ANUSOL HC

PFIZER

Atualizado em 03/06/2015

AnusolÒ hc
Supositório e pomada

21-Acetato de hidrocortisona  
Resorcinato de bismuto
óxido de zinco,
Galato básico de bismuto
Bálsamo-do-peru
Benzoato de benzila

Uso adulto

Fórmula    Supositório         Pomada
        Cada supositório     Cada 100 g contêm:
        contém:         
21-acetato
de hidrocortisona     3,0 mg      0,25 g    

Resorcinato         50,0 mg    1,75 g
de bismuto

Óxido de zinco     313,5 mg    10,75 g

Galato básico
de bismuto         64,1 mg    2,25 g

Bálsamo-do-peru     51,3 mg    1,87 g

Benzoato de benzila    34,2 mg    1,25 g    

Informações ao Paciente   de Anusol Hc

ANUSOL HC é indicado no tratamento de distúrbios inflamatórios anorretais, hemorróidas1 internas e externas. Controla rapidamente as complicações inflamatórias severas pela ação do acetato de hidrocortisona. O produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, ao abrigo da luz e calor, apresenta uma validade de 24 meses, a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados produtos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízos à saúde2. Alivia de imediato a dor, o prurido3, a irritação e o desconforto das desordens anorretais. Caracteriza-se a pomada ANUSOL HC por ser antipruriginosa, antiinflamatória e vasoconstritora. O médico deve ser informado da ocorrência de gravidez4 na vigência ou após o término do tratamento. O aparecimento de qualquer reação desagradável deve ser informado ao seu médico. Na dose recomendada não há indicação sobre reações desagradáveis. Em caso de infeções, o uso apropriado de agente antifúngico ou antibacteriano deve ser estabelecido. Caso a resposta não seja favorável, o tratamento com ANUSOL HC deve ser interrompido até que a infecção5 esteja totalmente controlada.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde2.

Informações Técnicas de Anusol Hc

Características de Anusol Hc

A incorporação de hidrocortisona ao ANUSOL HC, sob a forma de seu sal mais apropriado para uso tópico6, o acetato, visa controlar rapidamente as complicações das inflamações7 da mucosa8 anal e abreviar o tratamento. Caracteriza-se, portanto, a presença de 21-acetato de hidrocortisona pela sua ação antiinflamatória, agindo com eficácia e rapidez. O resorcinato de bismuto tem ações variadas: produz alivio do prurido3, é adstringente, anti-séptico suaves possui efeito cicatrizante. O óxido de zinco é adstringente. O galato básico de bismuto tem  sido empregado durante anos; sob forma de pó sedativo para tratamento de diversas dermatoses, principalmente o eczema9 por ação absorvente, protegendo a pele10 e as membranas mucosas11 e possuindo ação antimicrobiana. O bálsamo-do-peru possui suave ação antiséptica e estimula a cicatrização.

Indicações de Anusol Hc

Nas complicações e distúrbios anorretais como hemorróidas1 internas e externas, proctites, palpilites, criptites, fissuras12 anais, fístulas13 incompletas e após a cirurgia anorretal, para alivio imediato das dores.

Contra-Indicações de Anusol Hc

É contra-indicado a pacientes que apresentem hipersensibilidade aos componentes.

Precauções de Anusol Hc

Seu uso durante a gravidez4 não foi complemente  estabelecido. Portanto, durante a gravidez4 não deve ser utilizado em áreas extensas, em grandes quantidades ou por períodos prolongados. Caso ocorra irritação, o uso da ANUSOL HC deve ser interrompido.

Reações Adversas de Anusol Hc

Não foi descrita a freqüência das reações adversas para o medicamento.

Posologia de Anusol Hc

Supositórios: Dois supositórios por dia, pela manhã e à noite, ou a critério médico. Pomada: Fixa-se a cânula que acompanha o tubo, introduzindo-a completamente no ânus14. Aperta-se em seguida o fundo do tubo, fazendo sair uma quantidade de pomada suficiente para cobrir as partes afetadas. Quando se tratar de hemorróidas1 externas, convém lavar a área afetada com água morna e sabonete, enxugando-a com algodão hidrófilo. Em seguida, aplica-se a pomada externamente, sem friccionar. Em geral, uma aplicação ao levantar e outra ao deitar serão suficientes. Nos casos rebeldes será conveniente fazer outra aplicação após cada evacuação, a fim de não interromper o efeito terapêutico de ANUSOL HC.

Apresentações de Anusol Hc

Supositórios: Caixa com 6 unidades. Pomada: Tubo contendo 15 g.


Conservar em lugar fresco (geladeira).

Venda Sob Prescrição Médica.

WARNER-LAMBERT Indústria e Comércio Ltda.

ANUSOL HC - Laboratório

PFIZER
Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves, 1555
Guarulhos/SP - CEP: 07112-070
Tel: 0800-16-7575
Site: http://www.pfizer.com.br
CNPJ n° 46.070.868/0001-69

Ver outros medicamentos do laboratório "PFIZER"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hemorróidas: Dilatações anormais das veias superficiais que se encontram na última porção do intestino grosso, reto e região perianal. Pode produzir sangramento junto com a defecação e dor.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
7 Inflamações: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc. Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
8 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
9 Eczema: Afecção alérgica da pele, ela pode ser aguda ou crônica, caracterizada por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
10 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
11 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
12 Fissuras: 1. Pequena abertura longitudinal em; fenda, rachadura, sulco. 2. Em geologia, é qualquer fratura ou fenda pouco alargada em terreno, rocha ou mesmo mineral. 3. Na medicina, é qualquer ulceração alongada e superficial. Também pode significar uma fenda profunda, sulco ou abertura nos ossos; cesura, cissura. 4. Rachadura na pele calosa das mãos ou dos pés, geralmente de pessoas que executam trabalhos rudes. 5. Na odontologia, é uma falha no esmalte de um dente. 6. No uso informal, significa apego extremo; forte inclinação; loucura, paixão, fissuração.
13 Fístulas: Comunicação anormal entre dois órgãos ou duas seções de um mesmo órgão entre si ou com a superfície. Possui um conduto de paredes próprias.
14 Ânus: Segmento terminal do INTESTINO GROSSO, começando na ampola do RETO e terminando no ânus.

Tem alguma dúvida sobre ANUSOL HC?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.