

NORIPURUM VITAMINADO
NYCOMED PHARMA
Apresentação de Noripurum Vitaminado
Embalagens com 30 Comprimidos Revestidos.
Composição de Noripurum Vitaminado
Cada Comprimido Revestido contém:
Hidróxido de Ferro III Polimaltosado
435 mg *
Mononitrato de Tiamina 4 mg
Riboflavina 1 mg
Cloridrato de Piridoxina 1 mg
Nicotinamida 10 mg
Pantotenato de Cálcio 2 mg
Ácido Ascórbico 100 mg
Ácido Fólico 2 mg
Cianocobalamina 25 mcg
Excipiente q.s.p. 1 comprimido
* equivalente a 132 mg de Ferro elementar
Informação ao Paciente de Noripurum Vitaminado
Conserve o produto na embalagem original, ao abrigo do calor e da umidade.Prazo de validade: 24 meses a partir da data da fabricação (vide cartucho). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Noripurum Vitaminado age como antianêmico nas deficiências nutricionais.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez1, lactação2, ou caso tenha se submetido a transfusões sangüíneas repetidas na vigência do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe seu médico caso apareçam reações desagradáveis como: sensações de plenitude no estômago3 e no intestino, dores abdominais, náusea4, prisão de ventre ou diarréia5. Caso surjam reações de hipersensibilidade (sensação de vermelhidão, aceleração dos batimentos cardíacos, erupção6 da pele7), a medicação deve ser suspensa, informando-se imediatamente o médico.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Desaconselha-se o uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento, visto que pode aumentar o risco de reações indesejáveis.
Noripurum Vitaminado não deve ser usado por pacientes alérgicos aos componentes da fórmula ou portadores de doenças hepáticas8 agudas.
Deve ser administrado com cautela na presença de alcoolismo, hepatite9 ou doenças gastrointestinais. Como outros compostos de ferro, Noripurum Vitaminado provoca coloração escura nas fezes, fato este sem qualquer significância clínica.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE10.
Informação Técnica de Noripurum Vitaminado
Noripurum Vitaminado age como antianêmico nas deficiências nutricionais, constituindo-se numa formulação hematínica completa, pois reúne em sua fórmula os fatores essenciais à hematopoiese. Em virtude do seu conteúdo em ferro, torna-se especificamente indicado para tratamento das anemias nutricionais e microcíticas causadas por deficiência de ferro. O ferro de Noripurum Vitaminado apresenta-se sob a forma de um complexo macromolecular, análogo à ferritina (forma fisiológica11 de depósito de ferro no homem), não iônico, o que confere ao preparado características altamente vantajosas: rápida absorção e alta velocidade de utilização do ferro pelo organismo (seu volume utilizável não é diminuído nem por eliminação renal12, nem por depósito no tecido adiposo13); baixa ou nula incidência14 de interação medicamentosa; baixa toxicidade15 e excelente tolerabilidade. As vitaminas do complexo B e o Ácido Ascórbico (Vitamina16 C) fazem do produto um valioso tratamento das deficiências leves destas vitaminas, proporcionando amplo reforço nutritivo. O Ácido Ascórbico auxilia também a conversão do Ácido Fólico à sua forma ativa, que fornece apoio à terapêutica17 das anemias macrocíticas.
Indicações de Noripurum Vitaminado
:No tratamento das anemias por deficiências nutritivas. Anemias ferroprivas.
- Contra-Indicações:
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Hemocromatose18, anemia hemolítica19, anemia perniciosa20, anemia falciforme21, anemias sidero-acrésticas: talassemia22, anemia23 do chumbo. Processos que prejudiquem a absorção de ferro pela via oral, como diarréias crônicas, retocolite ulcerativa. Anemias devidas a infecções24 agudas e tumores, sem deficiência de ferro. Anemias associadas a leucemias agudas ou crônicas. Hepatopatia aguda.
Precauções de Noripurum Vitaminado
:
Como todos os preparados férricos, Noripurum Vitaminado deve ser administrado com cautela na presença de alcoolismo, hepatite9, infecções24 agudas e estados inflamatórios do trato gastrintestinal (enterites, colite25 ulcerativa), pancreatite26 e úlcera péptica27. A administração do produto em pacientes submetidos a transfusões repetidas de sangue28 deve ser realizada sob rigoroso controle médico e observação do quadro sangüíneo, visto que a concomitância da aplicação de sangue28 com alto nível de ferro eritrocitário29 e sais de ferro por via oral pode resultar em sobrecarga férrica.
Interações Medicamentosas de Noripurum Vitaminado
:Graças à alta estabilidade do seu complexo de ferro, Noripurum Vitaminado não sofre diminuição da sua absorção por interação com certos medicamentos (p. ex. tetraciclinas, hormônios esteróides, anticoncepcionais, glicosídeos cardíacos), porventura empregados concomitantemente. A ingestão excessiva de álcool, causando incremento do depósito hepático de ferro, aumenta a probabilidade de efeitos colaterais30 e até tóxicos do ferro, quando em uso prolongado.
- Reações Adversas:
O preparado, sendo de excelente tolerância, apenas excepcionalmente provoca fenômenos gastrointestinais (sensação de plenitude, dores epigástricas, náuseas31, constipação32 ou diarréia5), freqüentemente observados com o uso dos sais ferrosos. A sua toxicidade15 extremamente baixa praticamente exclui o risco de intoxicação acidental. A manifestação de reações de hipersensibilidade (sensação de calor, rubor, taquicardia33, erupções cutâneas34) é extremamente rara, ocorrendo quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro. A coloração escura das fezes, quando de seu uso, não é característica específica do Noripurum, mas de todos compostos de ferro, não tendo absolutamente significância clínica.
Posologia de Noripurum Vitaminado
:Para o uso pediátrico, a dose diária de ferro a ser utilizada é calculada conforme a gravidade do caso e, salvo critério médico diferente, na base de 2,5 a 5,0 mg por kg de peso, administrados em uma ou mais tomadas. Para fins de cálculo35, lembra-se que o teor férrico de Noripurum Vitaminado é o seguinte: 1 comprimido = 132 mg de Ferro (III).Como posologia média sugere-se:
Crianças de 4 a 12 anos: a critério médico.
Adolescentes e Adultos: 1 a 2 comprimidos ao dia, em uma ou mais tomadas.
A dose sugerida pode ser aumentada ou diminuída conforme a gravidade dos sintomas36 e a critério médico.
Recomenda-se administrar o preparado pouco antes ou durante as refeições.
A fim de garantir um tratamento eficiente, com adequada reposição do estoque orgânico de ferro, recomenda-se continuar com a administração de Noripurum Vitaminado durante mais 2 a 3 meses após o desaparecimento dos sintomas36 clínicos e a normalização da taxa hemoglobínica.
Conduta na Superdosagem de Noripurum Vitaminado
Quando da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, deve-se proceder ao esvaziamento gástrico e empregar medidas usuais de apoio.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS36, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
NORIPURUM VITAMINADO - Laboratório
NYCOMED PHARMA
Rua do Estilo Barroco, 721
Santo Amaro/SP
- CEP: 04709-011
Tel: 11 5188 4400
Site: http://www.nycomed.com.br/
Ver outros medicamentos do laboratório "NYCOMED PHARMA"
