AMPICILINA

DUCTO

Atualizado em 03/06/2015

Composição da Ampicilina

cada cápsula contém: ampicilina anidra 500 mg;excipientes: aerosil, P.V.P. K30, álcool etílico 96º GL. Cada ml de suspensão oral contém: ampicilina anidra 50 mg; excipientes: bezoato de sódio, açúcar1 refinado, citrato de sódio, essência de morango pó, corante rosa, aerosil, nipagin, nipasol. Cada frasco-ampola contém: ampicilina anidra 500 ou 1000 mg.

Posologia e Administração da Ampicilina

infecções2: vias respiratórias: adultos: 250-500 mg cada 6 horas; crianças: 25-50 mg/kg/dia em doses a cada 6 a 8 horas. Trato gastrintestinal: adultos: 500 mg a cada 6 horas; crianças 50-100 mg/kg/dia em doses a cada 6 a 8 horas. Vias geniturinárias: adultos 500 mg a cada 6 horas; crianças 50-100 mg/kg/dia em doses a cada 6 a 8 horas. Meningite3 bacteriana: adultos: 8 a 14 g a cada 24 horas; crianças: 100-200 mg/kg/dia. Superdosagem: Ampicilina é removida por hemodiálise4.

Precauções da Ampicilina

podem ocorrer possíveis alergias cruzadas nos casos de hipersensibilidade à penicilina, cefalosporina e outros alérgenos5. O uso em pacientes idosos (acima de 65 anos) requer um rigoroso controle médico com ajuste de posologia. - Interações medicamentosas: Ampicilina pode diminuir a eficácia de anticoncepcionais orais. Também afeta a absorção de drogas na flora gastrintestinal. Existe um antagonismo entre ampicilina e cloranfenicol.

Reações Adversas da Ampicilina

perturbações gastrintestinais leves e ocasionais, podem ocorrer depois da administração por via oral. Urticária6, erupções cutâneas7 e reações semelhantes à doença do soro8 podem ser controladas com anti-histamínicos e, se necessário, corticosteróides sistêmicos9. Sempre que tais reações ocorrerem, o uso da Ampicilina deve ser interrompido, a menos que na opinião do médico, a condição a ser tratada coloque em risco a vida do paciente, e somente possa ser erradicada com o uso da Ampicilina.

Contra-Indicações da Ampicilina

pacientes com história de hipersensibilidade às penicilinas.

Indicações da Ampicilina

todos os processos infecciosos, sejam agudos, crônicos e crônico10-recidivantes11 de qualquer gravidade, tais como: infecções2 das vias respiratórias, urinárias biliares, gastrintestinais enterites (Salmonella, Shigella e E. coli), septicemia12, endocardite13 e meningite3.

Apresentação da Ampicilina

caixa com 6 cápsulas contendo 250 mg ou 500 mg e caixa com 10 cápsulas de 500 mg. Suspensão oral: caixa contendo frasco com pó para preparação. Após reconstituição, o frasco conterá 60 ml de suspensão. Injetável: frascos-ampola contendo 500 ou 1000 mg de ampicilina sódica.


AMPICILINA - Laboratório

DUCTO
Rua VPR 3, Quadra 2-A, Mód. 20/21
Anápolis/GO - CEP: 75133-600
Tel: (62 )310-2500
Fax: (62 )800-2122

Ver outros medicamentos do laboratório "DUCTO"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Meningite: Inflamação das meninges, aguda ou crônica, quase sempre de origem infecciosa, com ou sem reação purulenta do líquido cefalorraquidiano. As meninges são três membranas superpostas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.
4 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
5 Alérgenos: Substância capaz de provocar reação alérgica em certos indivíduos.
6 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
7 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
8 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
9 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
10 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
11 Recidivantes: Característica da doença que recidiva, que acontece de forma recorrente ou repetitiva.
12 Septicemia: Septicemia ou sepse é uma infecção generalizada grave que ocorre devido à presença de micro-organismos patogênicos e suas toxinas na corrente sanguínea. Geralmente ela ocorre a partir de outra infecção já existente.
13 Endocardite: Inflamação aguda ou crônica do endocárdio. Ela pode estar preferencialmente localizada nas válvulas cardíacas (endocardite valvular) ou nas paredes cardíacas (endocardite parietal). Pode ter causa infecciosa ou não infecciosa.

Tem alguma dúvida sobre AMPICILINA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.