

Ofloxacino 0,3%
ALCON
Ofloxacino 0,3%
Solução Oftálmica Estéril
Forma Farmacêutica e Apresentação do Ofloxacino
Solução oftálmica estéril apresentada em frasco plástico conta-gotas contendo 5 ml.
Composição do Ofloxacino
Cada ml contém:
Ofloxacino...................3,0 mg
Veículo constituído de cloreto de sódio, ácido clorídrico1 e/ou hidróxido de sódio, cloreto de benzalcônio como conservante e água purificada q.s.p. 1,0 ml.
Informações ao Paciente do Ofloxacino
O ofloxacino combate as infecções2 causadas por microrganismos sensíveis.O produto deve ser protegido da luz e do calor.
Prazo de validade: 24 meses. Não utilize medicamento com prazo de validade vencido.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe o médico se está amamentando.
Para evitar a contaminação do produto não toque o conta-gotas do frasco em qualquer superfície.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe o médico se ocorrerem reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE4.
Informações Técnicas do Ofloxacino
O ofloxacino, potente fluoroquinolona de terceira geração, é um agente bactericida cujo mecanismo de ação pode ser explicado pela inibição das enzimas sintetizadoras de DNA, observando-se lise5 bacteriana quando se usam as concentrações inibitórias mínimas (CIM). Os estudos disponíveis demonstram que o ofloxacino tem amplo espectro de ação contra a maioria dos microorganismos Gram-positivos e Gram-negativos mais comuns: Staphylococcus sp., Streptococcus sp., S. pneumoniae, pneumococos, Micrococcus sp., Corynebacterium sp., Branhamella catarralis, Pseudomonas sp., P. aeruginosa, Haemophilus influenzae, Moraxella sp., Serratia sp., Proteus sp., Klebsiella sp. e Chlamydia trachomatis. Em coelhos com úlcera6 da córnea7 infectada por Pseudomonas aeruginosa o ofloxacino exerce ação preventiva e terapêutica8. Os estudos em animais demonstraram que a aplicação de aproximadamente 40 ng de solução oftálmica de ofloxacino 0,3% em olho9 normal de coelho era seguida de absorção com níveis máximos de 9,27 mg/g na conjuntiva10 bulbar e 1,61 mg/g na esclerótica11 após 5 minutos, caindo depois gradativamente. Os níveis máximos no humor aquoso12 e na córnea7 foram de 0,69 mg/ml e 4,87 mg/g, respectivamente, detectados após 1 hora, diminuindo rapidamente. Também nos estudos em animais, não se observaram sinais13 de irritação ocular ou lesão14 após aplicação tópica de solução oftálmica de ofloxacino 0,3%.
Indicações do Ofloxacino
Ofloxacino 0,3% solução oftálmica estéril é indicado nos processos de blefarite15, dacriocistite16, conjuntivite17, meibomite, ceratite, úlcera6 da córnea7, infecção18 pós-operatória e profilaxia de infecção18 no pós-operatório, cujo agente etiológico19 seja um microrganismo sensível ao ofloxacino.
Contra-Indicações do Ofloxacino
Ofloxacino 0,3% solução oftálmica estéril é contra-indicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade ao ofloxacino.
Precauções do Ofloxacino
Ofloxacino 0,3% solução oftálmica estéril não deve ser usado por período prolongado. Seu uso é exclusivamente tópico20.
Gravidez3 e lactação21: Não existe estudo nesse período e, por essa razão o produto deve ser utilizado durante a gravidez3 ou lactação21 somente quando os benefícios justificarem os riscos potenciais.
Interações Medicamentosas do Ofloxacino
Não são conhecidas interações com outros medicamentos.
Reações Adversas do Ofloxacino
Raramente foram relatadas reações adversas com o uso de ofloxacino 0,3% solução oftálmica estéril. Em menos de 1% dos casos foi relatado o aparecimento de alteração na pele22 do tipo eczema23 de intensidade leve, na face24.
Posologia do Ofloxacino
Dose Usual: 1 a 2 gotas, no(s) olho9(s) afetado(s), a cada 2 a 4 horas, nos primeiros dois dias de tratamento.
A seguir: 1 a 2 gotas, quatro vezes por dia, pelo período de até dez dias. A dose pode ser aumentada ou diminuída, de acordo com a intensidade do caso e a critério médico.
Superdosagem do Ofloxacino
Em geral, superdosagens não provocam problemas agudos. Se acidentalmente for ingerido, beba bastante líquido para diluir e procure orientação médica.
Pacientes Idosos do Ofloxacino
Não existem restrições de uso em pacientes idosos. A posologia é a mesma que a recomendada para as outras faixas etárias.
NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE4.
Ofloxacino 0,3% - Laboratório
ALCON
AV. N. SRA. DA ASSUNCAO, 736
SAO PAULO/SP
- CEP: 05359001
Tel: (011 )268-7433
Fax: (011 )819-2171
Ver outros medicamentos do laboratório "ALCON"
