REAÇÕES ADVERSAS EULEXIN COMPRIMIDOS

Atualizado em 28/05/2016
anemia hemolítica1, anemia2 macrocítica, metemoglobulinemia, reações de fotossensibilidade incluindo eritema3, ulcerações4, erupções vesiculares e necrólise epidérmica, além de mudança na cor da urina5 para âmbar ou aparência verde-amarelada, que pode ser atribuída a flutamida e/ou seus metabólitos6. Também foram observadas icterícia7 colestática, encefalopatia8 hepática9 e necrose10 hepática9. As alterações hepáticas11 foram usualmente reversíveis após a interrupção da terapia; entretanto, houve casos fatais posteriores à severa injúria hepática9, associada ao uso de flutamida. Alterações laboratoriais incluem modificações da função hepática9, elevação da uréia12 sérica e, raramente, elevação da creatinina13 sérica.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Anemia hemolítica: Doença hereditária que faz com que os glóbulos vermelhos do sangue se desintegrem no interior dos veios sangüíneos (hemólise intravascular) ou em outro lugar do organismo (hemólise extravascular). Pode ter várias causas e ser congênita ou adquirida. O tratamento depende da causa.
2 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
3 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
4 Ulcerações: 1. Processo patológico de formação de uma úlcera. 2. A úlcera ou um grupo de úlceras.
5 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
6 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
7 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
8 Encefalopatia: Qualquer patologia do encéfalo. O encéfalo é um conjunto que engloba o tronco cerebral, o cerebelo e o cérebro.
9 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
10 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
11 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
12 Ureia: 1. Resíduo tóxico produzido pelo organismo, resulta da quebra de proteínas pelo fígado. É normalmente removida do organismo pelos rins e excretada na urina. 2. Substância azotada. Composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula CO(NH2)2 (ou CH4N2O), com um ponto de fusão de 132,7 °C.
13 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.