

Pedialyte 60 Zinco
ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
PEDIALYTE® 60 Zinco
cloreto de sódio + gliconato de zinco + glicose1 monoidratada + citrato de sódio diidratado + cloreto de potássio
Solução oral
APRESENTAÇÃO
Solução Oral pronta para beber
Frasco plástico de 500 mL nos sabores Maçã e Uva.
VIA ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO
Cada 100 mL de PEDIALYTE® 60 Zinco sabor Maçã contém:
cloreto de sódio | 175,700 mg |
gliconato de zinco | 6,000 mg |
glicose1 monoidratada | 1,188 g |
citrato de sódio diidratado | 289,200 mg |
cloreto de potássio | 150,600 mg |
excipiente q.s.p. | 100 mL |
Excipientes: acessulfamo potássico, sucralose, aroma de maçã, corante café caramelo, ácido cítrico anidro, água purificada.
Cada 100 mL de PEDIALYTE® 60 Zinco sabor Uva contém:
cloreto de sódio | 175,700 mg |
gliconato de zinco | 6,000 mg |
glicose1 monoidratada | 1,188 g |
citrato de sódio diidratado | 289,200 mg |
cloreto de potássio | 150,600 mg |
excipiente q.s.p. | 100 mL |
Excipientes: acessulfamo potássico, sucralose, aroma de uva, corante vermelho, corante azul, ácido cítrico anidro, água purificada.
Composição hidroeletrolítica:
sódio 60 mEq/L; potássio 20 mEq/L; cloreto 50 mEq/L; citrato 30 mEq/L; glicose1 60 mmol/L2.
Este frasco contém cerca de 14% do valor de ingestão diária recomendada de zinco para pacientes3 adultos e cerca de 43% do valor recomendado para crianças.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
PEDIALYTE® 60 Zinco é destinado para reposição das perdas acumuladas de água e eletrólitos4 (reidratação) e para a manutenção da hidratação, após a fase de reidratação, como em quadros de doença diarreica aguda, de qualquer origem, por exemplo.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
PEDIALYTE® 60 Zinco substitui rapidamente os fluidos e eletrólitos4 perdidos durante a diarreia5 e vômito6 ajudando a prevenir a desidratação7. Este medicamento foi desenvolvido para promover a absorção de fluidos mais efetivamente do que as soluções caseiras comuns. O início da ação é imediato.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento não deve ser utilizado em casos de íleo paralítico8 (movimentos paralisados do intestino), obstrução ou perfuração intestinal e vômitos9 sem interrupção.
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
O maior risco da diarreia5 é a desidratação7, pois, devido às constantes evacuações, o paciente perde quantidades significativas de líquidos e nutrientes importantes, como os sais minerais. Os sintomas10 de desidratação7 são: boca11 seca, olhos12 fundos, moleza, muita sonolência, pouca produção de urina13, pele14 opaca, choro sem lágrimas e sede exagerada.
Recomendações para prevenção da desidratação7 e para recuperação nutricional.
Além de PEDIALYTE® 60 Zinco, ofereça ao paciente pequenas quantidades de água, chá e sopas várias vezes ao longo do dia.
Não deixe de comer. Tal medida, além de agravar o quadro de desidratação7, suspende o fornecimento dos nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. Prefira ingerir arroz, caldos de carne magra, bananas, maçãs e torradas, pois estes alimentos dão mais consistência às fezes.
Evite ingestão de álcool e de alimentos ricos em fibras como saladas e bagaço de frutas.
Evite alimentos muito temperados ou com alto teor de gordura15 até que as fezes voltem ao normal.
Evite consumir leite e derivados, se tiver intolerância à lactose16.
Consuma alimentos de procedência conhecida e tenha cuidado no armazenamento e no transporte.
O leite materno, por suas características nutricionais e imunológicas, protege o bebê contra a diarreia5. Portanto, continue amamentando seu bebê durante episódios diarreicos. Se possível, diminua o intervalo entre as mamadas.

PEDIALYTE® 60 Zinco deve ser usado com cautela em pacientes com a função dos rins17 diminuída, devido ao potássio, e também se recomenda cautela em pacientes que têm dificuldade de manter fluidos no estômago18, dificuldade de urinar ou bloqueio intestinal. Em caso de função renal19 diminuída, consulte seu médico antes de usar o medicamento.
Atenção diabéticos: contém açúcar20.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não estão descritas interações com outros medicamentos e pode-se manter a alimentação habitual durante o uso.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
PEDIALYTE® 60 Zinco deve ser conservado em temperatura ambiente (15-30ºC).
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Após aberto, válido por 24 horas.
