MICORAL CREME

ELOFAR

Atualizado em 09/12/2014

Composição de Micoral Creme

cada grama1 contém: cetoconazol 20 mg.Excipiente: álcool estearílico, álcool cetílico, polissorbato 80, monoestearato de sorbitano, miristrato de isopropila, propilenoglicol, sulfito de sódio, metilparabeno, propilparabeno, água deionizada.

Posologia e Administração de Micoral Creme

Micoral Creme deve ser aplicado nas áreas infectadas uma vez ao dia. O tratamento deve ser mantido por períodos adequados, estendendo-se por mais alguns dias até o desaparecimento dos sintomas2 e das lesões3. Observam-se resultados favoráveis em média, com 2 a 4 semanas de tratamento, dependendo, obviamente, do tipo de micose4, extensão e intensidade das lesões3. Devem ser praticadas medidas gerais de higiene, para auxiliar no controle de fatores de contaminação ou reinfecção. - Superdosagem: aplicado topicamente, Micoral Creme praticamente não é absorvido, tendo sido constatado níveis de absorção plasmática inferiores a 0,005 mcg/ml, não existindo relatos de superdosagem até o momento.

Precauções de Micoral Creme

Micoral Creme não pode ser usado na conjuntiva5, não estando indicado para infecções6 oftálmicas. O uso de Micoral Creme imediatamente após tratamento prolongado com corticosteróides poderá causar irritação. Contudo, é recomendado, quando exista tratamento concomitante, manter aplicação com um corticostéroide de menor potência pela manhã e aplicar Micoral Creme à noite e retirar gradativa e subseqüentemente a terapia com o corticóide após um período de 2 a 3 semanas. - Interações medicamentosas: não são conhecidas até o momento.

Reações Adversas de Micoral Creme

os efeitos colaterais7 raramente observados, têm-se restringindo à área cutânea8 onde é aplicado. Foram relatados poucos casos de irritação, sensação de ardor9 e dermatite10 de contato associados ao uso de Micoral Creme.

Contra-Indicações de Micoral Creme

é contra-indicada a pacientes com história de hipersensibilidade ao cetoconazol e aos demais componentes da fórmula.

Indicações de Micoral Creme

antifúngico. Micoral Creme é indicado para aplicação tópica no tratamento de micoses superficiais incluindo dermatofitoses (Tinea corporis, Tinea cruris, Tinea manum e Tinea pedis), candidíase11 cutânea8 e ptiríase versicolor12.

Apresentação de Micoral Creme

creme a 2% em bisnaga contendo 30 g.


MICORAL CREME - Laboratório

ELOFAR
RUA TEREZA CRISTINA, 67
FLORIANOPOLIS/SC - CEP: 88070790
Tel: (048 )248-1344
Fax: (048 )244-1099

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
4 Micose: Infecção produzida por fungos. Pode ser superficial, quando afeta apenas pele, mucosas e seus anexos, ou profunda, quando acomete órgãos profundos como pulmões, intestinos, etc.
5 Conjuntiva: Membrana mucosa que reveste a superfície posterior das pálpebras e a superfície pericorneal anterior do globo ocular.
6 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
8 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
9 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
10 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
11 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
12 Ptiríase versicolor: Conhecida como “micose de praia”, caracteriza-se por manchas claras recobertas por fina camada de descamação, facilmente demonstrável pelo esticamento da pele. Atinge principalmente áreas com maior produção de oleosidade como o tronco, a face, o pescoço e o couro cabeludo.

Tem alguma dúvida sobre MICORAL CREME?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.