PROPRIEDADES KIATRIUM

Atualizado em 24/05/2016

KIATRIUM 5 mg/10 mg é um medicamento ansiolítico, tranqüilizante e miorrelaxante1 cujo princípio ativo é o diazepam. O diazepam é um composto químico pertencente ao grupo das benzodiazepinas que atua no sistema nervoso central2, notadamente no sistema límbico responsável pela elaboração das reações emocionais. Sua ação miorrelaxante1 e anticonvulsivante seria devida a sua capacidade de potencializar a transmissão gabaminérgica inibindo os reflexos espinhais e também por sua influência sobre outras estruturas cerebrais relacionadas aos sistemas límbico, talâmico e hipotalâmico. O diazepam é empregado no tratamento sintomático3 da ansiedade e da tensão associadas a distúrbios orgânicos ou funcionais. É também usado no tratamento de depressão branda ou moderada. No tratamento do alcoolismo o seu emprego é recomendado para alívio sintomático3 de agitação, tremor, delirium tremens4 e alucinações5 que quase sempre ocorrem como conseqüência de abstenção do álcool. É indicado como uma medicação auxiliar no tratamento do espasmo6 musculoesquelético em pacientes com afecções7 neuromusculares agudas ou crônicas, tétano8, atetose e paralisia9 cerebral.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Miorrelaxante: Produto farmacológico com função de reduzir contratura muscular.
2 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
3 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
4 Delirium tremens: Variedade de delírio associado ao consumo ou abstinência de álcool.
5 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.
6 Espasmo: 1. Contração involuntária, não ritmada, de um ou vários músculos, podendo ocorrer isolada ou continuamente, sendo dolorosa ou não. 2. Qualquer contração muscular anormal. 3. Sentido figurado: arrebatamento, exaltação, espanto.
7 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
8 Tétano: Toxinfecção produzida por uma bactéria chamada Clostridium tetani. Esta, ao infectar uma ferida cutânea, produz uma toxina (tetanospasmina) altamente nociva para o sistema nervoso que produz espasmos e paralisia dos nervos afetados. Pode ser fatal. Existe vacina contra o tétano (antitetânica) que deve ser tomada sempre que acontecer um traumatismo em que se suspeita da contaminação por esta bactéria. Se a contaminação for confirmada, ou se a pessoa nunca recebeu uma dose da vacina anteriormente, pode ser necessário administrar anticorpos exógenos (de soro de cavalo) contra esta toxina.
9 Paralisia: Perda total da força muscular que produz incapacidade para realizar movimentos nos setores afetados. Pode ser produzida por doença neurológica, muscular, tóxica, metabólica ou ser uma combinação das mesmas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.