
PRECAUÇÕES OXACILINA SÓDICA
COMO COM QUAL QUER PENICILINA, UMA INVESTI GAÇÃO CUIDADOSA SOBRE A SENSIBILIDADE OU REAÇÕES ALÉRGICAS A PENICILINAS, CEFALOSPORINAS OU OUTROS ALÉRGENOS1, DEVE SER REALIZADA ANTES DA PRESCRIÇÃO DESTE PRODUTO.HÁ EVIDÊNCIA CLÍNICA E LABORATORIAL DE SENSIBILIDADE CRUZADA ENTRE ANTIBIÓTICOS BETA-LACTÂMICOS BICÍCLICOS, INCLUINDO AS PENICILINAS, CEFALOSPORINAS, CEFAMICINAS, 1-OXA-SS-LACTÂMICOS E CARBAPENEMOS. SE OCORRER UMA REAÇÃO ALÉRGICA2 DURANTE A TERAPIA, A DROGA DEVE SER DESCONTINUADA E MEDIDAS APROPRIADAS DEVEM SER TOMADAS.
O USO DE ANTIBIÓTICOS PODE RESULTAR NO SUPERCRESCIMENTO DE MICROORGANISMOS INSENSÍVEIS. CASO OCORRA UMA SUPERINFECÇÃO3, DEVE-SE INICIAR UM TRATAMENTO APROPRIADO E A DESCONTINUAÇÃO DA DROGA DEVE SER CONSIDERADA.
TEM SIDO RELATADA COLITE4 PSEUDOMEMBRANOSA COM PRATICAMENTE TODOS AGENTES ANTIBACTERIANOS, QUE PODE VARIAR DE MODERADO A GRAVE, COM RISCO DE VIDA. PORTANTO, É IMPORTANTE CONSIDERAR ESTE DIAGNÓSTICO5 EM PACIENTES QUE APRESENTAM DIARRÉIA6 APÓS A ADMINISTRAÇÃO DE AGENTES ANTIMICROBIANOS. MEDIDAS TERAPÊUTICAS DEVEM SER TOMADAS APÓS O ESTABELECIMENTO DO DIAGNÓSTICO5.
ESTUDOS BACTERIOLÓGICOS DEVEM SER REALIZADOS PARA DETERMINAR OS ORGANISMOS CAUSADORES E SUA SENSIBILIDADE ÀS PENICILINAS PENICILINASE-RESISTENTES. NO TRATAMENTO DE INFECÇÕES7 SUSPEITAS POR ESTAFILOCOCOS, A TERAPIA DEVE SER ALTERNADA PARA OUTRO AGENTE ATIVO CASO O TESTE DE CULTURA SEJA INSUFICIENTE PARA DEMONSTRAR A PRESENÇA DE ESTAFILOCOCOS.
DEVER Á SER AVALIADO PERIODICAMENTE O FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS RENAL8, HEPÁTICO E HEMATOPOIÉTICO DURANTE TERAPIA PROLONGADA COM OXACILINA SÓDICA.
CULTURAS DE SANGUE9, CONTAGEM DE LEUCÓCITOS10 E DIFERENCIAL DE CÉLULAS11 DEVEM SER OBTIDOS ANTES DO INÍCIO DA TERAPIA E PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA DURANTE O TRATAMENTO COM OXACILINA SÓDICA.
DEVERÁ SER REALIZADA URINÁLISE PERIÓDICA, DETERMINAÇÕES DO NITROGÊNIO URÉICO NO SANGUE9, CREATININA12, CONCENTRAÇÕES DE TRANSAMINASE GLUTÂMICO OXALOACÉTICA (TGO) E TRANSAMINASE GLUTÂMICO PIRÚVICA (TGP) DEVEM SER DETERMINADAS DURANTE A TERAPIA COM OXACILINA SÓDICA.
DEVE-SE CONSIDERAR POSSÍVEIS ALTERAÇÕES NA DOSAGEM SE ESTES VALORES ESTIVEREM MUITO ELEVADOS.
CARCINOGÊNESE, MUTAGÊNESE E FERTILIDADE
NÃO EXISTEM ESTUDOS A LONGO PRAZO CONDUZIDOS EM ANIMAIS, COM ESTAS DROGAS.
USO DURANTE A GRAVIDEZ13
A SEGURANÇA DURANTE A GRAVIDEZ13 NÃO FOI ESTABELECIDA. OS ESTUDOS DE REPRODUÇÃO14 REALIZADOS EM CAMUNDONGOS, RATOS E COELHOS NÃO REVELARAM EVIDÊNCIA DE FERTILIDADE PREJUDICADA OU DANO AO FETO15, DEVIDO ÀS PENICILINAS PENICILINASE-RESISTENTES. ENQUANTO A EXPERIÊNCIA COM PENICILINAS DURANTE A GRAVIDE EM SERES HUMANOS NÃO TEM MOSTRADO EVIDÊNCIAS CONCLUSIVAS DOS EFEITOS ADVERSOS SOBRE O FETO15. ESTUDOS ADEQUADOS OU BEM CONTROLADOS NÃO TEM SIDO REALIZADOS PARA EXCLUIR ESTA POSSIBILIDADE.
VISTO QUE OS ESTUDOS DE REPRODUÇÃO14 ANIMAL NEM SEMPRE PREDIZEM A RESPOSTA HUMANA, ESTA DROGA SOMENTE DEVERÁ SER USADA DURANTE A GRAVIDEZ13 QUANDO ESTRITAMENTE NECESSÁRIA.
USO DURANTE A LACTAÇÃO16
A OXACILINA É DISTRIBUÍDA NO LEITE HUMANO. PORTANTO, A ADMINISTRAÇÃO DE OXACILINA EM MULHERES LACTANTES17 DEVE SER EXERCIDA COM CAUTELA.
USO PEDIÁTRICO
DEVIDO AO DESENVOLVIMENTO INCOMPLETO DA FUNÇÃO RENAL8 NOS RECÉM-NASCIDOS, AS PENICILINAS PENICILINASE-RESISTENTES (ESPECIALMENTE A METICILINA) PODEM NÃO SER COMPLETAMENTE EXCRETADAS, RESULTANDO EM NÍVEIS SANGUÍNEOS ANORMALMENTE ALTOS. NESTES PACIENTES É ACONSELHÁVEL A DETERMINAÇÃO FREQUENTE DOS NÍVEIS SANGÜÍNEOS E O AJUSTE DA DOSAGEM É NECESSÁRIO.
TODOS OS RECÉM-NASCIDOS TRATADOS COM PENICILINAS DEVEM SER CUIDADOSAMENTE MONITORADOS NA EVIDÊNCIA CLÍNICO-LABORATORIAL DE EFEITOS TÓXICOS OU ADVRESOS (VIDE POSOLOGIA).