POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO PONSTAN 500 MG

Atualizado em 25/05/2016
PONSTAN PODE SER INGERIDO AS REFEICOES EM CASO DE DESCONFORTO GASTRINTESTINAL. DOR MEDIA PARA MODERADA/ARTRITE1/REUMATOIDE E OSTEOARTRITE2: NOS ADULTOS E CRIANCAS ACIMA DE 14 ANOS, A DOSE RECOMENDADA E DE 500 MG, TRES VEZES AO DIA. DISMENORREIA3: 500 MG, TRES VEZES AO DIA, PARA SER ADMINISTRADO NO INICIO DA COLICA MENSTRUAL E ENQUANTO PERSISTIR A SINTOMATOLOGIA SE O MEDICO JULGAR NECESSARIO. MENORRAGIA4: 500 MG, TRES VEZES AO DIA, COM O APARECIMENTO DA MENSTRUACAO5 E SINTOMATOLOGIA ASSOCIADA E CONTINUAR SE O MEDICO JULGAR NECESSARIO. SINDROME6 PRE-MENSTRUAL: 500 MG, TRES VEZES AO DIA, NO INICIO DA SINTOMATOLOGIA E CONTINUAR ATE A CESSACAO DA MESMA SE O MEDICO JULGAR NECESSARIO. DOENCA DE STILL E ACAO ANTIPIRETICA EM CRIANCAS DE TENRA IDADE E CRIANCAS ACIMA DE 6 MESES ATE 14 ANOS: 19,5 MG/KG A 25 MG/KG DE PESO CORPOREO AO DIA EM DOSES DIVIDIDAS. CONDUTA NA SUPERDOSAGEM: EM CASO DE INGESTAO DE DOSE EXCESSIVA, DEVE-SE PROCEDER AO ESVAZIAMENTO GASTRICO POR INDUCAO DA EMESE7 OU LAVAGEM GASTRICA8 CUIDADOSA, SEGUIDA DE ADMINISTRACAO DE CARVAO ATIVADO. DEVEM SER TOMADAS AS MEDIDAS NECESSARIAS PARA A MANUTENCAO DAS FUNCOES VITAIS. UMA VEZ QUE O ACIDO MEFENAMICO E SEUS METABOLITOS9 APRESENTAM FORTE LIGACAO COM AS PROTEINAS10 PLASMATICAS, NO TRATAMENTO DA SUPERDOSAGEM TANTO A HEMODIALISE11 COMO A DIALISE PERITONEAL12 PODEM SER DE POUCA VALIA. CONVULSOES, DISFUNCAO RENAL13 AGUDA E COMA14 FORAM OBSERVADOS COM A SUPERDOSAGEM DE PONSTAN. A SUPERDOSAGEM TEM SIDO FATAL.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Artrite: Inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, aumento da temperatura, dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão da área afetada.
2 Osteoartrite: Termo geral que se emprega para referir-se ao processo degenerativo da cartilagem articular, manifestado por dor ao movimento, derrame articular, etc. Também denominado artrose.
3 Dismenorréia: Dor associada à menstruação. Em uma porcentagem importante de mulheres é um sintoma normal. Em alguns casos está associada a doenças ginecológicas (endometriose, etc.).
4 Menorragia: Também chamada de hipermenorréia, é a menstruação anormalmente longa e intensa em intervalos regulares. As causas podem ser: coagulação sangüínea anormal, desregulação hormonal do ciclo menstrual ou desordens do revestimento endometrial do útero. Dependendo da causa, a menorragia pode estar associada à menstruação dolorosa (dismenorréia).
5 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
6 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
7 Êmese: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Sinônimo de vômito. Pode ser classificada como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
8 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
9 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
10 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
11 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
12 Diálise peritoneal: Ao invés de utilizar um filtro artificial para “limpar“ o sangue, é utilizado o peritônio, que é uma membrana localizada dentro do abdômen e que reveste os órgãos internos. Através da colocação de um catéter flexível no abdômen, é feita a infusão de um líquido semelhante a um soro na cavidade abdominal. Este líquido, que chamamos de banho de diálise, vai entrar em contato com o peritônio, e por ele será feita a retirada das substâncias tóxicas do sangue. Após um período de permanência do banho de diálise na cavidade abdominal, este fica saturado de substâncias tóxicas e é então retirado, sendo feita em seguida a infusão de novo banho de diálise. Esse processo é realizado de uma forma contínua e é conhecido por CAPD, sigla em inglês que significa diálise peritoneal ambulatorial contínua. A diálise peritoneal é uma forma segura de tratamento realizada atualmente por mais de 100.000 pacientes no mundo todo.
13 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
14 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.