Preço de ZINNAT em Houston/SP: R$ 126,42

ZINNAT

GlaxoSmithKline

Atualizado em 09/12/2014

Composição de Zinnat

Zinnat é o éster 1-acetoxietil da cefuroxima,também conhecido como axetil cefuroxima.

Posologia e Administração de Zinnat

adultos: dose usual recomendada: 250 mg, 2 vezes ao dia; infecções1 do trato respiratório inferior: 500 mg, 2 vezes ao dia; infecções1 do trato urinário2 não complicadas: 125 mg, 2 vezes ao dia; complicadas: 250 mg, 2 vezes ao dia. Crianças: a dose usual é 125 mg, 2 vezes ao dia. Na otite média3, deve-se usar 250 mg, 2 vezes ao dia. Os comprimidos de Zinnat não devem ser triturados e por isso não são adequados para crianças com idade inferior a 5 anos. O curso do tratamento é geralmente de 7 dias. Zinnat deve ser tomado após as refeições para uma ótima absorção.

Precauções de Zinnat

pode, em geral, ser administrado com segurança a pacientes hipersensíveis a penicilinas, embora tenham sido relatadas reações cruzadas com algumas cefalosporinas. Por esta razão recomenda-se especial cuidado a pacientes que tenham sofrido qualquer reação anafilática4 às penicilinas. A cefuroxima deve ser administrada com precaução durante os primeiros meses de gravidez5.

Reações Adversas de Zinnat

podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, como diarréia6, náuseas7 e vômitos8, geralmente transitórios e de intensidade leve. Como ocorre com todos os antibióticos de amplo espectro, há possibilidade de desenvolvimento da colite9 pseudomembranosa. As reações de hipersensibilidade são raras. Têm-se observado eosinofilia10 e aumentos transitórios dos níveis de enzimas hepáticos.

Contra-Indicações de Zinnat

hipersensibilidade a cefalosporinas.

Indicações de Zinnat

infecções1 do trato respiratório inferior, otorrinolaringolócicas, da pele11 e tecidos moles, produzidas por bactérias sensíveis à cefuroxima.

Apresentação de Zinnat

comprimidos contendo 125 mg e 250 mg de cefuroxima, sob a forma de axetil cefuroxima, ambas as concentrações apresentadas em caixas com 10 comprimidos.


ZINNAT - Laboratório

GlaxoSmithKline
Estrada dos Bandeirantes, 8464
Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22783-110

Ver outros medicamentos do laboratório "GlaxoSmithKline"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Trato Urinário:
3 Otite média: Infecção na orelha média.
4 Reação anafilática: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
7 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
8 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
9 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
10 Eosinofilia: Propriedade de se corar facilmente pela eosina. Em patologia, é o aumento anormal de eosinófilos no sangue, característico de alergias e infestações por parasitas. Em patologia, é o acúmulo de eosinófilos em um tecido ou exsudato.
11 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.

Tem alguma dúvida sobre ZINNAT?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.