PRECAUÇÕES URBANIL

Atualizado em 24/05/2016
GERAIS: A INGESTAO DE BEBIDAS ALCOOLICAS E FORMALMENTE DESACONSELHADA DURANTE O TRATAMENTO; EM CASO DE UTILIZACAO PROLONGADA DO PRODUTO, A SUSPENSAO DEVE SER PROGRESSIVA, PARA EVITAR UMA SINDROME1 DE PRIVACAO; DURACAO DO TRATAMENTO ANSIOLITICO: O TRATAMENTO NAO DEVE SER PROLONGADO INUTILMENTE, POIS ATUALMENTE HA POUCOS ESTUDOS QUE PERMITAM AVALIAR A MANUTENCAO DA EFICACIA EM TRATAMENTOS DE LONGO CURSO. MIASTENIA2: COMO OCORRE COM OS OUTROS BENZODIAZEPINICOS, A INGESTAO DE URBANIL SO DEVE SER FEITA SOB RIGOROSA VIGILANCIA MEDICA, NESTES CASOS. DEPRESSAO: ANTES DE TRATAR UM ESTADO ANSIOSO ASSOCIADO A INSTABILIDADE EMOCIONAL, DEVE-SE ASSEGURAR QUE O PACIENTE NAO SOFRE DE DEPRESSAO QUE REQUEIRA TRATAMENTO ESPECIFICO OU COMPLEMENTAR. PESSOAS IDOSAS. A PRUDENCIA SE IMPOE NESTE CASO, E DEVE SE DIMINUIR A POSOLOGIA (VER POSOLOGIA). INSUFICIENCIA RESPIRATORIA3 MODERADA: O RISCO DE AGRAVACAO DA INSUFICIENCIA RESPIRATORIA3 IMPOE PRUDENCIA E REDUCAO DA POSOLOGIA (VER POSOLOGIA). INSUFICIENCIA RENAL4: A POSOLOGIA DIARIA E O RITMO DE ADMINISTRACAO DO MEDICAMENTO DEVEM SER ADAPTADOS (VER POSOLOGIA). INSUFICIENCIA HEPATICA5: A POSOLOGIA DEVE SER REDUZIDA (VER POSOLOGIA). - USO DURANTE A GRAVIDEZ6 E O ALEITAMENTO: GRAVIDEZ6: OS ESTUDOS EM ANIMAIS NAO EVIDENCIARAM EFEITO TERATOGENICO7 NEM FETOTOXICO. NO ENTANTO, PARECE RECOMENDAVEL NAO UTILIZAR URBANIL DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE DE GESTACAO. DEVE-SE EVITAR A PRESCRICAO DE DOSES ELEVADAS NO TERCEIRO TRIMESTRE, DEVIDO AO RISCO DE HIPOTONIA8 E INSUFICIENCIA RESPIRATORIA3 NO RECEM-NASCIDO. ALEITAMENTO: COMO O CLOBAZAM PASSA AO LEITE, SUA UTILIZACAO NAO E RECOMENDADA DURANTE A AMAMENTACAO9. - INTERACOES MEDICAMENTOSAS: VER O ITEM PRECAUCOES. A TOMADA CONCOMITANTE DE CIMETIDINA AUMENTA A TAXA CIRCULANTE DO CLOBAZAM E SEUS METABOLITOS10, E PROLONGA A SUA MEIA-VIDA. NESTE CASO, E CONVENIENTE ADAPTAR A POSOLOGIA DE URBANIL, SE NECESSARIO. O RISCO DE UMA SINDROME1 DE PRIVACAO E AUMENTADO POR ASSOCIACAO DE BENZODIAZEPINICOS PRESCRITOS COMO ANSIOLITICOS OU HIPNOTICOS. UMA POTENCIALIZACAO DOS EFEITOS SEDATIVOS EM CASO DE ASSOCIACAO COM OUTROS MEDICAMENTOS QUE AGEM SOBRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL11 (HIPNOTICOS, NEUROLEPTICOS12, TRANQUILIZANTES, OPIACEOS E APARENTADOS) E POSSIVEL, E E NECESSARIO PRUDENCIA. EFEITO SOBRE A CAPACIDADE DE DIRIGIR AUTOMOVEIS E OPERAR MAQUINAS: EXISTE A POSSIBILIDADE DE SONOLENCIA DIURNA DURANTE O TRATAMENTO.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Miastenia: Perda das forças musculares ocasionada por doenças musculares inflamatórias. Por ex. Miastenia Gravis. A debilidade pode predominar em diferentes grupos musculares segundo o tipo de afecção (debilidade nos músculos extrínsecos do olho, da pelve, ou dos ombros, etc.).
3 Insuficiência respiratória: Condição clínica na qual o sistema respiratório não consegue manter os valores da pressão arterial de oxigênio (PaO2) e/ou da pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) dentro dos limites da normalidade, para determinada demanda metabólica. Como a definição está relacionada à incapacidade do sistema respiratório em manter níveis adequados de oxigenação e gás carbônico, foram estabelecidos, para sua caracterização, pontos de corte na gasometria arterial: PaO2 50 mmHg.
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
8 Hipotonia: 1. Em biologia, é a condição da solução que apresenta menor concentração de solutos do que outra. 2. Em fisiologia, é a redução ou perda do tono muscular ou a redução da tensão em qualquer parte do corpo (por exemplo, no globo ocular, nas artérias, etc.)
9 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
10 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
11 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
12 Neurolépticos: Medicamento que exerce ação calmante sobre o sistema nervoso, tranquilizante, psicoléptico.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.