POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO ULCERACID

Atualizado em 24/05/2016
adultos: úlcera1 gastroduodenal inicial, ulceração2 recorrente e estomacal: a dose normal é de 200 mg, 3 vezes ao dia durante as refeições e 400 mg ao deitar. O tratamento deve ser mantido pelo menos, por 4 semanas mesmo que se tenha alcançado um alívio sintomático3 em curto tempo. Se houver uma melhora inadequada ou qualquer evidência da permanência da úlcera1, a dose pode ser aumentada para 400 mg, 4 vezes ao dia, tomada durante as refeições e ao deitar. O tratamento pode ser mantido durante longos períodos naqueles pacientes os quais possam se beneficiar com uma diminuição da secreção gástrica e a dosagem pode ser reduzida naqueles que responderam ao tratamento (400 mg à noite ou 400 mg de manhã e de noite). Como o produto pode não proporcionar alívio sintomático3 imediato, deve-se fazer uso de antiácidos4 a todos os pacientes até que os sintomas5 desapareçam. Síndrome de Zollinger-Ellison6 e outros casos de elevada secreção gástrica: a dose normal é de 200 mg, 3 vezes ao dia durante as refeições e 400 mg ao deitar, mas pode ser necessário o aumento da dose para 400 mg, 4 vezes ao dia. Pacientes com distúrbios hepáticos os quais, estão sujeitos a hemorragias7 podem ser tratados com as doses normais do produto. Crianças: em doses divididas de 20 a 40 mg/kg/dia.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
2 Ulceração: 1. Processo patológico de formação de uma úlcera. 2. A úlcera ou um grupo de úlceras.
3 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
4 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Síndrome de Zollinger-Ellison: Doença caracterizada pelo aumento de produção de gastrina devido à presença de gastrinoma. O gastrinoma (tumor produtor de gastrina) está localizado na maioria das vezes no pâncreas. A hipersecreção de gastrina produz úlceras pépticas, má digestão, esofagite, duodenojejunite e/ou diarréia. Em 20% dos casos está relacionada com neoplasia endócrina múltipla tipo I (NEM I), que acompanha-se na maioria das vezes de hiperparatireiodismo (80%) e em alguns raros casos de insulinomas, glucagomas, VIPomas ou outros tumores.
7 Hemorragias: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.