PRECAUÇÕES DETRUSITOL

Atualizado em 28/05/2016
deve ser administrado com cautela em pacientes com obstrução significativa do canal urinário, com risco de retenção urinária1, glaucoma2 incipiente de ângulo estreito, distúrbios gastrintestinais obstrutivos, por exemplo, estenose3 pilórica, doença renal4, doença hepática5. Neste caso, a dose nunca deve exceder 1 mg, duas vezes ao dia. Detrusitol não deve ser utilizado durante a gravidez6. - Interações medicamentosas: os efeitos antimuscarínicos da tolterodina podem ser potencializados quando o produto é administrado a pacientes que já estão recebendo outras drogas com tais efeitos, como, por exemplo, alguns antidepressivos. São possíveis interações farmacocinéticas com outros fármacos que sofram metabolização ou que inibam o citocromo P450 2D6 (CYP2D6). Entretanto, o tratamento concomitante com fluoxetina, potente inibidor do CYP2D6, somente determina pequeno aumento à exposição combinada da tolterodina livre e do metabólito7 equipotente 5-hidroximetilado. Este fato não resulta numa interação clinicamente significativa. Ainda não foram desenvolvidos estudos clínicos com inibidores ou indutores do CYP3A4. Os estudos clínicos realizados não demonstraram qualquer interação com warfarina ou anticoncepcionais orais (etinilestradiol/levonorgestrel) combinados. Um estudo clínico com drogas sob investigação metabólica não evidenciou qualquer inibição da atividade do CYP2D6, 2C19, 3A4 ou 1A2, pela tolterodina.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Retenção urinária: É um problema de esvaziamento da bexiga causado por diferentes condições. Normalmente, o ato miccional pode ser iniciado voluntariamente e a bexiga se esvazia por completo. Retenção urinária é a retenção anormal de urina na bexiga.
2 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
3 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
5 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.