

Targifor C (Comprimido)
SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
TARGIFOR C
aspartato de arginina + ácido ascórbico
Comprimido
APRESENTAÇÕES
Comprimidos revestidos
Embalagem com 30 e 60 comprimidos
USO ORAL
USO ADULTO
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido revestido contém:
aspartato de arginina (equivalente a 283,4mg de arginina base) | 500 mg |
ácido ascórbico (vitamina1 C) | 500 mg |
excipiente q.s.p. | 1 comprimido |
Excipientes: carbonato de cálcio, povidona, croscarmelose sódica, talco, estearato de magnésio, álcool polivinílico, macrogol, dióxido de titânio e corante vermelho FDC 40 laca de alumínio.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é destinado ao tratamento da astenia2 (fadiga3 e cansaço).
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
TARGIFOR C trata a astenia2. Para gerar energia, as células4 do organismo realizam várias reações químicas. Durante o processo de geração de energia, as células4 liberam amônia, que é um produto tóxico para o organismo, incluindo o sistema nervoso central5, desencadeando a fadiga3. A arginina atua, transformando a amônia tóxica em ureia6 que é eliminada pela urina7, ajudando a combater a fadiga3 tanto física ou muscular quanto mental ou psíquica, causada pelo acúmulo de amônia no organismo. A arginina também tem a importante função de estimular a produção de óxido nítrico que atua no relaxamento da parede dos vasos sanguíneos8, capaz de exercer efeitos benéficos no sistema muscular9.
A vitamina1 C possui um papel auxiliar dos efeitos do aspartato de arginina.

Tempo médio de início de ação: para a arginina ocorre após 90 minutos e para vitamina1 C ocorre após 120 minutos.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não deve ser utilizado nos seguintes casos:
- Pacientes com hipersensibilidade (alergia10) à arginina, à vitamina1 C ou a qualquer outro componente da fórmula;
- Pacientes com cálculos renais (pedras nos rins11) acompanhada por oxalúria (presença de cristais de oxalato, geralmente de cálcio na urina7) e insuficiência renal12 severa.
Este medicamento é contraindicado para crianças.
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
O consumo de altas doses de vitamina1 C pode causar anemia hemolítica13 (redução no número de células4 vermelhas) em pacientes portadores de deficiência de G6PD e pode também aumentar a absorção de ferro em pacientes portadores de anemia sideroblástica14, hemocromatose15 ou talassemia16. O uso de altas doses de vitamina1 C pode provocar a formação de cálculos renais em pacientes predispostos.
Gravidez17 e amamentação18
Deve ser utilizado durante aamamentação quando os benefícios esperados superarem os possíveis riscos a critério médico.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Populações especiais
Deve ser utilizado com cautela em pacientes com doença nos rins11 ou anúria19 (ausência de formação de urina7), doença no fígado20 ou diabetes21.
Não existem cuidados ou recomendações especiais referentes ao uso do aspartato de arginina e vitamina1 C por pacientes idosos.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Interações medicamento-medicamento
Em pacientes tratados com diuréticos22 (medicamentos que promovem a excreção da urina7) poupadores de potássio (espironolactona, amilorida, triamterene) o uso de arginina pode provocar hipercalemia23 (nível de potássio na corrente sanguínea mais alto que o normal), uma vez que a arginina induz o transporte do potássio para fora da célula24, aumentando assim a concentração de potássio no meio extracelular. Os níveis plasmáticos de potássio devem ser monitorados desde o início do tratamento concomitante com estes fármacos.
O uso concomitante de vitamina1 C com barbitúricos, primidona ou salicilatos pode aumentar a excreção urinária (eliminação na urina7) de vitamina1 C.A vitamina1 C pode aumentar os níveis de etinilestradiol (tipo de hormônio25) no sangue26. Seu uso contínuo ou quando tomado em altas doses, pode interferir com a interação álcool- dissulfiram. A vitamina1 C, administrada junto com deferoxamina, pode aumentar os efeitos tóxicos do ferro nos tecidos.
Interações medicamento-alimento
A vitamina1 C aumenta a absorção do ferro. Não existem outras interações significativas na administração concomitante entre alimentos e TARGIFOR C.
Interações medicamento-exames laboratoriais e não laboratoriais
A vitamina1 C pode interferir com os resultados de alguns exames laboratoriais para a determinação de glicemia27, glicosúria28 e níveis séricos de transaminases, desidrogenase e bilirrubina29. Também pode condicionar resultados falsamente negativos em pesquisas de sangue26 oculto nas fezes. Desta maneira, deve-se interromper o uso de TARGIFOR C alguns dias antes de realizar estes exames.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), proteger da umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características do medicamento
Comprimidos revestidos, oblongos, biconvexos, apresentando vinco em uma das faces e coloração vermelha.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Tomar 2 comprimidos ao dia, por via oral, em séries de 15 a 30 dias. Ingerir os comprimidos com quantidade suficiente de líquido.
A Ingestão Diária Recomendada de vitamina1 C pode ser observada na tabela a seguir:
Posologia diária |
IDR* |
%IDR* |
||||
Adulto |
Gestante |
Lactante30 |
Adulto |
Gestante |
Lactante30 |
|
Vitamina1 C |
45 mg |
55 mg |
70 mg |
2222% |
1818% |
1428% |
* IDR= Ingestão Diária Recomendada
Não há estudos dos efeitos de TARGIFOR C administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.
Interrupção do tratamento: o tratamento pode ser interrompido sem danos aos pacientes.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas31, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso esqueça de tomar uma dose, tome-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Não tomar o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
A arginina pode liberar histamina32 provocando reações alérgicas na pele33. Pode também causar hipercalemia23 (índice de potássio na corrente sanguínea mais alto do que o normal) em pacientes com disfunção no fígado20 ou nos rins11 ou com diabetes21. Em pacientes com fibrose cística34 (doença genética que causa aumento da produção de muco pelas glândulas35 do organismo) podem ocorrer cólicas36 e distensão abdominal (inchaço37 do abdome38). Nesses pacientes também foi observada significativa perda de peso.
Após o uso de altas doses de vitamina1 C, foram relatadas as seguintes reações: diarreia39, rubor (vermelhidão) facial, dor de cabeça40, disúria41 (micção42 dolorosa), enjoos, vômitos43, dores de estômago44.
A ingestão crônica de doses muito altas de vitamina1 C pode causar dependência; a redução brusca para doses moderadas, normalmente adequadas, pode provocar escorbuto45 reflexo (transtorno causado pela falta de vitamina1 C). Este fenômeno pode ser evitado reduzindo-se a dose de maneira gradual.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Até o presente momento, não foi relatado nenhum sintoma46 decorrente de superdose.
Entretanto, em caso de superdose, os indivíduos devem ser criteriosamente monitorados, o tratamento deve ser de suporte e dirigido para o alívio dos possíveis sintomas31.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas31, procure orientação médica.
MS 1.1300.0237
Farm. Resp.: Silvia Regina Brollo CRF-SP n° 9.815
Registrado por:
Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.
Av. Mj. Sylvio de M. Padilha, 5200 – São Paulo – SP
CNPJ 02.685.377/0001-57
Fabricado por:
Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.
Rua Conde Domingos Papaiz, 413 – Suzano – SP
CNPJ 02.685.377/0008-23
Indústria Brasileira
SAC 0800 703 0014
