THIAMINOSE

CLIMAX

Atualizado em 09/12/2014

THIAMINOSE

THIAMINOSE é uma solução glicosada hiperosmótica contendo vitamina1 C e vitamina1 B1. O ácido ascórbico participa da manutenção do potencial de oxirredução do organismo, e o cloridrato de tiamina participa da produção de energia (ATP2). A glicose3, além de ser uma grande fonte de energia, auxilia no metabolismo4 das gorduras e previne a acidose5, aumentando o teor de glicogênio6 do fígado7, sendo este fato útil na prevenção e tratamento das intoxicações hepáticas8.

Composição de Thiaminose

Cada ampola de 10 ml contém: Ácido ascórbico 250 mg; Cloridrato de tiamina 15 mg; Soluto de glicose3 monoidratada a 30% q.s.p. 10 ml. Cada ampola de 20 ml contém: Ácido ascórbico 500 mg; Cloridrato de tiamina 30 mg; Soluto de glicose3 monoidratada a 30% q.s.p. 20 ml.

Indicações de Thiaminose

Indicação principal: Energético. Indicação complementar: Como auxiliar no tratamento das doenças infecciosas dos estados de sensibilidade e debilidade orgânica. Na prevenção e tratamento das intoxicações hepáticas8.

Contra-Indicações de Thiaminose

THIAMINOSE está contra-indicada nos raros casos de reações tóxicas idiossincrásicas na administração endovenosa de cloridrato de tiamina.

Precauções de Thiaminose

THIAMINOSE deve ser administrada com cuidado a pacientes com diabetes9 insipidus. A tolerância à glicose3 pode ser prejudicada em pacientes com insuficiência renal10. A administração endovenosa rápida pode produzir uma leve vasodilatação e uma pequena queda na pressão arterial11, ambas transitórias. Como com qualquer outro composto químico administrado endovenosamente, podem ocorrer reações do tipo anafilactóide.

Interações Medicamentosas de Thiaminose

Doses excessivas de ácido ascórbico podem interferir no tratamento anticoagulante12.

Reações Adversas de Thiaminose

Devido à solução ser hiperosmótica, pode haver irritação no local da aplicação. Podem ocorrer náusea13 e urticária14.

Posologia de Thiaminose

1 a 2 ampolas ao dia por via endovenosa.

Apresentação de Thiaminose

Caixa contendo 5 ampolas de 10 ml. Caixa contendo 5 ampolas de 20 ml. Caixa contendo 100 ampolas de 10 ml.


Laboratório CLÍMAX S.A.

THIAMINOSE - Laboratório

CLIMAX
Rua Joaquim Távora, 822
São Paulo/SP - CEP: 04015-011
Tel: (11) 5572-6855

Ver outros medicamentos do laboratório "CLIMAX"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 ATP: Adenosina Trifosfato (ATP) é nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia. Ela é composta pela adenina (base azotada), uma ribose (açúcar com cinco carbonos) e três grupos de fosfato conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos. O ATP armazena energia proveniente da respiração celular e da fotossíntese, para consumo imediato, não podendo ser estocada. A energia pode ser utilizada em diversos processos biológicos, tais como o transporte ativo de moléculas, síntese e secreção de substâncias, locomoção e divisão celular, dentre outros.
3 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
4 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
5 Acidose: Desequilíbrio do meio interno caracterizado por uma maior concentração de íons hidrogênio no organismo. Pode ser produzida pelo ganho de substâncias ácidas ou perda de substâncias alcalinas (básicas).
6 Glicogênio: Polissacarídeo formado a partir de moléculas de glicose, utilizado como reserva energética e abundante nas células hepáticas e musculares.
7 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
8 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
9 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
10 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
11 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
12 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
13 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
14 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.