AFRIN ADULTO E PEDIÁTRICO

Mantecorp

Atualizado em 03/06/2015

          AFRIN*
Pediátrico / 12 HORAS Adulto
Cloridrato de oximetazolina
Solução Nasal

         

Formas Farmacêuticas/Apresentação de Afrin Adulto e Pediátrico

Adulto e PediátricoAFRIN 12 HORAS Adulto - solução a 0,05% - frasco vaporizador com 10 e 30ml.
AFRIN  Pediátrico - solução a 0,025% - frasco conta-gotas com  20ml.

Cada ml de AFRIN 12 HORAS Adulto contém 0,5 mg (0,05%) de cloridrato de oximetazolina.
Excipientes: cloreto de benzalcônio sol. 17%, fosfato de sódio monobásico monohidratado, EDTA dissódico, propilenoglicol e água destilada.
Cada ml de AFRIN  Pediátrico contém 0,25mg (0,025%) de cloridrato de oximetazolina.
Excipientes: cloreto de benzalcônio sol., fosfato de sódio monobásico monohidratado, EDTA dissódico, propilenoglicol e água destilada.

Informação ao Paciente de Afrin Adulto e Pediátrico

 ·    AFRIN 12 HORAS Adulto e Pediátrico está indicado para o alívio da congestão nasal e nasofaríngea decorrentes do resfriado comum, sinusite1 e processos alérgicos das via aéreas superiores.
·    Conservar em temperatura ambiente, entre 2º e 30ºC.
·    O prazo de validade de AFRIN 12 HORAS Adulto é de 24 meses e o de AFRIN Pediátrico é de 36 meses e encontra-se gravado na embalagem externa. Em caso de vencimento, inutilize o produto.
·    AFRIN 12 HORAS Adulto e Pediátrico  tem efeito rápido, quase imediato.
·    Informe  seu médico a ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento ou após seu término.
·    AFRIN 12 HORAS Adulto deve ser administrado com a cabeça3 elevada. Durante a administração, inclina-se a cabeça3 suavemente para trás e inspira-se durante a compressão do frasco.
·    AFRIN Pediátrico deve ser administrado com a cabeça3 da criança para trás; pingue duas gotas ou três gotas de AFRIN Pediátrico a 0,025% em cada narina, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.
·    Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis como: queimação, ardência, espirros ou aumento da secreção nasal.
·    Não exceder a dose recomendada e não usar por mais de três dias.
·    AFRIN 12 HORAS Adulto solução nasal a 0,05% não é recomendado para crianças com menos de seis anos de idade.
·    TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
·    NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMETO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE4.


- INFORMAÇÃO TÉCNICA

A atividade simpaticomimética do cloridrato de oximetazolina promove constrição5 da rede arteriolar da mucosa6 nasal, produzindo efeito descongestionante prolongado.
Ao reduzir a congestão ao redor das trompas de Eustáquio, AFRIN 12 HORAS Adulto e Pediátrico solução nasal pode também ser útil no tratamento coadjuvante7 da infecção8 do ouvido médio9.
Também se recomenda para uso no consultório sob a forma de tampão nasal para facilitar o exame intranasal ou antes de cirurgia nasal.

Indicações de Afrin Adulto e Pediátrico

AFRIN 12 HORAS Adulto e Pediátrico solução nasal está indicado para o alívio sintomático10 da congestão nasal e nasofaríngea decorrentes do resfriado comum, sinusite1, febre11 ou outras alergias do trato respiratório superior.

Contra-Indicações de Afrin Adulto e Pediátrico

Hipersensibilidade a qualquer dos componentes de AFRIN 12 HORAS Adulto e Paediátrico solução nasal constitui uma contra-indicação para seu uso.

- PRECAUÇÕES

Não exceder a posologia recomendada e não usar por mais de três dias.AFRIN 12 HORAS Adulto solução a 0,05% não é recomendado para uso em crianças com menos de seis anos de idade.
O uso do frasco por mais de uma pessoa pode propagar uma infecção8.
Para evitar ingestão acidental, guardar longe do alcance das crianças.

