Wartec

STIEFEL

Atualizado em 09/12/2014

Wartec

Podofilotoxina - Creme a 0,15%

Uso externo

Uso adulto

Apresentação de Wartec

Creme: Embalagem contendo bisnaga com 5 gramas de produto e um espelho.

Composição de Wartec

Cada g contém: Podofilotoxina 1,5 mg; Excipiente q.s.p. 1,0 g. O excipiente contém: ácido fosfórico, ácido sórbico, água purificada, álcool cetílico, álcool estearílico, butilidroxianisol (BHA), metilparabeno, miristato de isopropila, óleo de coco fracionado, óleo mineral, propilparabeno, steareth-7, steareth-10.

Informações ao Paciente de Wartec

WARTEC é um medicamento antiviral utilizado no tratamento de verrugas genitais que afetam o pênis1, em homens, e a genitália2 externa feminina. Manter o produto à temperatura ambiente (entre 15°C-25°C). Prazo de validade: 36 meses a partir da data de fabricação. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Pode ser prejudicial para a sua saúde4.

Informações Técnicas de Wartec

A podofilotoxina é um extrato de planta que possui propriedades antimitóticas, sendo utilizada para o tratamento de verrugas genitais e perianais. É a principal substância ativa da resina de podofilina obtida a partir da Podophyllum emodi. A podofilotoxina apresenta reações adversas locais, com baixa absorção sistêmica, ao contrário da podofilina, que apresenta elevado potencial tóxico. Mecanismo de ação: A podofilotoxina é um antimitótico que inibe a metáfase em células5 em divisão, ligando-se a, pelo menos, um sítio da tubulina. A ligação evita a polimerização da tubulina para a formação dos microtúbulos, o que resulta na suspensão da mitose. Em altas concentrações, a podofilotoxina também inibe o transporte de nucleosídeo através da membrana celular6. A ação quimioterápica da podofilotoxina é devida à inibição do crescimento celular e à habilidade de invadir o tecido7 de células5 infectadas por vírus8. A absorção sistêmica da podofilotoxina após aplicação tópica é muito baixa.

Indicações de Wartec

WARTEC é indicado no tratamento tópico9 de verrugas anogenitais externas (condiloma10 acuminado), que afetam o pênis1, em homens, e a genitália2 externa feminina.

Contra-Indicações de Wartec

Tratamento de feridas abertas como, por exemplo, as decorrentes de procedimentos cirúrgicos. WARTEC é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. O uso concomitante do produto com outras preparações contendo podofilotoxina é contra-indicado. WARTEC não deve ser usado em crianças.

Precauções e Advertências de Wartec

Deve-se evitar o contato do produto com os olhos11. Caso ocorra contato acidental, lave bem com água e consulte seu médico. Se o produto for ingerido, contatar imediatamente o seu médico ou o hospital local. Mostre a bisnaga e esta bula ao médico. As mãos12 devem ser bem lavadas após cada aplicação. O contato prolongado com a pele13 sadia deve ser evitado, uma vez que a podofilotoxina pode ser prejudicial para a pele13 sadia. O tratamento com WARTEC não deve ser efetuado no período menstrual, devido à probabilidade de resposta terapêutica14 insatisfatória com a lavagem da medicação pelo fluxo menstrual. Recomenda-se evitar atividade sexual neste período. Caso ocorra, deve-se utilizar camisinha. Como a podofilotoxina age como inibidora da metáfase da divisão celular, WARTEC não deve ser utilizado por mulheres grávidas, bebês15 ou crianças pequenas, ou mulheres que estão planejando engravidar.

Uso durante a gravidez3  WARTEC não deve ser utilizado durante a gravidez3. Não há estudos controlados disponíveis em animais ou mulheres grávidas.

Uso durante a lactação16  Não foi estabelecido se WARTEC é excretado pelo leite materno. Sendo assim, não deve ser utilizado durante a amamentação17.

Mutagênese, carcinogênese e prejuízo da fertilidade  Em estudos realizados em animais, a podofilotoxina não causou malformações18 e não influenciou o desenvolvimento embriológico e a distribuição dos sexos da prole com doses bem superiores à dose terapêutica14. Estudos toxicológicos e de reprodução19, realizados em animais, não forneceram evidência de uma incidência20 aumentada de dano fetal ou outros efeitos deletérios no processo reprodutivo. Assim sendo, foi demonstrado que a podofilotoxina não é uma substância mutagênica, nem carcinogênica e não provoca prejuízo à fertilidade, em estudos realizados em animais. Em humanos, não foram documentados problemas de fertilidade.

