Preço de FEMARA em Houston/SP: R$ 872,10

FEMARA

NOVARTIS

Atualizado em 08/12/2014

Composição da Femara

cada comprimido envernizado contém 2,5 mg deletrozol; excipiente (sílica gel, amido de milho, lactose1, celulose, estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio, hidroxipropilmetilcelulose, polietilenoglicol, talco, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo) q.s.p. 1 comprimido envernizado.

Posologia e Administração da Femara

adultos e pacientes idosas: a dose recomendada de Femara é de 2,5 mg, 1 vez ao dia. O tratamento com Femara deve continuar até que a progressão do tumor2 seja evidente. Nenhum ajuste de dose é necessário para tratamento de pacientes idosas. Pacientes com insuficiência renal3 ou hepática4: nenhum ajuste na dosagem é necessário (clearance de creatinina5 € 10 ml/min). - Superdosagem: não existe experiência de superdosagem com Femara. Não se conhece nenhum tratamento específico para superdosagem, devendo-se proceder a tratamento sintomático6 e de suporte.

Precauções da Femara

Femara não foi investigado em pacientes com clearance de creatinina5 < 10 ml/min. Como o letrozol se liga fracamente às proteínas7 plasmáticas, é previsto que seja removido da circulação8 por diálise9. Deve-se considerar cuidadosamente o potencial de risco/benefício para cada paciente antes de se administrar Femara. - Gravidez10 e lactação11: Femara está contra-indicado durante a gravidez10 e a lactação11. - Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas: é improvável que Femara comprometa a habilidade da paciente de dirigir veículos ou operar máquinas. No entanto, observaram-se fadiga12 e tontura13 com o uso de Femara. Os pacientes devem, portanto, ter cuidado ao operar máquinas ou dirigir veículos. - Interações medicamentosas: os estudos clínicos de interação com cimetidina e warfarina indicam que a co-administração de Femara com esses fármacos não resultou em interações clinicamente significativas. Adicionalmente, em um grande estudo clínico não houve evidência de interações clinicamente relevantes. E em pacientes que recebiam outros fármacos comumente prescritos (ex., benzodiazepínicos; barbituratos; antiinflamatórios não esteróides, como diclofenaco sódico; ibuprofeno; paracetamol; furosemida; omeprazol). Não existe experiência clínica, até o momento, sobre o uso de Femara em combinação com outros agentes antineoplásicos.

Reações Adversas da Femara

nos estudos clínicos, as reações adversas foram geralmente de intensidade leve a moderada e raramente graves o suficiente para determinar a descontinuação do tratamento. Muitas das reações adversas podem ser atribuídas tanto à doença básica como às conseqüências farmacológicas normais da privação de estrógenos (ex., fogachos e adelgaçamento dos cabelos).

Contra-Indicações da Femara

hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes. Pré-menopausa14 endócrina. Gravidez10 e lactação11.

Indicações da Femara

tratamento de câncer15 de mama16 avançado em mulheres na pós-menopausa14 (natural ou artificialmente induzida), que tenham sido tratadas previamente com antiestrogênicos.

Apresentação da Femara

caixas com 28 comprimidos envernizados.


FEMARA - Laboratório

NOVARTIS
Av. Prof. Vicente Rao, 90 - Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04706-900
Tel: 55 (011) 532-7122
Fax: 55 (011) 532-7942
Site: http://www.novartis.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "NOVARTIS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
2 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
3 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
4 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
5 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
6 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
7 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
8 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
9 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
10 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
11 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
12 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
13 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
14 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
15 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
16 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.

Tem alguma dúvida sobre FEMARA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.