SYNTOCINON Spray Nasal

NOVARTIS

Atualizado em 09/12/2014

Apresentação de Syntocinon Spray Nasal

Frasco com 5 ml de solução spray nasal.

USO ADULTO

Composição de Syntocinon Spray Nasal

Cada ml da solução spray nasal contém:
Oxitocina1 sintética    40 U.I.

Propriedades de Syntocinon Spray Nasal

O princípio ativo de Syntocinon Spray Nasal é um nonapeptídio sintético idêntico à oxitocina1, hormônio2 liberado pelo lóbulo posterior da hipófise3. Além de provocar contrações rítmicas do útero4, a oxitocina1 contrai as células5 mioepteliais que circundam os alvéolos6 mamários, ocasionando a ejeção de leite e faci-   litando a amamentação7 ou a extração do leite da mama8.A oxitocina1 é absorvida rápida e suficientemente bem, a partir da mucosa9 nasal, de modo que o efeito sobre a mama8 ocorre em menos de 5 minutos. Se for ingerido um volume excessivo de solução spray administrada por via intranasal, a oxitocina1 é rapidamente inativada  no trato digestivo pelas enzimas proteolíticas.

Indicações de Syntocinon Spray Nasal

Estimulação da ejeção de leite em mulheres com dificuldades para amamentar ou extrair o leite.
Prevenção e tratamento do ingurgitamento lácteo das mamas10 e prevenção da mastite11.

Posologia e Administração de Syntocinon Spray Nasal

A dose usual é de uma nebulização12 ( 1 dose graduada de 4 UI de oxitocina1 ), administrada 2 a 5 minutos antes de amamentar o lactente13 ou de retirar o leite com  a bomba de sucção.

Contra-Indicações de Syntocinon Spray Nasal

Hipersensibilidade ao fármaco14.
Gravidez15.
Como a resposta uterina à oxitocina1 administratida por via intrasanal é variável, Syntocinon Spray Nasal não deve ser utilizado no controle do trabalho de parto.

Precauções de Syntocinon Spray Nasal

Syntocinon Spray Nasal deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Efeitos Colaterais16 de Syntocinon Spray Nasal

Devido ao efeito uterotônico, Syntocinon Spray Nasal pode provocar contrações uterinas semelhantes às que se apresentam com a sucção do lactente13. Em raras ocasiões, registraram-se reações cutâneas17 alérgicas, náuseas18 ou cefaléias19.

Superdosagem de Syntocinon Spray Nasal

Não foi registrado nenhum caso de superdosagem aguda com Syntocinon Spray nasal. Caso ocorresse, seria de se esperar que não causaria efeitos nocivos, já que a quantidade de nebulização12 em excesso passaria ao trato alimentar, onde sofreria rápida inativação.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

SYNTOCINON Spray Nasal - Laboratório

NOVARTIS
Av. Prof. Vicente Rao, 90 - Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04706-900
Tel: 55 (011) 532-7122
Fax: 55 (011) 532-7942
Site: http://www.novartis.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "NOVARTIS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Oxitocina: Hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior (neuro-hipófise). Tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.
2 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
3 Hipófise:
4 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
6 Alvéolos: Pequenas bolsas poliédricas localizadas ao longo das paredes dos sacos alveolares, ductos alveolares e bronquíolos terminais. A troca gasosa entre o ar alveolar e o sangue capilar pulmonar ocorre através das suas paredes. DF
7 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
8 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
9 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
10 Mamas: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
11 Mastite: Inflamação da mama. Manifesta-se por dor, secreção purulenta pelo mamilo, vermelhidão local e febre. Geralmente é produzida durante o puerpério, na amamentação, por infecção bacteriana.
12 Nebulização: Método utilizado para administração de fármacos ou fluidificação de secreções respiratórias. Utiliza um mecanismo vaporizador através do qual se favorece a penetração de água ou medicamentos na atmosfera bronquial.
13 Lactente: Que ou aquele que mama, bebê. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
14 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
15 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
16 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
17 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
18 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
19 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).

Tem alguma dúvida sobre SYNTOCINON Spray Nasal?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.