TORANTE

EUROFARMA

Atualizado em 09/12/2014

TORANTE

Hedera helix

Espécie vegetal: Hedera helix Linné (Araliaceae)
Parte utilizada: Folhas

Xarope

Forma Farmacêutica e Apresentações de Torante

Embalagens com frascos de 100 ou 200 mL contendo 15 mg/mL (equivalente a 1,50 mg de hederacosídeo C), acompanhado de copo medida.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 1 ANO USO ORAL

Composição de Torante

Cada mL de xarope contém:
Hedera helix, extrato seco de folhas....................15 mg*
excipientes q.s.p. .................... 1 mL
* equivalente a 1,50 mg de hederacosídeo C.
Excipientes: sorbitol1, benzoato de sódio, sorbato de potássio, ácido cítrico, goma xantana, glicerol, aroma natural de cereja, água deionizada.

Informações ao Paciente de Torante

1. Para Quê Este Medicamento é Indicado de Torante

Torante (Hedera helix) é indicado para o tratamento de sintomas2 associados a doenças brônquicas e pulmonares que cursam com aumento de secreções e/ou espasmo3 estreitamento) dos brônquios4. Por seu efeito expectorante, Torante (Hedera helix) melhora a respiração.

2. Como Este Medicamento Funciona de Torante

Torante (Hedera helix) possui efeito mucolítico (diminui a viscosidade5 do muco) e expectorante, facilitando a eliminação das secreções. O princípio ativo de Torante (Hedera helix) também apresenta o efeito de dilatar os brônquios4 e têm ações antiinflamatórias.

3. Quando Não Devo Usar Este Medicamento de Torante

Você não deve utilizar Torante (Hedera helix) se apresentar hipersensibilidade (alergia6) a qualquer um dos componentes do xarope ou se apresentar intolerância hereditária à frutose7 (devido à presença de sorbitol1 na formulação, que se transforma em frutose7 no organismo). Neste caso, o médico deverá analisar os riscos em relação aos benefícios do produto. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grá-vidas em nenhum momento da gestação.

4. o Que Devo Saber Antes de Usar Este Medicamento de Torante

Advertências
Embora não existam dados clínicos sobre a exposição de Torante (Hedera helix) na gravidez8 humana, os estudos com animais não indicam efeitos nocivos diretos ou indiretos em relação à
gravidez8, desenvolvimento embrionário ou fetal, parto ou desenvolvimento após o nascimento. Apesar disto, como qualquer outro medicamento, Torante (Hedera helix) deve ser administrado
com cautela durante a lactação9 e não deve ser utilizado durante a gravidez8.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas em nenhum momento da gestação.
Recomenda-se cautela em pacientes com gastrite10 ou úlcera11. Em presença de falta de ar, febre12 ou expectoração13 purulenta14, o médico deverá ser consultado.
O uso concomitante de medicamentos para tratar a tosse não é recomendado sem prescrição médica.

Efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas
Não foram conduzidos estudos para avaliar os efeitos de Torante (Hedera helix) sobre a habilidade de dirigir e operar máquinas.

Interações medicamentosas
Não são conhecidos efeitos adversos quando o paciente usa simultaneamente Torante (Hedera helix) com outros medicamentos. De qualquer maneira, informe ao seu médico sobre outros medicamentos que esteja usando.

Interações com alimentos e testes laboratoriais
Não são conhecidas interações com alimentos e testes laboratoriais.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico.
Pode ser perigoso para a sua saúde15.

5. Onde, Como e Por Quanto Tempo Posso Guardar Este Medicamento de Torante

Este medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Torante (Hedera helix) xarope tem a cor amarelo escuro, levemente turvo. Torante (Hedera helix) contém um extrato de plantas como ingrediente ativo e, portanto, a coloração pode variar ocasionalmente, como todas as preparações feitas a partir de ingredientes naturais. Isto não afeta a eficácia terapêutica16 da preparação.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. Como Devo Usar Este Medicamento de Torante

Dosagem:
 •  Crianças de 1-5 anos:
2,5 mL, três vezes ao dia, de 8 em 8 horas
 •  Crianças de 6-12 anos:
5 mL, três vezes ao dia, de 8 em 8 horas
 •  > 12 anos e adultos:
5 a 7,5 mL, três vezes ao dia, de 8 em 8 horas
A duração do tratamento depende da gravidade do quadro clínico. O uso por períodos maiores que quatro a cinco dias somente deve ser feito sob supervisão médica.

