LOGAT

LIBBS

Atualizado em 09/12/2014

LOGAT
Antiulceroso

Nome Genérico de Logat

: Ranitidina, Cloridrato

Composição de Logat

comprimidos de 150 mg e 300 mg de ranitidina. Injetável de 50 mg de ranitidina.

Informação Técnica de Logat

Antagonista1 reversível dos receptores H2 da histamina2, inibindo a secreção ácida gástrica por 12 horas. Eliminado por via renal3. Secretado no leite materno.

Indicações de Logat

Úlcera gástrica4 e duodenal. Úlcera5 por uso de AINES. Esofagite de refluxo6. Gastrites7. Síndrome8 de Zöllinger-Ellison. Prevenção da úlcera5 de estresse e hemorragia9 gástrica.

- CONTRA-INDICAÇÕES:
Hipersensibilidade à ranitidina. Lactantes10: não usar.  

Advertências e Precauções de Logat

Uso na gravidez11  (categoria B): avaliar risco/benefício cuidadosamente. Pode ser usado durante o trabalho de parto ou preparação para cesariana. Excluir câncer12 gástrico antes do início do tratamento em ranitidina. Em pacientes com "clearence" de creatinina13 abaixo de 50 mL/min, aumentar o intervalo das doses. Hemodiálise14 reduz em 10% os níveis séricos de ranitidina.

Interações Medicamentosas de Logat

Embora não iniba a ação do citocromo P-450, podem ocorrer interações com fenitoína, warfarina e teofilina.

- EFEITOS ADVERSOS:
Transitórios e reversíveis: cefaléias15, erupções cutâneas16, constipação17, diarréia18 e náuseas19. Raramente, ginecomastia20, discrasias sangüíneas21 e hipersensibilidade.

- POSOLOGIA:
Via oral: 150 mg, pela manhã e à noite ou 300 mg a noite, por 4 semanas (às vezes - 8 semanas), na úlcera gástrica4 e duodenal e esofagite de refluxo6. Na Síndrome8 de Zöllinger-Ellison iniciar com 150 mg, 2 tomadas dia e gradativamente aumentar até 12 g/dia. Na prevenção da úlcera5 pós-operatória, 150 mg na véspera e 150 mg, 2 horas antes da indução anestésica.
Via parenteral: Pode ser diluído nas soluções rotineiras, 1 ampola em 20 mL para uso em não menos 20 minutos ou 250 mL para aplicação em 1 hora e repetido a cada 6-8 horas.

Superdose de Logat

Se necessário, terapia de suporte e remoção da droga por hemodiálise14.

Apresentacões de Logat

Caixas com 10 e 20 comprimidos de 150 mg; caixas c/ 8 e 16 comprimidos de 300 mg e caixa com 05 ampolas de 2 ml.

Venda Sob Prescrição Médica.

LOGAT - Laboratório

LIBBS
Rua Raul Pompéia, 1103
São Paulo/SP - CEP: 05025-011
Tel: (11 3)676-0655
Fax: (11 )864-6150
Email: libbs@libbs.com.br
Site: http://www.libbs.com.br/
08000-135044

Ver outros medicamentos do laboratório "LIBBS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Antagonista: 1. Opositor. 2. Adversário. 3. Em anatomia geral, que ou o que, numa mesma região anatômica ou função fisiológica, trabalha em sentido contrário (diz-se de músculo). 4. Em medicina, que realiza movimento contrário ou oposto a outro (diz-se de músculo). 5. Em farmácia, que ou o que tende a anular a ação de outro agente (diz-se de agente, medicamento etc.). Agem como bloqueadores de receptores. 6. Em odontologia, que se articula em oposição (diz-se de ou qualquer dente em relação ao da maxila oposta).
2 Histamina: Em fisiologia, é uma amina formada a partir do aminoácido histidina e liberada pelas células do sistema imunológico durante reações alérgicas, causando dilatação e maior permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos. Ela é a substância responsável pelos sintomas de edema e irritação presentes em alergias.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Úlcera gástrica: Lesão na mucosa do estômago. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100 % dos casos.
5 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
6 Esofagite de refluxo: É uma inflamação na mucosa do esôfago (camada que reveste o esôfago) causada pelo refluxo (retorno) do conteúdo gástrico ao esôfago. Se não tratada pode causar danos, desde o estreitamento (estenose) do esôfago - o que irá causar dificuldades na deglutição dos alimentos - até o câncer. Portadores de hérnia do hiato (projeção do estômago para o tórax), obesos, sedentários, fumantes, etilistas, pessoas tensas ou ansiosas têm maior predisposição à esofagite de refluxo.
7 Gastrites: Inflamação aguda ou crônica da mucosa do estômago. Manifesta-se por dor na região superior do abdome, acidez, ardor, náuseas, vômitos, etc. Pode ser produzida por infecções, consumo de medicamentos (aspirina), estresse, etc.
8 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
9 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
10 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
11 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
12 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
13 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
14 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
15 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
16 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
17 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
18 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
19 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
20 Ginecomastia: Aumento anormal de uma ou ambas as glândulas mamárias no homem. Associa-se a diferentes enfermidades como cirrose, tumores testiculares, etc. Em certas ocasiões ocorrem de forma idiopática.
21 Discrasias sangüíneas: Qualquer alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre LOGAT?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.