O que sobrar no frasco após este período deverá ser descartado. O frasco deve ser mantido tampado, podendo ser refrigerado, se desejado.
Características físicas e organolépticas
PEDIALYTE® 60 Zinco Sabor Maçã: apresenta-se como uma solução de coloração âmbar, límpida, livre de resíduos e com aroma característico de maçã.
PEDIALYTE® 60 Zinco Sabor Uva: apresenta-se como uma solução de coloração violeta, límpida, livre de resíduos e com aroma característico de uva.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
PEDIALYTE® 60 Zinco, por ser um produto pronto para uso, deve ser ingerido pelo paciente sem a necessidade de diluição.
Fase de Reidratação
- Crianças até 20kg: oferecer com frequência ao paciente, permitindo que o volume e a velocidade de ingestão sejam determinados por sua aceitação. Recomenda-se 75 mL/kg de peso corporal, administrados em 4 a 6 horas.
- Crianças acima de 20 kg e adultos: a quantidade deve ser individualizada, conforme aceitação do produto.
Fase de Manutenção
PEDIALYTE® 60 Zinco deve ser oferecido várias vezes ao paciente durante o dia alternando com outros líquidos (leite, chás, água, sopa). O paciente também deve usar o produto a cada episódio de diarreia5 (evacuação líquida).
Este medicamento deve ser administrado apenas por via oral, de preferência com colher ou copo, dependendo da idade do paciente.
Em caso de vômito6 ou incapacidade de engolir, pode-se administrar este medicamento através de sonda nasogástrica21, pelo período necessário até que seja possível retornar à administração habitual.
Em caso de dúvidas quanto à posologia mais adequada, consulte seu médico.
A dose máxima diária de PEDIALYTE® 60 Zinco para crianças é 1100 mL e para adultos, 3400 mL.
Doses mais altas devem ser administradas somente sob prescrição médica.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas10, procure orientação de seu médico ou cirurgião- dentista.
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
A interrupção repentina do tratamento com esse medicamento não causa efeitos desagradáveis, apenas interromperá o efeito do tratamento. Os efeitos do tratamento retornam com a reintrodução do medicamento.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Até o momento não se observaram reações adversas de PEDIALYTE® 60 Zinco com a posologia recomendada.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
As consequências mais graves são hipernatremia22 (excesso de sódio no sangue23) e hiperpotassemia (excesso de potássio no sangue23). Em grau leve, geralmente não apresentam sintomas10. Hipernatremia22 (excesso de sódio no sangue23) severa pode manifestar-se por febre24 elevada, sede, oligúria25 (volume da urina13 menor) acentuada, quadro neurológico com alteração da consciência, de letargia26 (perda temporária e completa da sensibilidade e do movimento) ao coma27, irritabilidade, hiperreflexia28 (reflexos muito ativos ou responsivos em excesso), rigidez de nuca e convulsões; não corrigida pode levar a lesão29 cerebral. Hiperpotassemia (excesso de potássio no sangue23) severa pode causar fraqueza e paralisia30 musculares, arritmias31 cardíacas, falência circulatória e parada cardíaca. Procure seu médico caso manifeste alguns destes sintomas10.
Tratamento recomendado: dosagens frequentes de eletrólitos4 sanguíneos; administração de água, alternadamente com o produto, ou substituição por hidratação endovenosa, orientada por dosagens de eletrólitos4 sanguíneos. Em hiperpotassemia (excesso de potássio no sangue23), acompanhamento por eletrocardiograma32; medidas paliativas de curta duração, visando impedir ação tóxica sobre o coração33, como injeção34 endovenosa de gluconato de cálcio, infusão de soluções alcalinizantes, infusão de insulina35 e glicose1 (1U/4g) para favorecer a entrada de potássio nas células36. Nos casos mais graves de hipernatremia22 (excesso de sódio no sangue23) ou hiperpotassemia (excesso de potássio no sangue23), diálise peritoneal37.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas10 procure orientação médica.
MS: 1.0553.0341
Farm. Resp.: Ana Paula Antunes Azevedo CRF-RJ nº 6572
Fabricado por:
Abbott Laboratories de México, S.A. de C.V.
Cidade do México - México
Importado por:
Abbott Laboratórios do Brasil Ltda.
Rodovia Regis Bittencourt, 1962 - Galpão 05
Embu das Artes - SP
CNPJ 56.998.701/0033-01
Registrado por:
Abbott Laboratórios do Brasil Ltda.
Rua Michigan, 735 – São Paulo - SP
CNPJ: 56.998.701/0001-16 - INDÚSTRIA BRASILEIRA
SAC 0800 703 1050
