FLORINY

ATIVUS

Atualizado em 08/12/2014

Apresentação de Floriny

Comprimidos Revestidos - caixa com 20 comprimidos revestidos. Líquido (solução oral) - frasco com 100 ml. USO ADULTO E/OU PEDIÁTRICO
-Composição
Comprimidos Revestidos - cada comprimido revestido contém: Extrato seco de Passiflora incarnata L. 0,100 g Extrato seco de Crataegus oxyacantha L. 0,030 g Extrato seco de Salix alba L. 0,100 g Excipientes: Dióxido de Silício, Lactose1, Estearato de Magnésio, Glicolato Amido Sódico, Talco BL-1 Magnesita, Polissorbato 80, Polietilenoglicol, Dióxido de Titânio, Corante, Copolímero Ácido Metacrílico, Simeticona, Trietilcitrato, Álcool Isopropílico, Acetona, Água de Osmose2. Líquido (solução oral) - cada 5 ml (1 colher medida) contém: Extrato fluido de Passiflora incarnata L. 0,50 ml Alcoolato de Crataegus oxyacantha L. 0,35 ml Extrato mole de Salix alba L. 0,25 g
-Cuidados na conservação
O medicamento deve ser conservado ao abrigo do calor excessivo, da umidade, da luz e em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Prazo de validade: 36 meses após a data de fabricação. Verifique a data de fabricação no cartucho. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
-Cuidados na administração
Devido ao efeito sedativo dos constituintes de FLORINY (Passiflora incarnata L., Crataegus oxyacantha L. e Salix alba L.) é bem tolerado e as reações adversas são raras, entre elas podemos citar dor de estômago3, diarréia4, dor ocular, zumbidos e reações urticariformes. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
-Gravidez5 e lactação6
Não há estudos conclusivos do uso dessas plantas em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim deve-se evitar seu uso nessas situações. Informe seu médico a ocorrência de gravidez5 na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.
-Interrupção no tratamento
Devido ao efeito sedativo dos constituintes de FLORINY (Passiflora incarnata L., Crataegus oxyacantha L. e Salix alba L.) é bem tolerado e as reações adversas são raras, entre elas podemos citar dor de estômago3, diarréia4, dor ocular, zumbidos e reações urticariformes. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
-Reações adversas
LORINY (Passiflora incarnata L., Crataegus oxyacantha L. e Salix alba L.) é bem tolerado e as reações adversas são raras, entre elas podemos citar dor de estômago3, diarréia4, dor ocular, zumbidos e reações urticariformes. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
-Informações
Devido a associação de plantas, FLORINY (Passiflora incarnata L., Crataegus oxyacantha L. e da Salix alba L.) possui um efeito calmante leve indicado nos quadros de Ansiedade e Distúrbios do sono. A Crataegus oxyacantha L. possui um efeito de relaxamento sobre musculatura lisa vascular7 e age na força de contração da musculatura lisa cardíaca. FLORINY pode ser usado nos casos de enurese8 noturna e como coadjuvante9 nos casos de hipertensão10 leve.
-Informações técnicas
Os comprimidos de FLORINY são revestidos por processo tecnológico moderno (film-coating) e programado para desintegrarem, dissolverem e serem absorvidos no duodeno11 com um bioaproveitamento máximo de seus princípios ativos. FLORINY ( Extrato seco de Passiflora incarnata L., Crataegus oxyacantha L. e Salix alba L.) é constituído por extratos de três plantas medicinais que são muito conhecidas. - Passiflora incarnata L.: Conhecida popularmente por maracujá silvestre, possui como substância ativa principal a Passiflorina ou Armano. Desta última substância se originam outros princípios ativos: Armina e o Armolo, elas atuam ao nível da medula espinhal12, provavelmente por interação com os receptores das endorfinas naturais, diminuindo os estímulos externos que chegam ao SNC13. É eficaz na insônia e na hiperexcitabilidade nervosa induzindo um sono próximo ao sono fisiológico14. O despertar após o uso da Passiflora é rápido e completo. Não causa a depressão psíquica e a lentidão dos reflexos comuns aos hipnóticos e tranquilizante (maiores ou menores). - Crataegus oxyacantha L.: Conhecido também como Espinheiro alvar, age no Sistema Nervoso15 Simpático16 por ter uma ação simpatolítica que dependendo da dose administrada pode produzir um efeito comparável a uma simpatectomia. Tem ação vasodilatadora direta, pois, este efeito se manifesta mesmo quando o vago está bloqueado. A ação simpatolítica pode influenciar a motilidade intestinal produzindo um aumento do número de evacuações, favorecendo algumas vezes o aparecimento de fezes líquidas. Efeitos cardiovasculares: Tem ação cronotrópica e inotrópica negativa nas fibras musculares17 cardíacas, apresentando sinergismo potenciativo com os digitálicos. Tem, portanto, uma ação bradicardizante e coronário dilatadora, podendo melhorar o rendimento cardíaco. Seu mecanismo de ação se faz pela inibição da Na/K ATPase, tem ação sedativa sobre o SNC13, o que auxilia o controle da hipertensão10 associada a componentes emocionais importantes. - Salix alba L. O Salgueiro alvar ou Salgueiro branco tem como princípios ativos a Salicina e a Saligenina que possuem identidade química incontestável com o Ácido Salicílico. Ações periféricas: Tem ação analgésica, antipirética e antiinflamatória provavelmente por bloqueio da produção de prostaglandinas18. Ações no SNC13: Permite um controle de hiperexcitabilidade nervosa. Ações antiespasmódicas: É útil no tratamento das cólicas19, principalmente, daquelas que se originam por uma liberação de prostaglandina20, no caso das dismenorréias.
-Indicações
Ansiedade, Distúrbios comportamentais do sono na criança, Distúrbios neurovegetativos, Enurese8 de origem não orgânica, Hipertensões leves, Insônia e Irritabilidade.
-Precauções e advertências
Devido a sua ação sedativa deve-se ter cautela ao se associar FLORINY (Passiflora incarnata L., Crataegus oxyacantha L. e Salix alba L.) com outros agentes sedantes tais como ansiolíticos e antidepressivos.
-Interações medicamentosas
Devido ao seu efeito potencializador, deve-se ter cuidado na administração de FLORINY concomitantemente com substâncias antiinflamatórias. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
-Contra-indicações
FLORINY (Passiflora incarnata L., Crataegus oxyacantha L. e Salix alba L.) está contra-indicado para pessoas que têm alergia21 a quaisquer constituintes da fórmula, por exemplo os salicilatos tal como o ácido acetil-salicílico.
-Posologia
Comprimido revestido: - Crianças maiores que 5 anos: 1 comprimido revestido, 1 ou 2 vezes ao dia. - Adultos: Insônia e irritabilidade leve: 1 a 2 comprimidos revestidos, 1 ou 2 vezes ao dia. Estados depressivos acentuados e insônia rebelde: 2 a 4 comprimidos revestidos, 1 ou 2 vezes ao dia Líquido - em solução oral Irritabilidade e insônia - Lactentes22: ½ copo medida (2,5 ml) 1 ou 2 vezes ao dia. - Crianças de 2 a 5 anos: 1 copo-medida (5 ml) 1 ou 2 vezes ao dia. - Crianças maiores de 5 anos: 2 copos-medida (10 ml) 1 ou 2 vezes ao dia. - Adultos e adolescentes: 3 copos-medida (15 ml) a 4 copos-medida (20 ml) 1 ou 2 vezes ao dia.
-Superdosagem
Não há relatos de superdosagem com o uso de FLORINY (Passiflora incarnata L., Crataegus oxyacantha L. e Salix alba L.). Em caso de ingestão acidental proceder lavagem gástrica23 e administração de eméticos
-Pacientes idosos
Até o momento, não há relatos de reações adversas em pacientes acima de 65 anos.


