SILIGEL

Atualizado em 28/03/2008
OBS: Todos os medicamentos do Laboratório Enila tiveram sua produção suspensa segundo Resolução - RE nº 892, de 29 de maio de 2003 da Anvisa.
 

Siligel

- Composição

Cada comprimido contém: Hidróxido de alumínio 100 mg; Trissilicato de Magnésio 200 mg; Dimeticona 40 mg; Excipiente q.s. 1 comprimido. Cada 5 ml (colher das de chá) contêm: Hidróxido de alumínio 200 mg; Trissilicato de magnésio 400 mg: Dimeticona 80 mg; Excipiente q.s. 5 ml.

- Ação

No tratamento auxiliar das úlceras1 gastroduodenais, gastrites2 e hipercloridria, acompanhados da flatulência, SILIGEL se distingue por um triplo mecanismo de ação: combate o excesso de acidez, promove a proteção mecânica da mucosa3 e previne a fisiose. O hidróxido de alumínio 80 trissilicato de magnésio possuem comprovada ação antiácida, adsorvente e demulcente, neutralizando o excesso de acidez sem provocar hiperacidez compensadora o promovem a proteção mecânica  da mucosa3; não abram a normalidade dos processos digestivos. A dimeticona, graças à sua propriedade de modificar a tensão superficial dos  gases, combate a distensão abdominal, o meteorismo4 e a sensação do mal-estar pós-prandial que acompanham comumente os distúrbios  cloridropépticas.

- Indicações

Antiácido5, adsorvente e antifisético. No tratamento auxiliar  dos distúrbios cloridropépticos acompanhado. de flatulência, tais como  úlceras1 pépticas. gastrite6, e hiperacidez.

Restrições e adversidades   Como todo medicamento, deve ser mantido fora do alcance de crianças.

- Posologia

Um a dois comprimidos até 6 vezes ao dia (1 a 3 horas após as refeições e ao deitar), de preferência chupados ou dissolvidos lentamente na boca7. Uma colher das de chá (5 ml) até 6 vezes ao dia (1 a 3 horas após as refeições e ao deitar). Agite antes de usar.

As doses poderão ser modificadas a critério médico.

- Apresentações

Comprimido: Caixa com 30 comprimidos. Emulsão oral: Frasco com 100 ml.

Laboratório ENILA.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Úlceras: Feridas superficiais em tecido cutâneo ou mucoso que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
2 Gastrites: Inflamação aguda ou crônica da mucosa do estômago. Manifesta-se por dor na região superior do abdome, acidez, ardor, náuseas, vômitos, etc. Pode ser produzida por infecções, consumo de medicamentos (aspirina), estresse, etc.
3 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
4 Meteorismo: Acúmulo de gás no tubo digestivo. Pode produzir distensão abdominal, dor persistente, flatulência, etc.
5 Antiácido: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
6 Gastrite: Inflamação aguda ou crônica da mucosa do estômago. Manifesta-se por dor na região superior do abdome, acidez, ardor, náuseas, vômitos, etc. Pode ser produzida por infecções, consumo de medicamentos (aspirina), estresse, etc.
7 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes

Tem alguma dúvida sobre SILIGEL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.