POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO HALOTANO

Atualizado em 24/05/2016

HALOTANO HOECHST é adequado para uso tanto em sistema de circuito fechado como semi-fechado. O uso de um vaporizador calibrado é essencial e deve sempre ser adaptado ao tubo de suprimento de gás fora do circuito fechado.

Pré-medicação: Para evitar reflexos vaso-vagais, atropina (0,01 mg/kg de peso corporal por via subcutânea1 ou intramuscular) pode ser administrada antes da indução da anestesia2 com HALOTANO HOECHST. Para pré-medicação em pacientes com histórico de ataques de glaucoma3 veja Precauções. A analgesia requerida pode ser obtida pela administração de petidina juntamente com monóxido de nitrogênio.

Indução e manutenção da anestesia2: HALOTANO HOECHST pode ser inalado juntamente com oxigênio ou com mistura de oxigênio com monóxido de nitrogênio.

Para indução da anestesia2, a concentração de HALOTANO HOECHST de 3 % por volume geralmente não é excedida. Sob estas condições e usando somente o gás, a anestesia2 cirúrgica (Estágio III 1-2 da escala de Guedel) geralmente é obtida em 4 a 6 minutos.

Com HALOTANO HOECHST, o estágio de excitação (Estágio II da escala de Guedel) passa tão rapidamente que geralmente não é  aparente.

Se forem usados barbitúricos para indução de anestesia2, uma dose muito pequena geralmente será suficiente para induzir o sono. A possibilidade de um efeito aditivo entre HALOTANO HOECHST e barbitúricos sobre a pressão sanguínea deve ser considerada.

Quando a intensidade desejada de anestesia2 for obtida, a concentração de HALOTANO HOECHST deve ser reduzida.
Concentrações de 0,5 a 1,5 % por volume são necessárias para manter a intensidade correta. Se durante a cirurgia for necessário aprofundar a anestesia2, isto não pode ser feito bruscamente mas através de um gradual aumento na concentração de HALOTANO HOECHST, para evitar uma queda indesejada na pressão sanguínea.

Fase de recuperação: Mesmo após anestesia2 prolongada com HALOTANO HOECHST, os pacientes tornam-se conscientes dentro de 5 a 15 minutos.

Relaxamento muscular: Em princípio, qualquer tipo de relaxante muscular pode ser usado juntamente com anestesia2 com HALOTANO HOECHST. Quando se utiliza d-tubocurarina (liberação de histamina4) a pressão sanguínea deve ser cuidadosamente monitorada; o mesmo se aplica à pulsação se succinilcolina for usada.

Observação importante para a equipe do centro cirúrgico

Um aumento na incidência5 de abortos foi notado entre a equipe do centro cirúrgico. Ainda não foi estabelecido se isto é devido à exposição diária de gases e vapores anestésicos ou a outros fatores preponderantes no centro cirúrgico (como, por exemplo, stress, o alto grau de atenção exigida pelo trabalho, horário irregular de trabalho e interrupções, exposição a radiação etc.)

Em qualquer incidente6, como misturas de gases anestésicos podem ser facilmente retiradas da atmosfera do centro cirúrgico, medidas adequadas devem ser tomadas para minimizar esta forma de poluição ambiental. Acessórios especiais para equipamento anestésico estão disponíveis para este propósito.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
USO RESTRITO A HOSPITAIS


Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
2 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
3 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
4 Histamina: Em fisiologia, é uma amina formada a partir do aminoácido histidina e liberada pelas células do sistema imunológico durante reações alérgicas, causando dilatação e maior permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos. Ela é a substância responsável pelos sintomas de edema e irritação presentes em alergias.
5 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
6 Incidente: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.