CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS AKINETON RETARD
AKINETON (cloridrato de biperideno) contém como princípio ativo o biperideno, um agente anticolinérgico predominantemente central. O biperideno é indicado para tratamento do Parkinsonismo e das reações adversas extrapiramidais induzidas pelos neurolépticos1 e outras drogas que bloqueiam os receptores de dopamina2 nos gânglios3 da base e também criam uma deficiência funcional de dopamina2.
Mudanças bioquímicas degenerativas4 do Parkinsonismo causam um déficit de dopamina2 no núcleo
estriado, o que resulta num desequilíbrio funcional entre a transmissão colinérgica5 e dopaminérgica. O biperideno bloqueia principalmente a transmissão dos impulsos colinérgicos centrais pela reversão da ligação aos receptores de acetilcolina6. Sintomas7 como hipersalivação ou aumento da sudorese8 podem ser minimizados com biperideno. É recomendado também, como adjuvante na terapia com levodopa ou medicamentos similares, este possui um aumento no efeito sobre a acinesia dos pacientes portadores de Parkinsom.
Farmacodinâmica
O biperideno é um agente anticolinérgico com efeito marcante no sistema nervoso central9.
Seus efeitos anticolinérgicos são relativamente pequenos quando comparados aos da atropina. O
biperideno se une de maneira competitiva aos receptores muscarínicos (preferencialmente M1, o principal tipo de receptor muscarínico no cérebro10) periféricos e centrais. Nos estudos experimentais em animais, o biperideno modificou os estados parkinsonianos (tremores, rigidez) provocados por colinérgicos de ação central.
Farmacocinética
Após a administração oral, o cloridrato de biperideno (4 mg correspondente a 3,59 mg de biperideno) é rapidamente absorvido depois de um período de latência11 de 30 minutos e meia vida de 20 min. Pico de concentração plasmática máxima de 4 ng/mL é atingido 1,5h mais tarde. O volume aparente de distribuição é de 24 4,1 L/kg. A depuração plasmática oral é por volta de 146 L/ h. A biodisponibilidade é em torno de 33% e a meia-vida de eliminação é de 21 horas.
O primeiro pico da concentração plasmática ocorre em 3,5 horas e o secundo pico ocorre após 10 a 12 horas.
A meia-vida terminal de eliminação plasmática, após a administração oral de dose única de 4 mg de cloridrato de biperideno, é de cerca de 11 a 21 horas em pacientes jovens saudáveis e de 24 a 37 horas em pacientes idosos. Em estado de equilíbrio (2 mg de cloridrato de biperideno duas vezes ao dia durante 6 dias) as meias-vidas foram de 16 a 33 horas entre o jovens testados e de 26 a 41 horas entre os idosos.
Pacientes idosos apresentaram uma maior biodisponibilidade (área sob a curva - ASC) do que pacientes jovens. A depuração plasmática foi de 11,6 0,8 mL/min/kg.
A absorção do AKINETON (cloridrato de biperideno) comprimido revestido retard é consideravelmente mais lenta em comparação ao comprimido simples, com o primeiro pico de concentração plasmática em 3,5 horas e o segundo pico de 1 ng/mL após 10 a 12 horas. A meia vida terminal dura por volta de 24 horas após a administração do AKINETON (cloridrato de biperideno). A biodisponibilidade é a mesma para ambas as formas orais. O biperideno se liga amplamente às proteínas12 plasmáticas. Além da albumina13, a glicoproteína ácida α-1 também é um ligante em potencial. A extensão da ligação, que é independente da concentração para alcançar níveis terapêuticos, é de aproximadamente 95% nos caucasianos e de aproximadamente 90% nos japoneses. Não se sabe o fator que causa essa diferença. O biperideno se liga às proteínas12 plasmáticas em 94% nas mulheres e em 93% nos homens. O biperideno sofre metabolização quase completa; não se detecta biperideno inalterado na urina14. O metabólito15 principal do biperideno é originado da hidroxilação pelo anel biciclo-heptano (60%); além disso, ocorre uma hidroxilação pelo anel de piperidina (40%). Os numerosos metabólitos16 (produtos de hidroxilação e conjugados) são excretados, em partes iguais, pela urina14 e pelas fezes.
Não se dispõe de dados sobre a farmacocinética entre pacientes com alterações das funções hepática17 ou renal18.