INFORMAÇÕES TÉCNICAS INFLAX

Atualizado em 24/05/2016

Mecanismo de Ação: INFLAX (Piroxicam) é um agente antiinflamatório que possui também propriedades analgésicas e antipiréticas. É eficaz,
independentemente da etiologia1 da inflamação2. Sua ação antiinflamatória está ligada a inibição da síntese de prostanóides, incluindo as prostaglandinas3, por bloqueio reversível da ciclo-oxigenase. Este bloqueio diminui a produção de
várias prostaglandinas3 (PGD2, PGE2, PGF2, PGI2) e do tromboxano (TXA2) impedindo a ação vasodilatadora, hiperanalgésica e pirogênica dessas substâncias. Nos processos inflamatórios crônicos a ação de INFLAX (Piroxicam) retarda-se um pouco porque as prostaglandinas3 são produzidas inclusive a nível das células4 sinoviais. É interessante observar que doses subclínicas de INFLAX (Piroxicam) podem acarretar aumento da concentração de prostaglandinas3 a nível das articulações5 através de uma ação ativadora da fosfolipase A2 que aumenta a concentração de ácido araquidônico disponível. As PGE e PGF estão relacionadas aos processos dolorosos que ocorrem na
dismenorréia6, por isto, INFLAX (Piroxicam) pode ser utilizado nesta patologia7.

Farmacocinética: INFLAX (Piroxicam) é bem absorvido por via oral, e é
metabolizado no fígado8. Uma porcentagem de INFLAX (Piroxicam) participa do ciclo entero-hepático. A ação antiinflamatória e analgésica é imediata, mas nas doenças crônicas, o equilíbrio entre os níveis sangüíneos e a articulação9 comprometida pode levar até 7 dias.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Etiologia: 1. Ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno. 2. Estudo das causas das doenças.
2 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
3 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
5 Articulações:
6 Dismenorréia: Dor associada à menstruação. Em uma porcentagem importante de mulheres é um sintoma normal. Em alguns casos está associada a doenças ginecológicas (endometriose, etc.).
7 Patologia: 1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. 2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. 3. Por extensão de sentido, é o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.
8 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
9 Articulação: 1. Ponto de contato, de junção de duas partes do corpo ou de dois ou mais ossos. 2. Ponto de conexão entre dois órgãos ou segmentos de um mesmo órgão ou estrutura, que geralmente dá flexibilidade e facilita a separação das partes. 3. Ato ou efeito de articular-se. 4. Conjunto dos movimentos dos órgãos fonadores (articuladores) para a produção dos sons da linguagem.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.