BENZITRAT

UNIAO QUIMICA

Atualizado em 03/06/2015

Composição de Benzitrat

cada comprimido contém: cloridrato debenzidamina 50 mg. Excipiente: amido de milho, fosfato bicálcico, avicel, aerosil, goma arábica, estearato de magnésio, Eudragit E, acetona, álcool isopropílico, carbowax 6000, dióxido de titânio, essência de caramelo, talco. Gotas: cada ml (25 gotas) contém: cloridrato de benzidamida 30 mg. Veículo: metilparabeno, propilparabeno, sacarina1 sódica, açúcar2 refinado, aroma de caramelo, sorbitol3 (solução a 70%), água deionizada.

Posologia e Administração de Benzitrat

comprimidos: adultos: dose inicial: 1 comprimido por via oral, 4 vezes ao dia. Dose de manutenção: 1 comprimido, 3 vezes ao dia ou de acordo com prescrição médica. Crianças (6-12 anos): dose inicial: 1 comprimido, 2 vezes ao dia. Dose de manutenção: 1 comprimido ao dia ou de acordo com prescrição médica. Gotas: adultos: 50 gotas (2 ml) 3 a 4 vezes ao dia ou de acordo com prescrição médica. Crianças (6-12 anos) 1 gota4/kg de peso corporal até no máximo 25 gotas, por via oral, 3 a 4 vezes ao dia. Se necessário, a dose pode ser modificada de acordo com a prescrição médica. Benzitrat gotas pode ser administrado juntamente com água, suco de frutas ou chá. - Superdosagem: a ingestão inadvertida de uma superdosagem pode produzir agitação, ansiedade, alucinação5 e até convulsões. Neste caso é preciso instituir o tratamento de emergência6 que consiste basicamente no esvaziamento do estômago7 (lavagem gástrica8) acompanhado da introdução de medidas de apoio clínico.

Precauções de Benzitrat

este medicamento deve ser administrado durante ou após as refeições, o que evitará distúrbios gástricos.

Reações Adversas de Benzitrat

náuseas9, sensação de queimação ou ardor10 epigástrico. Casos de insônia. Tontura11 e taquicardia12 foram relatados.

Contra-Indicações de Benzitrat

hipersensibilidade conhecida à benzidamida, disfunção hepática13 e renal14 grave e durante o primeiro trimestre da gravidez15.

Indicações de Benzitrat

analgésico16 e antiinflamatório no tratamento de entorses17, contusões, fraturas, distensões, luxações, lesões18 dos tecidos moles e muscular ou traumas pós-cirúrgicos. Nos processos inflamatórios de origem infecciosa, Benzitrat pode ser usado em associação ao antimicrobiano indicado.

Apresentação de Benzitrat

comprimidos: embalagem com 30 unidades. Gotas: frasco com 20 ml com conta-gotas.


BENZITRAT - Laboratório

UNIAO QUIMICA
Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 90
Embu-Guaçu/SP - CEP: 06900-000
Tel: SAC 0800 11 1559

Ver outros medicamentos do laboratório "UNIAO QUIMICA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
2 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
3 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
4 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
5 Alucinação: Perturbação mental que se caracteriza pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensação sem objeto. Impressão ou noção falsa, sem fundamento na realidade; devaneio, delírio, engano, ilusão.
6 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
7 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
8 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
9 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
10 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
11 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
12 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
13 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
14 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
15 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
16 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
17 Entorses: É a torção de uma articulação, com lesão dos ligamentos (estrutura que sustenta as articulações).
18 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre BENZITRAT?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.