POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO CIPROFLOXACINA

Atualizado em 28/05/2016
os comprimidos devem ser deglutidos com líquido, independentemente das refeições. A administração em jejum acelera a absorção. Sem prescrição médica contrária, as seguintes doses são recomendadas: infecções1 ósseas, da pele2 e tecido3 mole e pneumonia4, 500 mg e 750 mg cada 12 horas durante 7 a 14 dias; diarréia5, 500 mg a cada 12 horas durante 5 a 7 dias. Uretrite6 gonocócica, 250 a 500 mg como dose única. Infecções1 do trato urinário7, 250 a 500 mg cada 12 horas durante 7 a 14 dias. Infecções1 graves ou complicadas poderão exigir tratamento prolongado. - Superdosagem: não existe experiência e em conseqüência não há informações específicas relativas ao tratamento na superdosagem. Em caso de superdosagem aguda deve-se proceder o esvaziamento gástrico e manter hidratação adequada. O tratamento é sintomático8.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
4 Pneumonia: Inflamação do parênquima pulmonar. Sua causa mais freqüente é a infecção bacteriana, apesar de que pode ser produzida por outros microorganismos. Manifesta-se por febre, tosse, expectoração e dor torácica. Em pacientes idosos ou imunodeprimidos pode ser uma doença fatal.
5 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
6 Uretrite: Inflamação da uretra de causa geralmente infecciosa. Manifesta-se por ardor ao urinar e secreção amarelada drenada pela mesma. Em mulheres esta secreção pode não ser evidente.
7 Trato Urinário:
8 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.