FLORINY - Laboratório

ATIVUS
Rua Fonte Mécia, 2050 - São Pedro
Valinhos/SP - CEP: 13270-000
Tel: (19) 3849 8600
Site: http://www.ativus.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "ATIVUS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
2 Osmose: Fluxo do solvente de uma solução pouco concentrada, em direção a outra mais concentrada, que se dá através de uma membrana semipermeável.
3 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
4 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
7 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
8 Enurese: Definida como a perda involuntária de urina. Ocorre quando a pressão dentro da bexiga excede aquela que se verifica dentro da uretra, ou seja, há um aumento considerável da pressão para urinar dentro da bexiga, isso ocorre durante a fase de enchimento do ciclo de micção. Pode também ser designada de “incontinência urinária“. E ocorre com certa frequência à noite, principalmente entre os idosos.
9 Coadjuvante: Que ou o que coadjuva, auxilia ou concorre para um objetivo comum.
10 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
11 Duodeno: Parte inicial do intestino delgado que se estende do piloro até o jejuno.
12 Medula Espinhal:
13 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
14 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
15 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
16 Simpático: 1. Relativo à simpatia. 2. Que agrada aos sentidos; aprazível, atraente. 3. Em fisiologia, diz-se da parte do sistema nervoso vegetativo que põe o corpo em estado de alerta e o prepara para a ação.
17 Fibras Musculares: Células grandes, multinucleadas e individuais (cilídricas ou prismáticas) que formam a unidade básica do tecido muscular esquelético. Constituídas por uma substância mole contrátil, revestida por uma bainha tubular. Derivam da união de MIOBLASTOS ESQUELÉTICOS com o sincício, seguida de diferenciação.
18 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
19 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
20 Prostaglandina: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
21 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
22 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
23 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.

Tem alguma dúvida sobre FLORINY?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.