ALCACHOFRA COMPOSTA VITAMED

CELLOFARM

Atualizado em 03/06/2015

ALCACHOFRA COMPOSTA VITAMED

Alcachofra Composta Vitamed
Cynara scolymus L. - Peumus boldus Mol.
Medicamento Fitoterápico


- Forma Farmacêutica e Apresentação
Comprimidos revestidos. Caixa com 30 e 100 comprimidos revestidos.

Composição da Alcachofra Composta Vitamed

Cada drágea1 contém:Extrato seco Cynara scolymus L ....................200 mg
Extrato seco Peumus boldus Mol....................50 mg
Excipiente (amido de milho, lactose2, fosfato bicálcico, dióxido de silício, estearato de magnésio, eudragit E, dióxido de titânio, talco, polietilenoglicol, corante azul nº 2, corante amarelo nº 5)
qs ....................1 comprimido.

Informações ao Paciente da Alcachofra Composta Vitamed

* Prazo de validade: Dois anos a partir da data de fabricação.

* Cuidados de conservação: Em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz.

* Gravidez3 e lactação4: Informe seu médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após seu término. Informe também se está amamentando.

* Reações adversas: No caso de surgirem reações desagradáveis, tais como: distúrbios gastrintestinais, cefaléia5 e reações cutâneas6, o médico deve ser imediatamente comunicado.

* Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

* TODO O MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE7.



Informação Técnica da Alcachofra Composta Vitamed

Alcachofra composta Vitamed é produzida com extrato de Cynara scolymus L. e Peumus Boldus Mol. Estes extratos possuem um conjunto de propriedades farmacológicas: * Alcachofra      Possui atividades colagoga e colerética, o que provoca aumento da secreção biliar. A cinarina auxilia significativamente na redução da taxa de colação metabólica/enzimática e é também utilizada para casos de hiperlipidemia8 e ateromatose interior dos tecidos adipóides. Auxilia na diminuição das cólicas9 biliares e possui ação preventiva em pessoas predispostas a desenvolver litíase10. Na uremia11 melhora a excreção da amônia. A ação diurética auxilia a eliminação de uréia12 e de substâncias tóxicas decorrentes do metabolismo13 celular desenvolvendo sua ação depurativa. A alcachofra possui também propriedades hipoglicemiantes14.
* Boldo
     Amargo aromático com propriedades estimulantes e tônicas. Ativa a secreção salivar e do suco gástrico, utilizado em casos de hipoacidez e dispepsias. O extrato apresenta acentuada atividade colerética e colagoga mostrando-se efetivo na hepatite15 crônica e aguda. A boldina produz um aumento gradual no fluxo da bile16, assim como um aumento dos sólidos totais na bile16 excretada. Os glicosídeos flavônicos e a mistura de suas agliconas obtidas por hidrólise, apresentam acentuada atividade espasmolítica.



Indicações da Alcachofra Composta Vitamed

     Estimulante da digestão17. Nas afecções18 hepatobiliares19 e no aumento de uréia12 e colesterol20. Alivia os males gástricos e renais. Coadjuvante21 nos regimes de emagrecimento, empregado também na hipertensão22. Como diurético23, laxante24 suave e auxiliar no tratamento da anemia25.


Posologia da Alcachofra Composta Vitamed

Tomar 4 a 8 drágeas26 ao dia.

Contra-Indicações da Alcachofra Composta Vitamed

Produto contra-indicado a pacientes com antecedentes de hipersensibilidade ao extrato de Cynara scolymus L., bem como de Peumus boldus Mol. Também contra-indicado nos casos de oclusão das vias biliares27 e hepatopatias graves.

Precauções da Alcachofra Composta Vitamed

Em casos de hipersensibilidade ao produto, descontinuar o uso.

Reações Adversas da Alcachofra Composta Vitamed

O produto é bem tolerado. Não foram relatadas reações adversas, desde que administrado da maneira correta.

Interações Medicamentosas da Alcachofra Composta Vitamed

Não há casos de interações com outros medicamentos.

Posologia da Alcachofra Composta Vitamed

Tomar 4 a 8 comprimidos ao dia, preferencialmente após as principais refeições.

Superdosagem da Alcachofra Composta Vitamed

Na eventualidade de ingestão de doses muito2 acima das preconizadas, pode ocorrer aumento da diurese28 e diarréia29. Descontinuar o uso, informar o médico e instituir terapêutica30 adequada.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SONTOMAS PROCURE O SEU MÉDICO.

ALCACHOFRA COMPOSTA VITAMED - Laboratório

CELLOFARM
AV DAS AMÉRICAS, 8445 - SALA 1414 - BARRA TOWER. BARRA DA TIJUCA.
RIO DE JANEIRO/RJ - CEP: 22793-080
Tel: 21 2105-6305
Fax: 21 2105-6309
Email: cellofarm@cellofarm.com.br
Site: http://www.cellofarm.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "CELLOFARM"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Drágea: Comprimido ou pílula contendo preparado farmacêutico.
2 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
6 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
8 Hiperlipidemia: Condição em que os níveis de gorduras e colesterol estão mais altos que o normal.
9 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
10 Litíase: Estado caracterizado pela formação de cálculos em diferentes regiões do organismo. A composição destes cálculos e os sintomas que provocam variam de acordo com sua localização no organismo (vesícula biliar, ureter, etc.).
11 Uremia: Doença causada pelo armazenamento de uréia no organismo devido ao mal funcionamento renal. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, perda de apetite, fraqueza e confusão mental.
12 Ureia: 1. Resíduo tóxico produzido pelo organismo, resulta da quebra de proteínas pelo fígado. É normalmente removida do organismo pelos rins e excretada na urina. 2. Substância azotada. Composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula CO(NH2)2 (ou CH4N2O), com um ponto de fusão de 132,7 °C.
13 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
14 Hipoglicemiantes: Medicamentos que contribuem para manter a glicose sangüínea dentro dos limites normais, sendo capazes de diminuir níveis de glicose previamente elevados.
15 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
16 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.
17 Digestão: Dá-se este nome a todo o conjunto de processos enzimáticos, motores e de transporte através dos quais os alimentos são degradados a compostos mais simples para permitir sua melhor absorção.
18 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
19 Hepatobiliares: Diz-se do que se refere ao fígado e às vias biliares.
20 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
21 Coadjuvante: Que ou o que coadjuva, auxilia ou concorre para um objetivo comum.
22 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
23 Diurético: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
24 Laxante: Que laxa, afrouxa, dilata. Medicamento que trata da constipação intestinal; purgante, purgativo, solutivo.
25 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
26 Drágeas: Comprimidos ou pílulas contendo preparado farmacêutico.
27 Vias biliares: Conjunto de condutos orgânicos que conectam o fígado e a vesícula biliar ao duodeno. Sua função é conduzir a bile produzida no fígado, para ser armazenada na vesícula biliar e posteriormente ser liberada no duodeno.
28 Diurese: Diurese é excreção de urina, fenômeno que se dá nos rins. É impróprio usar esse termo na acepção de urina, micção, freqüência miccional ou volume urinário. Um paciente com retenção urinária aguda pode, inicialmente, ter diurese normal.
29 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
30 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.