PROPRIEDADES OZONYL EXPECTORANTE XAROPE

Atualizado em 24/05/2016

OZONYL Xarope deve a sua ação sobre os componentes da síndrome1 da tosse à somatória das propriedades terapêuticas dos seus constituintes. Basicamente o produto é dotado de ação antialérgica, anti-séptica, fluidificante e expectorante. Os óleos essenciais (mentol, eucaliptol e gomenol) que são eliminados através da mucosa2 do aparelho respiratório3 exercem ação anti-séptica local devido aos seus altos índices fenólicos. A guaifenesina tem efeito mucolítico, fluidificando a secreção brônquica e facilitando o processo de expectoração4. O cansilato de sódio exerce ação sobre o tônus cardíaco e estimula os centros respiratórios, compensando deste modo a sobrecarga decorrente da congestão pulmonar. O cloreto de amônio transmite ao produto a sua comprovada ação expectorante. O cloridrato de difenidramina, uma substância com ação anti-histamínica, dá ao produto propriedade anti-alérgica, capaz de aliviar estes sintomas5 que acompanham os estados gripais. Atuando também como fluidificante.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
3 Aparelho respiratório: O aparelho respiratório transporta o ar do meio externo aos pulmões e vice-versa e promove a troca de gases entre o sangue e o ar.
4 Expectoração: Ato ou efeito de expectorar. Em patologia, é a expulsão, por meio da tosse, de secreções provenientes da traqueia, brônquios e pulmões; escarro.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.