POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO CLORANFENICOL

Atualizado em 28/05/2016
a administração parenteral deve ser feita por via IV. Adultos: 50 mg de Cloranfenicol por quilo de peso por dia. A dose máxima para adultos é de 4 g/dia. Em infeccões graves, assim como em meningites1, a dose pode chegar a 100 mg/kg/dia. Crianças: 25 a 50 mg/kg/dia. A concentração sérica, tanto para via oral como para a parenteral deve ser mantida em 10 a 25 microgramas por ml. Não deve nunca ser tomado em infecções2 leves. A ação da via intramuscular é tão rápida quanto por via intravenosa. Não se aconselha, contudo, o uso desta via em crianças. Nestes casos, deve-se usar via intravenosa ou oral. - Superdosagem: síndrome3 cinzenta: toxicidade4 fetal do Cloranfenicol em recém-nascidos quando expostos a doses excessivas da droga. Ocorre óbito5 em 40% dos casos.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Meningites: Inflamação das meninges, aguda ou crônica, quase sempre de origem infecciosa, com ou sem reação purulenta do líquido cefalorraquidiano. As meninges são três membranas superpostas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
4 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
5 Óbito: Morte de pessoa; passamento, falecimento.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.