Reações Adversas de Wartec

Irritação local pode ocorrer no segundo ou terceiro dia de aplicação, associada com o começo da necrose21 da verruga. Na maioria dos casos, as reações são leves. Sensibilização da pele13, prurido22, ardor23, eritema24, úlcera25 epitelial superficial e balanopostite26 foram relatados. A irritação local diminui gradativamente após o tratamento. Consultar o médico se a coceira ou o ardor23 persistirem e causarem desconforto, ou se também houver outras reações adversas.

- Posologia e administração
A área afetada deve ser completamente lavada com sabão e água e bem enxugada antes do tratamento com WARTEC. Aplique o creme sobre os condilomas27 2 vezes ao dia. Aplique quantidade suficiente de creme para cobrir completamente a lesão28. Repita o tratamento por 3 dias consecutivos. Se os condilomas27 não desaparecerem, repita o ciclo de tratamento após 7 dias, contados a partir do 1o dia de tratamento. O tratamento pode ser repetido por, no máximo, 4 ciclos de tratamento de 1 semana cada. Caso a área total da lesão28 seja superior a 10 cm2, recomenda-se que o tratamento seja feito diretamente por um médico.

- Superdosagem
Não foi relatado nenhum caso de superdosagem com WARTEC. Em casos de uso excessivo de WARTEC, resultando em reação local grave, o tratamento deve ser interrompido, a área lavada e um tratamento sintomático29 introduzido. Não há nenhum antídoto30 específico. Se a droga acidentalmente entrar em contato com a pele13 sadia, a mesma deve ser completamente lavada com água e sabão. No caso de ingestão acidental, uma lavagem gástrica31 ou emética deve ser realizada. O tratamento deve ser sintomático29 e, em caso de superdosagem oral grave, assegurar que as vias aéreas estejam desobstruídas e administrar muito líquido para o paciente. Verificar e corrigir o balanço eletrolítico, monitorar os gases sangüíneos e a função hepática32. A contagem sangüínea deve ser monitorada pelo menos por cinco dias.

Atenção  Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas. Em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado.

Venda Sob Prescrição Médica.

Laboratórios STIEFEL Ltda.

Wartec - Laboratório

STIEFEL
Rua Professor João C. Salem, 1081/1301
Guarulhos/SP
Tel: 0800 7043189
Email: sac@stiefel.com.br
Site: http://www.stiefel.com.br

Ver outros medicamentos do laboratório "STIEFEL"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Pênis: Órgão reprodutor externo masculino. É composto por uma massa de tecido erétil encerrada em três compartimentos cilíndricos fibrosos. Dois destes compartimentos, os corpos cavernosos, ficam lado a lado ao longo da parte superior do órgão. O terceiro compartimento (na parte inferior), o corpo esponjoso, abriga a uretra.
2 Genitália: Órgãos externos e internos relacionados com a reprodução. Sinônimos: Órgãos Sexuais Acessórios; Órgãos Genitais; Órgãos Acessórios Sexuais
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
6 Membrana Celular: Membrana seletivamente permeável (contendo lipídeos e proteínas) que envolve o citoplasma em células procarióticas e eucarióticas.
7 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
8 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
9 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
10 Condiloma: Formação em formato de verruga que ocupa a superfície das mucosas genitais ou retais. Pode estar associada à infecção por um vírus chamado HPV (papilomavírus humano). Também é encontrado na sífilis tardia.
11 Olhos:
12 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
13 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
14 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
15 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
16 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
17 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
18 Malformações: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
19 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
20 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
21 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
22 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
23 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
24 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
25 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
26 Balanopostite: Inflamação da glande e do prepúcio. Produz dor e secreção de pus. Pode ser de origem traumática ou infecciosa.
27 Condilomas: Formação em formato de verruga que ocupa a superfície das mucosas genitais ou retais. Pode estar associada à infecção por um vírus chamado HPV (papilomavírus humano). Também é encontrado na sífilis tardia.
28 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
29 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
30 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
31 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
32 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.