OUVIDONAL

NEO QUIMICA

Atualizado em 09/12/2014

Composição de Ouvidonal

cada ml contém: cloranfenicol 25 mg; cloridratode lidocaína 30 mg. Excipientes: cloreto de benzalcônio, propilenoglicol, álcool etílico, ácido bórico, borato de sódio e água destilada.

Posologia e Administração de Ouvidonal

adultos: instilar 2 a 3 gotas no ouvido externo1 afetado 3 ou 4 vezes ao dia. Crianças: instilar 1 a 2 gotas no ouvido externo1 afetado até 3 vezes ao dia. A posologia adequada e a duração do tratamento devem ser ajustadas pelo médico de acordo com cada quadro clínico. - Superdosagem: nestes casos o tratamento deve ser interrompido imediatamente e o médico avisado para a instituição da terapêutica2 adequada.

Precauções de Ouvidonal

para o tratamento de infecções3 profundas devem ser usados antibióticos sistêmicos4 adequados. Ouvidonal não é recomendado durante as duas primeiras semanas de vida, durante a gravidez5 ou lactação6. O uso de antibióticos por tempo prolongado pode facilitar a proliferação de microorganismos não sensíveis, incluindo fungos. Pacientes idosos (acima de 65 anos) só devem fazer uso do medicamento exclusivamente a critério médico. Como existem riscos de toxicidade7, o medicamento não deve ser utilizado em infecções3 banais, não definidas ou que possam ser tratadas com outros antibacterianos. Existe a possibilidade de ototoxicidade8 se o medicamento entrar em contato com o ouvido médio9. A posologia determinada pelo médico deve ser seguida corretamente, pois devido ao cloridrato de lidocaína, que é um anestésico local, se a dose for excedida pode causar redução da audição; qualquer observação neste sentido, deve-se interromper imediatamente o uso e consultar o médico. - Interações medicamentosas: o uso de Ouvidonal simultaneamente com produtos que contenham penicilina pode diminuir o efeito terapêutico da mesma.

Reações Adversas de Ouvidonal

as mais comuns são sinais10 de irritação local, com prurido11 e sensação de queimação; raramente podem ocorrer reações de hipersensibilidade com erupção12 cutânea13, urticária14, dermatite15 vesicular e maculopapular16. Como efeito sistêmico17 podem ocorrer discrasias sangüíneas18.

Contra-Indicações de Ouvidonal

tratamento de infecções3 viróticas ou causadas por fungos, pacientes com perfuração da membrana timpânica19 ou portadores de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Indicações de Ouvidonal

tratamento tópico20 dos processos infecciosos do ouvido externo1, causados por germes sensíveis ao cloranfenicol.

Apresentação de Ouvidonal

frasco plástico gotejador com 10 ml.


OUVIDONAL - Laboratório

NEO QUIMICA
Rua VPR 1, Quadra 2-A, Mód. 4
Anápolis/GO - CEP: 75133600
Tel: (62 )316-1055
Fax: (62 )316-1022

Ver outros medicamentos do laboratório "NEO QUIMICA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Ouvido externo: Atualmente denominado orelha externa, consiste em duas porções: o pavilhão auditivo e o meato acústico externo, canal fechado em sua parte medial pela membrana timpânica, o que faz o limite da orelha média.
2 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
3 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
7 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
8 Ototoxicidade: Dano causado aos sistemas coclear e/ou vestibular resultante de exposição a substâncias químicas.
9 Ouvido médio: Atualmente denominado orelha média, é constituído pela membrana timpânica, cavidade timpânica, células mastoides, antro mastoide e tuba auditiva. Separa-se da orelha externa através da membrana timpânica e se comunica com a orelha interna através das janelas oval e redonda.
10 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
11 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
12 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
13 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
14 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
15 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
16 Maculopapular: Erupção cutânea que se caracteriza pelo aparecimento de manchas e de pápulas de tonalidade avermelhada, geralmente observada no sarampo ou na rubéola.
17 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
18 Discrasias sangüíneas: Qualquer alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
19 Membrana Timpânica: Membrana semi-transparente (oval), que separa da cavidade timpânica (ORELHA MÉDIA) o Meato Acústico Externo. Contém três camadas
20 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.

Tem alguma dúvida sobre OUVIDONAL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.