REAÇÕES ADVERSAS INFLANAN FC

Atualizado em 24/05/2016
PACIENTES MAIS SENSIVEIS PODEM APRESENTAR DORES DE ESTOMAGO1, VOMITOS2, AZIA3 E DISTENSAO ABDOMINAL PRINCIPALMENTE QUANDO A DOSE DE 3 MG/DIA FOR ULTRAPASSADA OU QUANDO INFLANAN FC FOR UTILIZADO MAIS PROLONGADAMENTE. OS COMPRIMIDOS REVESTIDOS, POR SEREM RESISTENTES A ACIDEZ GASTRICA4, TEM MENOR POSSIBILIDADE DE PRODUZIR EFEITOS GASTRICOS. ALGUNS PACIENTES PODEM APRESENTAR, EMBORA RARAMENTE, SONOLENCIA, VERTIGENS5 E DEPRESSAO. ADVERTENCIAS E RECOMENDACOES PARA PACIENTES6 MAIORES DE 65 ANOS: PACIENTES IDOSOS, COM INSUFICIENCIA RENAL7, CARDIACA E HEPATICA8, AQUELES FAZENDO USO DE DIURETICOS9, PODEM TER UMA DESCOMPENSACAO DA FUNCAO RENAL10 COM O USO DE ANTIINFLAMATORIOS, PELA REDUCAO DOSE-DEPENDENTE NA FORMACAO DE PROSTAGLANDINAS11. POR ISTO DEVE-SE UTILIZAR DOSES MENORES DO MEDICAMENTO NESTES PACIENTES E MONITORIZAR A FUNCAO RENAL10. - SUPERDOSAGEM: A INGESTAO ACIDENTAL DE DOSES ELEVADAS OU ERROS DE DOSAGENS EXIGE ATITUDES MEDICAS QUE IMPECAM A ABSORCAO E ACELEREM A SUA ELIMINACAO. A ABSORCAO A NIVEL INTESTINAL PODE SER DIMINUIDA POR INGESTAO DE SUBSTANCIAS QUE APRESENTEM EFEITO ADSORTIVO, COMO O CARVAO ATIVADO, ASSOCIADO OU NAO, DEPENDENDO DO TEMPO DE INGESTAO, COM MEDIDAS PROVOCADORAS DE VOMITOS2. COMO O PIROXICAM APRESENTA CICLO ENTERO-HEPATICO A ADMINISTRACAO DE COLESTIRAMINA PODE SER UTIL. UMA HIDRATACAO ADEQUADA FACILITA A ELIMINACAO URINARIA DO PIROXICAM.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Estômago: O estômago é o órgão situado logo abaixo do diafragma, mais precisamente entre o esôfago e o duodeno. Ele tem a função de armazenar por pequeno período os alimentos, para que possam ser misturados ao suco gástrico e digeridos.
2 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
3 Azia: Pirose. Sensação de dor epigástrica semelhante a uma queimadura, geralmente acompanhada de regurgitação de suco gástrico para dentro do esôfago.
4 Acidez gástrica: Estado normal do conteúdo do estômago caracterizado por uma elevada quantidade de íons hidrogênio, quantidade esta que pode ser medida através de uma escala logarítmica denominada pH.
5 Vertigens: O termo vem do latim “vertere” e quer dizer rodar. A definição clássica de vertigem é alucinação do movimento. O indivíduo vê os objetos do ambiente rodarem ao seu redor ou seu corpo rodar em relação ao ambiente.
6 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
7 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
8 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
9 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
10 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
11 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.