DEBRIDAT

Atualizado em 28/03/2008
OBS: Todos os medicamentos do Laboratório Enila tiveram sua produção suspensa segundo Resolução - RE nº 892, de 29 de maio de 2003 da Anvisa.
 

Debridat

Comprimidos

Suspensão

A trimebutina, substância antiemética e normalizadora da motilidade digestiva, constitui o principio ativo de DEBRIDAT. Apresenta como propriedade principal ação moduladora da motilidade gastrintestinal. Atua assim desde o esôfago1 ao sigmóide2, através de ação sobre os plexos intramurais de Auerbach e Meissner, com afinidade para as zonas sinápticas. Sob a forma de comprimidos e de suspensão oral, DEBRIDAT apresenta também uma acentuada ação anestésica local, por impregnação da mucosa3 do trato digestivo.

- Fórmula


Cada comprimido contém 200 mg de maleato de trimebutina. Cada 15 ml da suspensão contém 77 mg de trimebutina (equivalentes 100 mg de maleato de trimebutina).

- Indicações

Comprimidos: Afecções4 de natureza dolorosa ou espasmódica5 do trato gastrintestinal, principalmente ao nível do intestino delgado6 e grosso, tais como diarréias, espasmos7 intestinais, colites, etc. Suspensão: Afecções4 de natureza dolorosa ou espasmódica5 do trato gastrintestinal, principalmente ao nível do esôfago1 e estômago8, tais como esofagites, hérnias9 de hiato, úlceras10 gástricas e duodenais, gastrites11, intolerância a medicamentos.

- Indicações complementares

Náuseas12 e vômitos13. Auxiliar na radiologia, provocando o esvaziamento pilórico e facilitando a execução dos trânsitos baritados.

- Precaução

O uso durante a gravidez14 não foi ainda estabelecido, não devendo, portanto, ser usado na gravidez14.

- Contra-Indicações

Nenhuma.

- Efeitos colaterais15

Até agora não foram associados ao uso de DEBRIDAT quaisquer reações adversas séries. Foram relatados raros casos de cefaléia, rash16 cutâneo17, tonteira e sonolência, todos de natureza leve e transitória.

- Posologia

Preparação da suspensão: Adicionar água filtrada, aos poucos e agitando suavemente, até atingir a marca que corresponde ao volume de 200 ml. Em seguida, agitar vigorosamente até dissolução. Adultos: Inicialmente 1 comprimido, 3 vezes ao dia, ou 2 colheres-medida (30 ml) na mesma freqüência. Manutenção: Meio comprimido, 3 vezes ao dia, ou 1 colher-medida (15m1) na mesma freqüência. Crianças: 1ml/kg ao dia divididos em 3 tomadas ou: Até 6 meses: 2,5 ml, 3 vezes ao dia; De 1 a 5 anos: 7,5 ml, 3 vezes ao dia; De 5 a 10 anos: 10 ml, 3 vezes ao dia.

- Apresentações

Comprimidos: Caixa com 2 comprimidos. Suspensão: Vidro contendo 200 ml de suspensão após reconstituição.


Laboratório ENILA.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Esôfago: O esôfago é um tubo músculo-membranoso, longo e delgado, que comunica a garganta ao estômago. Ele permite a passagem do alimento ou líquido ingerido até o interior do sistema digestivo, através de contrações musculares.
2 Sigmóide: Segmento do COLO entre o RETO e o colo descendente.
3 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
4 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
5 Espasmódica: 1.    Relativo a espasmo. 2.    Que provoca ou revela espasmos repetidos.
6 Intestino delgado: O intestino delgado é constituído por três partes: duodeno, jejuno e íleo. A partir do intestino delgado, o bolo alimentar é transformado em um líquido pastoso chamado quimo. Com os movimentos desta porção do intestino e com a ação dos sucos pancreático e intestinal, o quimo é transformado em quilo, que é o produto final da digestão. Depois do alimento estar transformado em quilo, os produtos úteis para o nosso organismo são absorvidos pelas vilosidades intestinais, passando para os vasos sanguíneos.
7 Espasmos: 1. Contrações involuntárias, não ritmadas, de um ou vários músculos, podendo ocorrer isolada ou continuamente, sendo dolorosas ou não. 2. Qualquer contração muscular anormal. 3. Sentido figurado: arrebatamento, exaltação, espanto.
8 Estômago: O estômago é o órgão situado logo abaixo do diafragma, mais precisamente entre o esôfago e o duodeno. Ele tem a função de armazenar por pequeno período os alimentos, para que possam ser misturados ao suco gástrico e digeridos.
9 Hérnias: É uma massa circunscrita formada por um órgão (ou parte de um órgão) que sai por um orifício, natural ou acidental, da cavidade que o contém. Por extensão de sentido, excrescência, saliência.
10 Úlceras: Feridas superficiais em tecido cutâneo ou mucoso que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
11 Gastrites: Inflamação aguda ou crônica da mucosa do estômago. Manifesta-se por dor na região superior do abdome, acidez, ardor, náuseas, vômitos, etc. Pode ser produzida por infecções, consumo de medicamentos (aspirina), estresse, etc.
12 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
13 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
14 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
15 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
16 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
17 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.

Tem alguma dúvida sobre DEBRIDAT?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.