Preço de DIPIRONA SÓDICA 500 mg em Houston/SP: R$ 17,39

DIPIRONA SÓDICA 500 mg

NEO QUIMICA

Atualizado em 08/12/2014

Composição da Dipirona Sódica

cada ml ou comprimido contém: dipirona sódica500 mg. Excipientes gotas: metabissulfito de sódio, EDTA sódico, sorbitol1, água purificada. Excipiente injetável: água para injeção2. Excipientes comprimidos: amido, polividona, álcool etílico.

Posologia e Administração da Dipirona Sódica

adultos e adolescentes acima de 15 anos: 1 a 11/2 comprimido ou 20 a 30 gotas ou 2 a 5 ml via IM ou IV 4 vezes ao dia, ou a critério médico. De 5 a 11 anos: 1/2 comprimido ou 5 a 25 gotas ou 0,4 a 1,0 ml via IM ou IV 4 vezes ao dia, ou a critério médico. Em crianças menores a posologia deve ser ajustada a critério médico.

Precauções da Dipirona Sódica

o produto pode produzir reações idiossincrásicas, caracterizadas com neutropenia3 e/ou agranulocitose4. Recomenda-se, pois, o controle sangüíneo nos tratamentos prolongados. O uso em idosos (acima de 65 anos) requer prescrição e acompanhamento médico. - Interações medicamentosas: o uso de dipirona com clorpromazina, pode provocar hipotermia5 grave. Não deve ser usado com bebidas alcoólicas porque o efeito do álcool pode ser potencializado. Não deve ser usado com ciclosporinas devido à redução do nível sangüíneo desta.

Reações Adversas da Dipirona Sódica

o uso de pirazolonas, incluso a dipirona, pode ocasionar efeitos indesejáveis que vão desde simples alergias até depressão de granulocitopoiese e agranulocitose4 que pode ser fatal.

Contra-Indicações da Dipirona Sódica

portadores de nefrites crônicas e no glaucoma6 de ângulo estreito entre a íris7 e a córnea8, discrasias sangüíneas9, durante a gravidez10, a pacientes com doenças metabólitas, tais como: porfiria11 hepática12 e deficiência congênita13 de glicose14-6-fosfato desidrogenase e a pacientes com hipersensibilidade aos derivados pirazolônicos. No uso concomitante com ciclosporinas, clorpromazina e bebidas alcoólicas.

Indicações da Dipirona Sódica

analgésico15 e antipirético16, uso habitual em estados febris e dolorosos.

Apresentação da Dipirona Sódica

caixa com 50 ampolas de 2 ml e caixa com 50 ampolas de 5 ml; gotas em frasco de 10 ml e caixas com 25 envelopes de 4 comprimidos.


DIPIRONA SÓDICA 500 mg - Laboratório

NEO QUIMICA
Rua VPR 1, Quadra 2-A, Mód. 4
Anápolis/GO - CEP: 75133600
Tel: (62 )316-1055
Fax: (62 )316-1022

Ver outros medicamentos do laboratório "NEO QUIMICA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
2 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
3 Neutropenia: Queda no número de neutrófilos no sangue abaixo de 1000 por milímetro cúbico. Esta é a cifra considerada mínima para manter um sistema imunológico funcionando adequadamente contra os agentes infecciosos mais freqüentes. Quando uma pessoa neutropênica apresenta febre, constitui-se uma situação de “emergência infecciosa”.
4 Agranulocitose: Doença causada pela falta ou número insuficiente de leucócitos granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), que se manifesta como ulcerações na garganta e outras mucosas, seguidas por infecções graves.
5 Hipotermia: Diminuição da temperatura corporal abaixo de 35ºC.Pode ser produzida por choque, infecção grave ou em estados de congelamento.
6 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
7 Íris: Membrana arredondada, retrátil, diversamente pigmentada, com um orifício central, a pupila, que se situa na parte anterior do olho, por trás da córnea e à frente do cristalino. A íris é a estrutura que dá a cor ao olho. Ela controla a abertura da pupila, regulando a quantidade de luz que entra no olho.
8 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
9 Discrasias sangüíneas: Qualquer alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
10 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
11 Porfiria: Constituem um grupo de pelo menos oito doenças genéticas distintas, além de formas adquiridas, decorrentes de deficiências enzimáticas específicas na via de biossíntese do heme, que levam à superprodução e acumulação de precursores metabólicos, para cada qual correspondendo um tipo particular de porfiria. Fatores ambientais, tais como: medicamentos, álcool, hormônios, dieta, estresse, exposição solar e outros desempenham um papel importante no desencadeamento e curso destas doenças.
12 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
13 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
14 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
15 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
16 Antipirético: Medicamento que reduz a febre, diminuindo a temperatura corporal que está acima do normal. Entretanto, ele não vai afetar a temperatura normal do corpo se uma pessoa que não tiver febre o ingerir. Os antipiréticos fazem com que o hipotálamo “ignore“ um aumento de temperatura induzido por interleucina. O corpo então irá trabalhar para baixar a temperatura e o resultado é a redução da febre.
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre DIPIRONA SÓDICA 500 mg?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.