URITRAT 6 / URITRAT NF

LIBBS

Atualizado em 09/12/2014

Composição de Uritrat

cada comprimido contém: norfloxacina 400 mg.Excipiente q.s.p. 1 comprimido.

Posologia e Administração de Uritrat

ingerir 1 hora antes ou 2 horas após as refeições. Cistite1 e uretrite2 (Uritrat 6): 1 comprimido, 2 vezes ao dia por 3 dias. ITU complicadas (Uritrat NF): 1 comprimido, 2 vezes ao dia por 7 a 10 dias. Infecção3 do trato urinário4 crônico5 (Uritrat NF): 1 comprimido, 2 vezes ao dia por 10 a 21 dias. Duração máxima do tratamento é de 12 semanas. Uretrite2 gonocócica (Uritrat 6): 2 comprimidos em dose única. Gastrenterite bacteriana (Uritrat NF): 2 comprimidos ao dia por 5 dias. - Superdosagem: induzir vômito6, lavagem gástrica7 e tratamento de suporte com hidratação adequada.

Precauções de Uritrat

uso cauteloso em pacientes com convulsões, gravidez8 (avaliar risco/benefício), lactação9. Geriatria ou na insuficiência renal10 (Cl Creat < 30 ml/min/1,72 m2) diminuir a dose. - Interações medicamentosas: antagonismo com nitrofurantoína. Probenecida reduz a excreção da norfloxacina. Aumenta os níveis séricos de ciclosporina e teofilina. Antiácidos11 não devem ser usados.

Reações Adversas de Uritrat

freqüência 0,1 a 3,0% náuseas12, tontura13, cefaléias14, pirose15, dor abdominal, diarréia16, erupção17 cutânea18. Incidência19 rara (< 0,1%): anorexia20, distúrbios do sono, irritabilidade, depressão. Incidência19 muito rara: fotossensibilidade, reações de hipersensibilidade e colite21 pseudomembranosa.

Contra-Indicações de Uritrat

crianças e adolescentes. Hipersensibilidade à norfloxacina e outras quinolonas quimicamente relacionadas.

Indicações de Uritrat

infecções22 no trato geniturinário e/ou gastrintestinal, sensíveis à norfloxacina.

Apresentação de Uritrat

Uritrat 6: caixa com um blister de 6 comprimidos. Uritrat NF: caixa com um blister de 14 comprimidos.


URITRAT 6 / URITRAT NF - Laboratório

LIBBS
Rua Raul Pompéia, 1103
São Paulo/SP - CEP: 05025-011
Tel: (11 3)676-0655
Fax: (11 )864-6150
Email: libbs@libbs.com.br
Site: http://www.libbs.com.br/
08000-135044

Ver outros medicamentos do laboratório "LIBBS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Cistite: Inflamação ou infecção da bexiga. É uma das infecções mais freqüentes em mulheres, e manifesta-se por ardor ao urinar, urina escura ou com traços de sangue, aumento na freqüência miccional, etc.
2 Uretrite: Inflamação da uretra de causa geralmente infecciosa. Manifesta-se por ardor ao urinar e secreção amarelada drenada pela mesma. Em mulheres esta secreção pode não ser evidente.
3 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Trato Urinário:
5 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
6 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
7 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
10 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
11 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
12 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
13 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
14 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
15 Pirose: Sensação de dor epigástrica semelhante a uma queimadura, ela pode ser acompanhada de regurgitação de suco gástrico para dentro do esôfago; azia.
16 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
17 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
18 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
19 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
20 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
21 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
22 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.

Tem alguma dúvida sobre URITRAT 6 / URITRAT NF?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.