GYNO-ZALAIN

PFIZER

Atualizado em 08/12/2014

Composição de Gyno-Zalain

cada comprimido vaginal contém: nitrato de sertaconazol 500 mg. Excipientes: tribenato de glicerol, amido, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, carboximetilcelulose, celulose microcristalina.

Posologia e Administração de Gyno-Zalain

deve ser administrado em dose única de 500 mg, o que corresponde a 1 comprimido vaginal, que com o auxílio do aplicador deve ser introduzido profundamente na vagina1, preferencialmente à noite ao deitar. - Superdosagem: a intoxicação é pouco provável, levando-se em consideração a concentração da substância ativa e a via de administração do Gyno-Zalain comprimido vaginal.

Precauções de Gyno-Zalain

se ocorrer qualquer reação sugestiva de hipersensibilidade ou irritação química, o uso do medicamento deve ser interrompido. Gyno-Zalain é destinado somente para uso vaginal. Recomenda-se a administração antes de deitar, a fim de favorecer a ação local e a absorção vaginal. - Gravidez2 e lactação3: a absorção sistêmica de sertaconazol após administrações vaginais únicas ou repetidas é irrelevante. Apesar disto, não foi demonstrado sua inocuidade4 em mulheres grávidas, portanto, deve-se avaliar a relação risco/benefício antes de sua utilização durante a gravidez2 e lactação3. No caso de decidir-se por seu uso em mulheres grávidas, a introdução do comprimido deverá ser feita manualmente e não com o auxílio do aplicador.

Reações Adversas de Gyno-Zalain

Gyno-Zalain comprimido vaginal é bem tolerado. Seus efeitos adversos são, em geral, leves e transitórios, os mais característicos podem ser: ocasionalmente: alterações geniturinárias (sensação de queimação uretral5, prurido6 vaginal, vaginite7, retenção urinária8, cistite9). Raramente: alterações alérgicas/dermatológicas (eritema10, erupções exantemáticas, prurido6, dermatite11 de contato) e neurológicas (cefaléia12). O tratamento deve ser suspenso imediatamente caso o paciente apresente algum episódio intenso de cefaléia12, irritação e/ou hipersensibilidade. O médico deverá ser comunicado se aparecerem outras manifestações clínicas.

Contra-Indicações de Gyno-Zalain

ainda não foram relatadas contra-indicações específicas para o uso do produto. Gyno-Zalain comprimido vaginal é contra-indicado em pacientes com conhecida hipersensibilidade ao sertaconazol ou outros derivados azólicos.

Indicações de Gyno-Zalain

tratamento tópico13 de vulvovaginites causadas por Candida e outros patógenos sensíveis ao sertaconazol.

Apresentação de Gyno-Zalain

caixa contendo 1 comprimido vaginal e um aplicador.


GYNO-ZALAIN - Laboratório

PFIZER
Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves, 1555
Guarulhos/SP - CEP: 07112-070
Tel: 0800-16-7575
Site: http://www.pfizer.com.br
CNPJ n° 46.070.868/0001-69

Ver outros medicamentos do laboratório "PFIZER"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vagina: Canal genital, na mulher, que se estende do ÚTERO à VULVA. (Tradução livre do original
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Inocuidade: Qualidade, caráter de uma coisa inócua/inofensiva.
5 Uretral: Relativo ou pertencente à uretra.
6 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
7 Vaginite: Inflamação da mucosa que recobre a vagina. Em geral é devido a uma infecção bacteriana ou micótica. Manifesta-se por ardor, dor espontânea ou durante o coito (dispareunia) e secreção mucosa ou purulenta pela mesma.
8 Retenção urinária: É um problema de esvaziamento da bexiga causado por diferentes condições. Normalmente, o ato miccional pode ser iniciado voluntariamente e a bexiga se esvazia por completo. Retenção urinária é a retenção anormal de urina na bexiga.
9 Cistite: Inflamação ou infecção da bexiga. É uma das infecções mais freqüentes em mulheres, e manifesta-se por ardor ao urinar, urina escura ou com traços de sangue, aumento na freqüência miccional, etc.
10 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
11 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
12 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
13 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.

Tem alguma dúvida sobre GYNO-ZALAIN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.