POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO CYMEVENE

Atualizado em 28/05/2016
dose padrão: tratamento agudo1 (indução): 5,0 mg/kg como infusão venosa durante 1 hora a cada 12 horas por 14 a 21 dias. Tratamento de manutenção: 5 mg/kg administrado por infusão intravenosa durante uma hora, 1 vez ao dia, durante 7 dias por semana ou 6 mg/kg dada por infusão intravenosa durante uma hora, 1 vez ao dia, 5 dias por semana. Posologias especiais: pacientes com disfunção renal2: para pacientes3 apresentando disfunção renal2, a dose de Cymevene deve ser modificada. Clearance de creatinina4 € 70; dose de indução 5,0 mg/kg cada 12 h; dose de manutenção 5,0 mg/kg 1 x dia. Clearance de creatinina4 50-69; dose de indução 2,5 mg/kg cada 12 h; dose de manutenção 2,5 mg/kg 1 x dia. Clearance de creatinina4 25-49; dose de indução 2,5 mg/kg cada 24 h; dose de manutenção 1,25 mg/kg 1 x dia. Clearance de creatinina4 10-24; dose de indução 1,25 mg/kg cada 24 h; dose de manutenção 0,625 mg/kg 1 x dia. Clearance de creatinina4 < 10; dose de indução 1,25 mg/kg/3 x semana depois da hemodiálise5; dose de manutenção: 0,625 mg/kg 3x/semana; Devido à recomendação de se alterar a dosagem em pacientes com insuficiência renal6, os níveis de creatinina4 sérica ou clearance de creatinina4 devem ser monitorizados cuidadosamente. Pacientes com leucopenia7, neutropenia8 severa, anemia9 e trombocitopenia10: granulocitopenia (neutropenia8), anemia9 e trombocitopenia10 foram observados em pacientes tratados com ganciclovir. A toxicologia clínica de ganciclovir também inclui leucopenia7. Deve-se considerar uma redução da dose em pacientes com leucopenia7, neutropenia8 severa, anemia9 e trombocinopenia. Recomenda-se a realização freqüente de hemograma completo com contagem de plaquetas11. Uso em idosos: uma vez que pacientes idosos normalmente apresentam disfunção renal2, Cymevene deve ser administrado a esses pacientes considerando-se sua função renal2. Uso em crianças: a segurança e eficácia de ganciclovir para uso pediátrico ainda não foi estabelecida, incluindo o uso para tratamento de infecções12 congênitas13 ou neonatais por CMV. O uso de ganciclovir em crianças demanda extremo cuidado, devido à probabilidade de carcinogenicidade a longo prazo e toxicidade14 reprodutiva. Deve-se avaliar o risco/benefício do tratamento.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
4 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
5 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
6 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
7 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
8 Neutropenia: Queda no número de neutrófilos no sangue abaixo de 1000 por milímetro cúbico. Esta é a cifra considerada mínima para manter um sistema imunológico funcionando adequadamente contra os agentes infecciosos mais freqüentes. Quando uma pessoa neutropênica apresenta febre, constitui-se uma situação de “emergência infecciosa”.
9 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
10 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
11 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
12 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
13 Congênitas: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
14 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.