Interação Medicamentosa

Recomenda-se precaução no uso de AFRIN 12 HORAS Adulto e Pediátrico  em pacientes em tratamento com inibidores da monoaminoxidase12.

Reações Adversas de Afrin Adulto e Pediátrico

AFRIN 12 HORAS Adulto e Pediátrico solução nasal é geralmente bem tolerado; seus efeitos colaterais13 são comumente  leves e transitórios, incluindo: queimação, ardência, espirros ou aumento da secreção nasal.

- POSOLOGIA

Para adultos e crianças com idade acima de 6 anos:
AFRIN 12 HORAS Adulto solução a 0,05% - 2 ou 3 atomizações em cada narina, de 12 em 12 horas. Com a cabeça3 elevada, coloque a ponta do frasco em cada narina sem fechá-la completamente. Durante cada administração, o paciente deve inclinar a cabeça3 suavemente para trás e inspirar ativamente enquanto comprime o frasco.

Para crianças com idade entre 2 e 5 anos:
Com a cabeça3 da criança voltada para o lado, pingue duas ou três  gotas de AFRIN Pediátrico, solução a 0,025% em cada narina, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

Para crianças com menos de 2 anos de idade:
Usar somente quando indicado pelo médico.

- SUPERDOSAGEM

A superdosagem de AFRIN  Pediátrico, solução a 0,025% pode causar sedação14 em crianças, embora tal ocorrência não tenha sido relatada.

AFRIN ADULTO E PEDIÁTRICO - Laboratório

Mantecorp
Caixa Postal: 18388 - CEP: 04699-970 - São Paulo - SP
Tel: 08000-117788
Email: atendimento@mantecorp.com
Site: http://www.mantecorp.com

Ver outros medicamentos do laboratório "Mantecorp"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sinusite: Infecção aguda ou crônica dos seios paranasais. Podem complicar o curso normal de um resfriado comum, acompanhando-se de febre e dor retro-ocular.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Cabeça:
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Constrição: 1. Ação ou efeito de constringir, mesmo que constrangimento (ato ou efeito de reduzir). 2. Pressão circular que faz diminuir o diâmetro de um objeto; estreitamento. 3. Em medicina, é o estreitamento patológico de qualquer canal ou esfíncter; estenose.
6 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
7 Coadjuvante: Que ou o que coadjuva, auxilia ou concorre para um objetivo comum.
8 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
9 Ouvido médio: Atualmente denominado orelha média, é constituído pela membrana timpânica, cavidade timpânica, células mastoides, antro mastoide e tuba auditiva. Separa-se da orelha externa através da membrana timpânica e se comunica com a orelha interna através das janelas oval e redonda.
10 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
11 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
12 Inibidores da monoaminoxidase: Tipo de antidepressivo que inibe a enzima monoaminoxidase (ou MAO), hoje usado geralmente como droga de terceira linha para a depressão devido às restrições dietéticas e ao uso de certos medicamentos que seu uso impõe. Deve ser considerada droga de primeira escolha no tratamento da depressão atípica (com sensibilidade à rejeição) ou agente útil no distúrbio do pânico e na depressão refratária. Pode causar hipotensão ortostática e efeitos simpaticomiméticos tais como taquicardia, suores e tremores. Náusea, insônia (associada à intensa sonolência à tarde) e disfunção sexual são comuns. Os efeitos sobre o sistema nervoso central incluem agitação e psicoses tóxicas. O término da terapia com inibidores da MAO pode estar associado à ansiedade, agitação, desaceleração cognitiva e dor de cabeça, por isso sua retirada deve ser muito gradual e orientada por um médico psiquiatra.
13 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
14 Sedação: 1. Ato ou efeito de sedar. 2. Aplicação de sedativo visando aliviar sensação física, por exemplo, de dor. 3. Diminuição de irritabilidade, de nervosismo, como efeito de sedativo. 4. Moderação de hiperatividade orgânica.

Tem alguma dúvida sobre AFRIN ADULTO E PEDIÁTRICO?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.