CALCIUM SANDOZ + VITAMINA C 1000 MG

NOVARTIS

Atualizado em 03/06/2015

Apresentação de Calcium Sandoz + Vitamina1 C

Embalagem com 10 comprimidos efervescentes.

USO PEDIÁTRICO E ADULTO  
 

Composição de Calcium Sandoz + Vitamina1 C

Cada comprimido  efervescente contém:
Carbonato  de  cálcio    0,5 g
Lactobionato  de  cálcio     1,0 g
Ácido   ascórbico (vitamina1 C)    1,0 g
Bicarbonato  de  sódio  (274 mg de sódio)    1,0 g
Açúcar2    1,8 g

Propriedades de Calcium Sandoz + Vitamina1 C

O cálcio é um mineral essencial, necessário para a manutenção do equilíbrio eletrolítico do organismo e para o funcionamento adequado de diversos mecanismos reguladores.A deficiência cálcica está associada aos distúrbios neuromusculares e à desmineralização óssea.
O ácido ascórbico (vitamina1 C) tem um importante papel nos processos biológicos de oxidação e redução e na respiração celular. Também é essencial para a formação de colágeno3 e reparo tecidual.
Foi  verificado que doses elevadas de vitamina1 C são eficazes na profilaxia e terapia de infecções4  do trato respiratório superior.
A deficiência de cálcio e ácido ascórbico (vitamina1 C) pode ser o resultado de uma nutrição5 inadequada ou pode ocorrer em várias condições associadas com necessidades aumentadas (veja indicações).
Calcium Sandoz + Vitamina1 C 1000 mg comprimidos efervescentes fornecem vitamina1 C e cálcio ionizável em quantidades suficientes para cobrir as necessidades diárias nas situações em que há aumento da demanda.

Indicações de Calcium Sandoz + Vitamina1 C

 Aumento da demanda de cálcio e vitamina1 C, por exemplo durante a gravidez6 e lactação7, durante os períodos de rápido crescimento (infância, adolescência), na idade avançada, durante moléstias infecciosas e convalescença.
Tratamento de deficiência de cálcio e vitamina1 C.
Como adjuvante nos resfriados e gripes.

Posologia de Calcium Sandoz + Vitamina1 C

Adultos e crianças com mais de 7 anos: 1 comprimido efervescente ao dia.Crianças de 3 a 7 anos: 1/2  comprimido efervescente ao dia.
Crianças com menos de 3 anos: de acordo com a prescrição médica.

Contra-Indicações de Calcium Sandoz + Vitamina1 C

Hipersensibilidade ao medicamento; hipercalcemia; hipercalciúria8 severa; insuficiência renal9 grave.

Precauções de Calcium Sandoz + Vitamina1 C

Em pacientes com hipercalciúria8 leve (excedendo 300 mg = 7,5 mmol/24 horas) com comprometimento leve ou moderado da função renal10 ou com história de depósitos urinários, é necessária a monitorização da excreção de cálcio na urina11. Se necessário, a dose de cálcio deve ser reduzida ou o tratamento interrompido.Em pacientes com tendência à formação de cálculos no trato urinário12, recomenda-se aumento da ingestão de líquidos. A ingestão de altas doses de vitamina1 D deve ser evitada durante a administração de cálcio, a menos que especificamente indicada.
O conteúdo de açúcar2 do Calcium Sandoz + Vitamina1 C 1000 mg (1,8 g/comprimido) deve ser levado em consideração nos pacientes diabéticos e seu conteúdo de sódio (0,27 g/ comprimido) deve ser considerado em pacientes que necessitam de dieta com baixo teor de sódio.

- Interações
O cálcio pode reduzir a absorção de preparações de uso oral de tetraciclina. No caso de tratamento simultâneo deve se manter um intervalo de ao menos 3 horas.
Doses elevadas de ácido ascórbico podem interferir com alguns métodos de determinação da glicose13 urinária.

- Efeitos colaterais14
Em casos raros podem ocorrer distúrbios gastrintestinais leves (distensão abdominal, diarréia15). Em pacientes predispostos, o tratamento prolongado com doses elevadas de Calcium Sandoz + Vitamina1 C 1000 mg  pode acarretar a formação de cálculos no trato urinário12.

Superdosagem de Calcium Sandoz + Vitamina1 C

Não foi relatado nenhum caso de superdosagem aguda. É de se esperar que a mesma cause distúrbios gastrintestinais, mas que não resulte em uma hipercalcemia, exceto em pacientes tratados com doses excessivas de vitamina1 D.

CALCIUM SANDOZ + VITAMINA C 1000 MG - Laboratório

NOVARTIS
Av. Prof. Vicente Rao, 90 - Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04706-900
Tel: 55 (011) 532-7122
Fax: 55 (011) 532-7942
Site: http://www.novartis.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "NOVARTIS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
3 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
4 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Nutrição: Incorporação de vitaminas, minerais, proteínas, lipídios, carboidratos, oligoelementos, etc. indispensáveis para o desenvolvimento e manutenção de um indivíduo normal.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
8 Hipercalciúria: Eliminação de quantidade anormalmente grande de cálcio na urina.
9 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
10 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
11 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
12 Trato Urinário:
13 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
14 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
15 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.

Tem alguma dúvida sobre CALCIUM SANDOZ + VITAMINA C 1000 MG?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.