REAÇÕES ADVERSAS IBEROL

Atualizado em 25/05/2016
manifestações gastrintestinais caracterizadas por náuseas1, vômitos2, dor abdominal, diarréia3, obstipação4, podem manifestar-se como sinais5 de intolerância ao ferro. No caso do Iberol líquido, se ocorrerem tais sintomas6, deve-se administrar doses menores em intervalos mais curtos, sem alteração da dose total diária. No caso de Iberol comprimidos revestidos, devido ao processo Gradumet, as possibilidades de intolerância gástrica são muito remotas. Na eventualidade de manifestação de intolerância gástrica tanto na apresentação comprimido revestidos como líquido, recomenda-se a utilização após as refeições. Os preparados líquidos à base de ferro podem manchar os dentes. As manchas podem ser evitadas através do uso de canudinho primeiramente misturando a dose correspondente com água ou suco de frutas e ingerindo, posteriormente, água pura. As manchas existentes nas dentaduras podem ser retiradas com o uso de bicarbonato de sódio ou peróxido de hidrogênio.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
2 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
3 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
4 Obstipação: Prisão de ventre ou constipação rebelde.
5 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
6 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.