PRECAUÇÕES OXACILINA SÓDICA

Atualizado em 25/05/2016

COMO COM QUAL QUER PENICILINA, UMA INVESTI GAÇÃO CUIDADOSA SOBRE A SENSIBILIDADE OU REAÇÕES ALÉRGICAS A PENICILINAS, CEFALOSPORINAS OU OUTROS ALÉRGENOS1, DEVE SER REALIZADA ANTES DA PRESCRIÇÃO DESTE PRODUTO.HÁ EVIDÊNCIA CLÍNICA E LABORATORIAL DE SENSIBILIDADE CRUZADA ENTRE ANTIBIÓTICOS BETA-LACTÂMICOS BICÍCLICOS, INCLUINDO AS PENICILINAS, CEFALOSPORINAS, CEFAMICINAS, 1-OXA-SS-LACTÂMICOS E CARBAPENEMOS. SE OCORRER UMA REAÇÃO ALÉRGICA2 DURANTE A TERAPIA, A DROGA DEVE SER DESCONTINUADA E MEDIDAS APROPRIADAS DEVEM SER TOMADAS.
O USO DE ANTIBIÓTICOS PODE RESULTAR NO SUPERCRESCIMENTO DE MICROORGANISMOS INSENSÍVEIS. CASO OCORRA UMA SUPERINFECÇÃO3, DEVE-SE INICIAR UM TRATAMENTO APROPRIADO E A DESCONTINUAÇÃO DA DROGA DEVE SER CONSIDERADA.
TEM SIDO RELATADA COLITE4 PSEUDOMEMBRANOSA COM PRATICAMENTE TODOS AGENTES ANTIBACTERIANOS, QUE PODE VARIAR DE MODERADO A GRAVE, COM RISCO DE VIDA. PORTANTO, É IMPORTANTE CONSIDERAR ESTE DIAGNÓSTICO5 EM PACIENTES QUE APRESENTAM DIARRÉIA6 APÓS A ADMINISTRAÇÃO DE AGENTES ANTIMICROBIANOS. MEDIDAS TERAPÊUTICAS DEVEM SER TOMADAS APÓS O ESTABELECIMENTO DO DIAGNÓSTICO5.
ESTUDOS BACTERIOLÓGICOS DEVEM SER REALIZADOS PARA DETERMINAR OS ORGANISMOS CAUSADORES E SUA SENSIBILIDADE ÀS PENICILINAS PENICILINASE-RESISTENTES. NO TRATAMENTO DE INFECÇÕES7 SUSPEITAS POR ESTAFILOCOCOS, A TERAPIA DEVE SER ALTERNADA PARA OUTRO AGENTE ATIVO CASO O TESTE DE CULTURA SEJA INSUFICIENTE PARA DEMONSTRAR A PRESENÇA DE ESTAFILOCOCOS.
DEVER Á SER AVALIADO PERIODICAMENTE O FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS RENAL8, HEPÁTICO E HEMATOPOIÉTICO DURANTE TERAPIA PROLONGADA COM OXACILINA SÓDICA.
CULTURAS DE SANGUE9, CONTAGEM DE LEUCÓCITOS10 E DIFERENCIAL DE CÉLULAS11 DEVEM SER OBTIDOS ANTES DO INÍCIO DA TERAPIA E PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA DURANTE O TRATAMENTO COM OXACILINA SÓDICA.
DEVERÁ SER REALIZADA URINÁLISE PERIÓDICA, DETERMINAÇÕES DO NITROGÊNIO URÉICO NO SANGUE9, CREATININA12, CONCENTRAÇÕES DE TRANSAMINASE GLUTÂMICO OXALOACÉTICA (TGO) E TRANSAMINASE GLUTÂMICO PIRÚVICA (TGP) DEVEM SER DETERMINADAS DURANTE A TERAPIA COM OXACILINA SÓDICA.
DEVE-SE CONSIDERAR POSSÍVEIS ALTERAÇÕES NA DOSAGEM SE ESTES VALORES ESTIVEREM MUITO ELEVADOS.
CARCINOGÊNESE, MUTAGÊNESE E FERTILIDADE
NÃO EXISTEM ESTUDOS A LONGO PRAZO CONDUZIDOS EM ANIMAIS, COM ESTAS DROGAS.
USO DURANTE A GRAVIDEZ13
A SEGURANÇA DURANTE A GRAVIDEZ13 NÃO FOI ESTABELECIDA. OS ESTUDOS DE REPRODUÇÃO14 REALIZADOS EM CAMUNDONGOS, RATOS E COELHOS NÃO REVELARAM EVIDÊNCIA DE FERTILIDADE PREJUDICADA OU DANO AO FETO15, DEVIDO ÀS PENICILINAS PENICILINASE-RESISTENTES. ENQUANTO A EXPERIÊNCIA COM PENICILINAS DURANTE A GRAVIDE EM SERES HUMANOS NÃO TEM MOSTRADO EVIDÊNCIAS CONCLUSIVAS DOS EFEITOS ADVERSOS SOBRE O FETO15. ESTUDOS ADEQUADOS OU BEM CONTROLADOS NÃO TEM SIDO REALIZADOS PARA EXCLUIR ESTA POSSIBILIDADE.
VISTO QUE OS ESTUDOS DE REPRODUÇÃO14 ANIMAL NEM SEMPRE PREDIZEM A RESPOSTA HUMANA, ESTA DROGA SOMENTE DEVERÁ SER USADA DURANTE A GRAVIDEZ13 QUANDO ESTRITAMENTE NECESSÁRIA.
USO DURANTE A LACTAÇÃO16
A OXACILINA É DISTRIBUÍDA NO LEITE HUMANO. PORTANTO, A ADMINISTRAÇÃO DE OXACILINA EM MULHERES LACTANTES17 DEVE SER EXERCIDA COM CAUTELA.
USO PEDIÁTRICO
DEVIDO AO DESENVOLVIMENTO INCOMPLETO DA FUNÇÃO RENAL8 NOS RECÉM-NASCIDOS, AS PENICILINAS PENICILINASE-RESISTENTES (ESPECIALMENTE A METICILINA) PODEM NÃO SER COMPLETAMENTE EXCRETADAS, RESULTANDO EM NÍVEIS SANGUÍNEOS ANORMALMENTE ALTOS. NESTES PACIENTES É ACONSELHÁVEL A DETERMINAÇÃO FREQUENTE DOS NÍVEIS SANGÜÍNEOS E O AJUSTE DA DOSAGEM É NECESSÁRIO.
TODOS OS RECÉM-NASCIDOS TRATADOS COM PENICILINAS DEVEM SER CUIDADOSAMENTE MONITORADOS NA EVIDÊNCIA CLÍNICO-LABORATORIAL DE EFEITOS TÓXICOS OU ADVRESOS (VIDE POSOLOGIA).

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Alérgenos: Substância capaz de provocar reação alérgica em certos indivíduos.
2 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
3 Superinfecção: Geralmente ocorre quando os antibióticos alteram o equilíbrio do organismo, permitindo o crescimento de agentes oportunistas, como os enterococos. A superinfecção pode ser muito difícil de tratar, porque é necessário optar por antibióticos eficazes contra todos os agentes que podem causá-la.
4 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
6 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
7 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
9 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
10 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
11 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
12 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
13 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
14 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
15 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
16 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
17 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.