Agite antes de usar.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

7. o Que Devo Fazer Quando Eu Me Esquecer de Usar Este Medicamento de Torante

Use a medicação assim que se lembrar que esqueceu uma dose. Se o horário estiver próximo ao que seria a dose seguinte, pule a dose perdida e siga o horário das outras doses normalmente. Não dobre a dose para compensar a dose omitida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. Quais Os Males Que Este Medicamento Pode Me Causar de Torante

Os eventos adversos de Torante (Hedera helix) são apresentados em ordem de frequência decrescente a seguir:

Incomuns, > 1/1.000 e < 1/100 (> 0,1% e < 1%):
diarreia17 (provavelmente devido à presença de sorbitol1 na formulação), dor abdominal, dor na região do estômago18, náuseas19 e vômitos20, alergia6 na pele21 e outras reações alérgicas.

Raros, > 1/10.000 e < 1.000 (> 0,01% e < 0,1%):
boca22 seca e sede, perda do apetite, eructação23, aftas, ansiedade, tremor, dor de cabeça24, tontura25, palpitação26, sudorese27.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através de seu serviço de atendimento.

9. o Que Fazer Se Alguém Usar Uma Quantidade Maior do Que a Indicada Deste Medicamento de Torante

O médico deverá ser informado, caso haja sintomas2 de náuseas19, vômitos20 e diarreia17, que podem ser devidos à ingestão de quantidades muito altas (mais que três vezes a dose diária recomenda) de Torante (Hedera helix), para que possam ser tomadas as medidas cabíveis.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001,
se você precisar de mais orientações.

M.S.: 1.0043.1029

Farm. Resp.: Dra.  Sônia Albano Badaró - CRF-SP 19.258

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

Esta bula foi aprovada pela ANVISA em 06/12/2010.

EUROFARMA LABORATÓRIOS LTDA.
Av. Ver. José Diniz, 3.465 - São Paulo-SP
CNPJ: 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira

TORANTE - Laboratório

EUROFARMA
Av. Ver. José Diniz, 3465 - Campo Belo
São Paulo/SP - CEP: 04603-003
Tel: 0800-704-3876
Email: euroatende@eurofarma.com.br
Site: http://www.eurofarma.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "EUROFARMA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Espasmo: 1. Contração involuntária, não ritmada, de um ou vários músculos, podendo ocorrer isolada ou continuamente, sendo dolorosa ou não. 2. Qualquer contração muscular anormal. 3. Sentido figurado: arrebatamento, exaltação, espanto.
4 Brônquios: A maior passagem que leva ar aos pulmões originando-se na bifurcação terminal da traquéia. Sinônimos: Bronquíolos
5 Viscosidade: 1. Atributo ou condição do que é viscoso; viscidez. 2. Resistência que um fluido oferece ao escoamento e que se deve ao movimento relativo entre suas partes; atrito interno de um fluido.
6 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
7 Frutose: Açúcar encontrado naturalmente em frutas e mel. A frutose encontrada em alimentos processados é derivada do milho. Contém quatro calorias por grama.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
10 Gastrite: Inflamação aguda ou crônica da mucosa do estômago. Manifesta-se por dor na região superior do abdome, acidez, ardor, náuseas, vômitos, etc. Pode ser produzida por infecções, consumo de medicamentos (aspirina), estresse, etc.
11 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
12 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
13 Expectoração: Ato ou efeito de expectorar. Em patologia, é a expulsão, por meio da tosse, de secreções provenientes da traqueia, brônquios e pulmões; escarro.
14 Purulenta: Em que há pus ou cheio de pus; infeccionada. Que segrega pus. No sentido figurado, cuja conduta inspira nojo; repugnante, asqueroso, sórdido.
15 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
16 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
17 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
18 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
19 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
20 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
21 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
22 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
23 Eructação: Ato de eructar, arroto.
24 Cabeça:
25 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
26 Palpitação: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
27 Sudorese: Suor excessivo

Tem alguma dúvida sobre TORANTE?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.