22170-571
Tel: 55 (021) 445-1661
Fax: 55 (021) 444-2124
Site: http://www.merck.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "MERCK"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hemocromatose: Distúrbio metabólico caracterizado pela deposição de ferro nos tecidos em virtude de seu excesso no organismo. Os locais em que o ferro mais se deposite são fígado, pâncreas, coração e hipófise.
2 Hemossiderose: Acúmulo de hemossiderina nos tecidos. A hemossiderina é um pigmento ferroso, amarelo-escuro, encontrado em fagócitos e excretado pela urina, especialmente na hemocromatose e na hemossiderose.
3 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
4 Anemia Perniciosa: Doença causada pela incapacidade do organismo absorver a vitamina B12. Mais corretamente, ela se refere a uma doença autoimune que resulta na perda da função das células gástricas parietais, que secretam ácido clorídrico para acidificar o estômago e o fator intrínseco gástrico que facilita a absorção da vitamina B12.
5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
6 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
7 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
8 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
9 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
10 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
11 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
12 Melena: Eliminação de fezes de coloração negra, alcatroada. Relaciona-se com a presença de sangue proveniente da porção superior do tubo digestivo (esôfago, estômago e duodeno). Necessita de uma avaliação urgente, pois representa um quadro grave.
13 Hematêmese: Eliminação de sangue proveniente do tubo digestivo, através de vômito.
14 Cianose: Coloração azulada da pele e mucosas. Pode significar uma falta de oxigenação nos tecidos.
15 Choque: 1. Estado de insuficiência circulatória a nível celular, produzido por hemorragias graves, sepse, reações alérgicas graves, etc. Pode ocasionar lesão celular irreversível se a hipóxia persistir por tempo suficiente. 2. Encontro violento, com impacto ou abalo brusco, entre dois corpos. Colisão ou concussão. 3. Perturbação brusca no equilíbrio mental ou emocional. Abalo psíquico devido a uma causa externa.
16 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
17 Desidratação: Perda de líquidos do organismo pelo aumento importante da freqüência urinária, sudorese excessiva, diarréia ou vômito.
18 Acidose: Desequilíbrio do meio interno caracterizado por uma maior concentração de íons hidrogênio no organismo. Pode ser produzida pelo ganho de substâncias ácidas ou perda de substâncias alcalinas (básicas).
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre ILOBAN Capsulas?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.