LACTULONA Xarope

DAIICHI SANKYO

Atualizado em 09/12/2014

LACTULONA

Tratamento sintomático1 da obstipação2 intestinal

Propriedades da Lactulona Xarope

LACTULONA xarope apresenta como princípio ativo a lactulose, dissacarídeo3 sintético. Uma vez ingerida, a lactulose não é absorvida pelo trato gastrintestinal devido à ausência de enzimas que a hidrolisem. Ao atingir o cólon4, sofre ação fermentativa de bactérias sacarolíticas produzindo ácido láctico. A acidificação do conteúdo intestinal5 e o aumento da pressão osmótica6 causam afluxo de líquidos para o interior do lúmen7 resultando em aumento e amolecimento do bolo fecal, acelerando desta forma o trânsito intestinal. Por sua ação fisiológica8, LACTULONA pode demorar 3 a 4 dias para produzir seus primeiros efeitos, não induzindo hábito.

Fórmula da Lactulona Xarope


Cada ml contém: Lactulose 667 mg; Excipiente q.s.p. 1 ml.

Indicações da Lactulona Xarope

Tratamento sintomático1 da constipação9 intestinal. Prevenção e tratamento da encefalopatia10 hepática11, incluindo as etapas de pré-coma12 e coma12 hepático.

Contra-Indicações da Lactulona Xarope


O medicamento não deve ser administrado a pacientes com intolerância à lactulose, na presença de galactosemia13 e apendicite14, bem como na obstrução intestinal.

Precauções da Lactulona Xarope

Devido à presença, ainda que em quantidades mínimas, de outros açúcares absorvíveis pelo organismo, LACTULONA deve ser administrada com cautela a pacientes diabéticos. Uso na gestação: embora estudos com lactulose em animais não tenham revelado nenhum potencial teratogênico15 e mesmo sendo a substância ativa pobremente absorvida pelo organismo, recomenda-se que o médico leve em consideração o fato de que seu uso em grávidas não foi avaliado.

Posologia da Lactulona Xarope


Constipação9 intestinal crônica: Lactantes16: 5 ml/dia.  Crianças de 1 a 5 anos: 5 a 10 ml/dia.  Crianças de 6 a 12 anos: 10 a 15 ml/dia.  Adultos e jovens acima de 12 anos: 15 a 30 ml/dia.  Encefalopatia10 hepática11, pré-coma12 e coma12 hepático: Iniciar com 60 ml/dia podendo chegar, em casos severos, a 150 ml/dia.  Administração: Em única tomada, pura ou juntamente com a alimentação.

Apresentação da Lactulona Xarope


Frasco de vidro com 120 ml. Embalagem com 10 sachês de 15 ml.

LUITPOLD Produtos Farmacêuticos Ltda.


LACTULONA Xarope - Laboratório

DAIICHI SANKYO
Tel: SAC 0800-556596
Email: sac@daiichisankyo.com.br
Site: http://www.daiichisankyo.com.br/Home/Default.aspx

Ver outros medicamentos do laboratório "DAIICHI SANKYO"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
2 Obstipação: Prisão de ventre ou constipação rebelde.
3 Dissacarídeo: Molécula formada pela união covalente de dois monossacarídeos.
4 Cólon:
5 Conteúdo Intestinal: Conteúdo compreendido em todo ou qualquer segmento do TRATO GASTROINTESTINAL
6 Osmótica: Relativo à osmose, ou seja, ao fluxo do solvente de uma solução pouco concentrada, em direção a outra mais concentrada, que se dá através de uma membrana semipermeável.
7 Lúmen: 1. Na anatomia geral, é o mesmo que luz ou espaço. 2. Unidade de fluxo luminoso do Sistema Internacional, definida como fluxo luminoso emitido por uma fonte puntiforme com intensidade uniforme de uma candela, contido num ângulo sólido de um esferorradiano.
8 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
9 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
10 Encefalopatia: Qualquer patologia do encéfalo. O encéfalo é um conjunto que engloba o tronco cerebral, o cerebelo e o cérebro.
11 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
12 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“
13 Galactosemia: Doença hereditária que afeta o metabolismo da galactose (“produção”).
14 Apendicite: Inflamação do apêndice cecal. Manifesta-se por abdome agudo, e requer tratamento cirúrgico. Sua complicação mais freqüente é a peritonite aguda.
15 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
16 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.

Tem alguma dúvida sobre LACTULONA Xarope?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.