INDOCID Colírio

Merck Sharp & Dohme

Atualizado em 08/12/2014

Composição de Indocid Colírio1

cada ml contém: indometacina, MSD 10 mg.

Posologia e Administração de Indocid Colírio1

agite o frasco antes de administrar o produto. Para a prevenção do edema macular2 cistóide afácico: instile uma gota3 de Indocid Colírio1 no olho4 a ser operado, 4 vezes ao dia, no dia anterior à cirurgia, e uma gota3 45 minutos antes da cirurgia. Continue a instilar uma gota3 4 vezes ao dia, por 10 a 12 semanas após a cirurgia. Para inibição da miose5 intra-operatória: instile 1 gota3 de Indocid Colírio1 no olho4 a ser operado, 4 vezes ao dia, no dia anterior à cirurgia, e uma gota3 45 minutos antes da cirurgia.

Precauções de Indocid Colírio1

gerais: Indocid Colírio1 contém bissulfito de sódio, que pode causar reação do tipo alérgico, incluindo sintomas6 anafiláticos e episódios leves ou potencialmente fatais de asma7 em indivíduos sensíveis. A prevalência8 geral da sensibilidade aos sulfitos na população geral não é conhecida, mas provavelmente é baixa. É mais encontrada em asmáticos do que em não-asmáticos. Apesar de os níveis sangüíneos da indometacina estarem abaixo do limite da detecção, Indocid Colírio1 deve ser administrado com cautela em pacientes com lesões9 gastrintestinais ativas ou história de lesões9 GI recorrentes. Pode haver deposição de cloreto de benzalcôneo, conservante de Indocid Colírio1, em lentes de contato não rígidas; desta forma, Indocid Colírio1 não deverá ser aplicado quando o indivíduo estiver usando lentes de contato. Lentes de contato não rígidas deverão ser removidas anteriormente à aplicação das gotas e somente recolocadas após um intervalo de no mínimo 15 minutos. Gestantes: não há estudos adequados ou bem controlados em mulheres gestantes com Indocid Colírio1. Portanto, a preparação só deve ser usada durante a gestação se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto10. Nutrizes11: não se sabe se a indometacina é secretada no leite materno, após a administração ocular, como ocorre com a administração sistêmica. Portanto, deve-se decidir entre descontinuar o aleitamento ou a droga, levando em conta a importância desta para a mãe. Uso pediátrico: a segurança e a eficácia em crianças não foram estabelecidas.

Reações Adversas de Indocid Colírio1

as reações adversas relatadas em estudos clínicos estão listadas abaixo, em ordem aproximadamente decrescente de freqüência: ardor12 à instilação; vermelhidão do olho4; alterações do epitélio13 corneano (por exemplo, abrasão corneana, ceratite punctata); pressão intra-ocular elevada; desconforto ocular (dor e irritação); edema14 de pálpebra; edema14 corneano e ceratopatia estriada; prurido15.

Contra-Indicações de Indocid Colírio1

hipersensibilidade a qualquer componente desta medicação. Pacientes com crises de asma7, urticária16 ou rinite17 precipitadas por ácido acetilsalicílico ou outros agentes antiinflamatórios não esteróides.

Indicações de Indocid Colírio1

prevenção do edema macular2 cistóide após cirurgia da catarata18. Inibição da miose5 intra-operatória.

Apresentação de Indocid Colírio1

frasco de vidro com conta-gotas contendo 5 ml.


INDOCID Colírio - Laboratório

Merck Sharp & Dohme
Rua 13 de Maio, 815
Sousas, Campinas/SP
Tel: 0800-122232
Site: http://www.msdonline.com.br

Ver outros medicamentos do laboratório "Merck Sharp & Dohme"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Colírio: Preparação farmacológica líquida na qual se encontram dissolvidas diferentes drogas que atuam na conjuntiva ocular.
2 Edema macular: Inchaço na mácula.
3 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
4 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
5 Miose: Contração da pupila, que pode ser fisiológica, patológica ou terapêutica.
6 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
7 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
8 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
9 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
10 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
11 Nutrizes: Mulheres que amamentam; amas de leite; que alimentam.
12 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
13 Epitélio: Epitélio ou tecido epitelial é um tecido constituído por células justapostas, ou seja, intimamente unidas entre si. Sua principal função é revestir a superfície externa do corpo, os órgãos e as cavidades corporais internas. Os epitélios são eficientes barreiras contra a entrada de agentes invasores e a perda de líquidos corporais. Eles têm também funções secretoras, sensoriais e de absorção. O tecido epitelial é um dos quatro tipos de tecidos básicos do nosso organismo, juntamente com os tecidos conjuntivo, muscular e nervoso.
14 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
15 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
16 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
17 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
18 Catarata: Opacificação das lentes dos olhos (opacificação do cristalino).
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre INDOCID Colírio?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.