ERYACNEN GEL 2% e 4%

Galderma

Atualizado em 08/12/2014

Composição de Eryacnen Gel

cada g contém: eritromicina base: 2%: 20 mg;4%: 40 mg. Excipiente gel alcoólico 1 g.

Posologia e Administração de Eryacnen Gel

lavar e secar bem todas as áreas afetadas da pele1. Aplicar uma fina camada de Eryacnen pela manhã e à noite. Nas formas graves do acne2, Eryacnen 4% pode ser aplicado nas primeiras 4 semanas de tratamento. Após este período, se houver melhora, o tratamento deve continuar com Eryacnen 2%. O tratamento pode durar até 3 meses.

Precauções de Eryacnen Gel

exclusivamente para uso externo. Não se destina ao uso oftálmico. O produto não deve entrar em contato com as membranas mucosas3 dos olhos4, nariz5, ouvido e boca6. Se ocorrer um contato acidental, lavar bem com água. O tratamento tópico7 concomitante deve ser feito com cautela devido à possibilidade de ocorrer efeito irritativo cumulativo, especialmente com o uso de agentes descamantes ou abrasivos. O uso de quaisquer antibióticos pode estar associado ao supercrescimento de microorganismos resistentes. Se isto ocorrer, a administração da droga deve ser interrompida e medidas apropriadas devem ser tomadas. Gravidez8 e lactação9: não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. Esta droga deve ser usada durante a gravidez8 somente se realmente necessário. Não se sabe se a eritromicina, após aplicação tópica, é excretada no leite humano. Portanto, deve-se ter cautela no uso do Eryacnen por mulheres lactantes10. Uso pediátrico: não se estabeleceram a segurança e eficácia do uso em crianças.

Reações Adversas de Eryacnen Gel

eritema11, descamação12 e ressecamento da pele1, sensação de dor e queimação, prurido13, irritação dos olhos4 e oleosidade. Foi relatada também uma reação urticária14 generalizada, possivelmente relacionada à droga, que exigiu uma terapêutica15 sistêmica com esteróides. - Interação medicamentosa: por causa de uma possível ligação competitiva às subunidades ribossômicas 50S, é provável que preparações tópicas de eritromicina e clindamicina não devam ser usadas concomitantemente.

Contra-Indicações de Eryacnen Gel

não deve ser usado em pacientes com hipersensibilidade à eritromicina ou etanol.

Indicações de Eryacnen Gel

tratamento tópico7 do Acne2 vulgaris.

Apresentação de Eryacnen Gel

bisnagas de alumínio contendo 60 g.


ERYACNEN GEL 2% e 4% - Laboratório

Galderma
Av. Guido Caloi, 1935 - Bl. C
São Paulo/SP - CEP: 05802-140
Tel: (11 5)515-0288
Fax: (11 5)515-0546
Site: http://www.galderma.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "Galderma"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
3 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
4 Olhos:
5 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
6 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
7 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
10 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
11 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
12 Descamação: 1. Ato ou efeito de descamar(-se); escamação. 2. Na dermatologia, fala-se da eliminação normal ou patológica da camada córnea da pele ou das mucosas. 3. Formação de cascas ou escamas, devido ao intemperismo, sobre uma rocha; esfoliação térmica.
13 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
14 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
15 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.

Tem alguma dúvida sobre ERYACNEN GEL 2% e 4%?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.