XAROPE DE IODETO DE POTÁSSIO ENILA

Atualizado em 28/03/2008
OBS: Todos os medicamentos do Laboratório Enila tiveram sua produção suspensa segundo Resolução - RE nº 892, de 29 de maio de 2003 da Anvisa.
 

- Composição
iodeto de potássio 100 mg. Veículo q.s.p. 5 ml.

- Posologia e Administração
salvo critério médico, em média: adultos: 1 colher das de sopa (15 ml), 4 vezes ao dia. Crianças: de acordo com a idade, 1 colher das de café, ou das de chá (2 ou 5 ml), 3 a 4 vezes ao dia.

- Contra-Indicações
hipersensibilidade ao iodo. Tuberculose1 pulmonar ativa.

- Indicações
expectorante e antitussígeno. Todos os estados em que se impõe um efeito mucolítico direto sobre as secreções brônquicas: bronquite, asma2 brônquica, enfisema3, bronquiectasia4.

- Apresentação
vidro contendo 150 ml.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tuberculose: Doença infecciosa crônica produzida pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Produz doença pulmonar, podendo disseminar-se para qualquer outro órgão. Os sintomas de tuberculose pulmonar consistem em febre, tosse, expectoração, hemoptise, acompanhada de perda de peso e queda do estado geral. Em países em desenvolvimento (como o Brasil) aconselha-se a vacinação com uma cepa atenuada desta bactéria (vacina BCG).
2 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
3 Enfisema: Doença respiratória caracterizada por destruição das paredes que separam um alvéolo de outro, com conseqüente perda da retração pulmonar normal. É produzida pelo hábito de fumar e, em algumas pessoas, pela deficiência de uma proteína chamada Antitripsina.
4 Bronquiectasia: Sinônimo de “dilatação dos brônquios”. Há uma dilatação anormal e permanente dos brônquios cartilaginosos de médio calibre, da quinta à décima divisão brônquica. A dilatação está associada a uma destruição inflamatória dos tecidos musculares e elásticos das paredes brônquicas.

Tem alguma dúvida sobre XAROPE DE IODETO DE POTÁSSIO ENILA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.